Saiba qual era a relação de Einstein com a música


Há exatamente 138 anos, nascia, na Alemanha, Albert Einstein, considerado um dos maiores cientistas da história da humanidade, principalmente na contemporânea.

Alexandre Murari

Eu sei que você, leitor, neste momento deve estar se perguntando: "E o que tem a ver Albert Einstein com a música?".

Tudo a ver! Filho de mãe pianista, o físico aprendeu a tocar piano muito cedo, porém, foi no violino, na adolescência, que ele encontrou a sua paixão. De acordo com o historiador Brian Foster, foram as sonatas de Mozart que haviam chamado a atenção de Einstein, que chegou até a registrar em texto que o compositor "era tão puro que parecia estar sempre presente no universo, à espera de ser descoberto".


Além de Mozart, Bach e Beethoven também agiram diretamente na formação musical do físico, que acreditava ter no hobby o caminho para o encontro da felicidade. "Eu sei que a maior alegria na minha vida veio para mim do meu violino", disse Einstein já velho.


A música, portanto, esteve presente em toda vida do cientista, que, em carta escrita à rainha da Bélgica, em 1952, cravou:

"A natureza continua a brilhar na beleza eterna e é tão feliz com a existência precária de alguém que o dilema humano é esquecido. Um se sente reduzido ao nível de um animal inocente. Atrevo-me a esperança de que você compartilha este sentimento? A música ainda pertence a essa esfera intocável? Acredito que sim, desde que não sejamos músicos profissionais."


Maria Konnenkova and Albert Einstein, as palavras do físico eram música para os ouvidos da russa.

Albert Einstein morreu em Princenton, Nova Jérsei, nos Estados Unidos, em 1955. Ficou conhecido pelos trabalhos sobre a Relatividade Geral, Movimento Browniano, Efeito fotoelétrico, Equivalência Massa-energia e diversos outros estudos que são continuados até nos dias atuais pela comunidade científica.

In kboing
http://www.kboing.com.br/noticias/Saiba-qual-era-a-relacao-de-Einstein-com-a-musica+17031412213202.html
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário