Simpósio Internacional debate o presente e o futuro do tratamento do câncer

DO TEXTO:

Parceria entre Hospital Sírio-Libanês e Memorial Sloan-Kettering
Cancer Center traz grandes nomes da oncologia a São Paulo


Alba Bittencourt
Portal Splish Splash
 
Entre os dias 24 e 25 de março, alguns dos principais nomes da oncologia, do Brasil e do exterior, estarão reunidos no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em São Paulo, para debater as mais recentes descobertas e o futuro do tratamento do câncer. As discussões ocorrerão durante as plenárias e as sessões multidisciplinares do Intersections III - International Cooperative Cancer Symposium, realizado por meio de cooperação entre o Hospital Sírio-Libanês e o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC).

Além dos avanços nas pesquisas, que têm permitido tornar o tratamento do câncer cada vez mais preciso e personalizado, os debates também avançarão sobre um ponto que vem preocupando a comunidade científica ao redor do mundo: o uso racional dos recursos terapêuticos. Este será o tema da primeira sessão plenária, com a participação do vice-presidente para Programas Internacionais do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, Dr. Murray Brennan, e do diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Paulo Hoff.

"É inegável que as pesquisas avançaram muito e caminham para tornar o câncer uma doença crônica, com acompanhamento de longo prazo. No entanto, regras de incorporação e utilização de novas tecnologias precisam levar em conta a limitação de recursos financeiros. Nesse contexto, a relação custo-efetividade dos tratamentos é muito importante para sabermos o que realmente fará a diferença para o paciente. A análise de dados do prontuário, o histórico de resultados e o custos envolvidos precisam ser contemplados no momento de decidir qual é a melhor escolha", afirma o Dr. Paulo Hoff.

Avanços diagnósticos e terapêuticos
 

Muitas das discussões científicas que acontecerão durante o Intersections III serão focadas na medicina personalizada ou de precisão, área onde os dados genéticos de cada tumor têm permitido a escolha de tratamentos mais eficazes e com o potencial de efeitos colaterais reduzidos.

Entram nesse contexto as análises molecular dos tecidos tumorais e as pesquisas envolvendo o uso da biópsia líquida. Pouco invasivo, esse método diagnóstico possibilita a detecção da presença do DNA de células tumorais no organismo por meio de análise sanguínea. Para debater este ponto, o evento contará com a participação de Marc Ladanyi, geneticista e chefe do Serviço de Diagnóstico Molecular do MSKCC. Os resultados das pesquisas realizadas pelo Centro de Oncologia Molecular do Hospital Sírio-Libanês serão também apresentados durante o encontro.

O Simpósio também abordará os resultados mais recentes relacionados à imunoterapia, tratamento que faz o combate do câncer através do estímulo para que o próprio organismo do paciente reconheça e atue contra as células tumorais. O tema vem sendo estudado há décadas por pesquisadores ao redor do mundo, entre eles o oncologista clínico e membro do Serviço de Oncologia Torácica do MSKCC, Dr. Alexander Drilon, que participará do evento.

"Vivemos um momento em que as descobertas na área da oncologia nos abrem perspectivas inéditas em relação ao diagnóstico e ao tratamento e seus benefícios já começam a aparecer", destaca o Dr. Paulo Hoff.

Durante os dois dias do Simpósio, além das sessões plenárias, também estão agendadas discussões multidisciplinares, com o objetivo de explorar a convergência de especialidades no tratamento do câncer, especialmente nas áreas de câncer de pulmão, gastrointestinal, mama e na onco-hematologia.

A programação e a lista completa dos participantes do Intersections III - International Cooperative Cancer Symposium pode ser conferida neste endereço: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/ii-intersections-international-cooperative-cancer-symposium?contentId=68659
 

Intersections III - International Cooperative Cancer Symposium

Data:24 e 25 de março de 2017
Local:Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço:Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista - São Paulo/SP
Horários:Sexta-feira (24), das 8h30 às 18h00
              Sábado (25), das 8h30 às 16h30

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários