Reconheça os indícios do desequilíbrio postural em crianças

DO TEXTO:

                                                                                                                                    

Alda Jesus
Portal Splish Splash

Segundo fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia, o uso contínuo de celulares e tablets é um dos motivos para aumento do número de crianças com problemas na coluna

O uso de celulares e tablets é cada vez mais comum entre crianças e adolescentes, tanto que já se discute a formação de uma “geração cabeça baixa”. A fisioterapeuta e especialista em traumatologia e ortopedia, Patrícia Prieto, ressalta que nos últimos anos o número de crianças e adolescentes com desequilíbrio postural aumentou. “Está cada vez mais frequente o atendimento de crianças entre 10 e 16 anos com problemas de coluna lombar, cervical e dorsal e o uso da tecnologia é um dos principais fatores desses transtornos muscoloesqueléticos”, explica a especialista.

Patrícia alerta ainda que existem alguns sinais fáceis para reconhecer o início de um desequilíbrio e indicar o melhorar tratamento por faixa etária. Desta forma, a especialista aconselha que os pais fiquem atentos para um ou mais desses indicadores abaixo e que procurem um especialista. “Nessa fase da pré-adolescência a mobilidade da coluna é maior, sendo a melhor hora para detectar e tratar alguma alteração, tornando o tratamento mais fácil e eficaz”, afirma a especialista. São eles:

1 - Um ombro mais baixo que o outro;
2 - Assimetria na face e inclinação de cabeça;
3 - Diferença entre as cinturas. Por exemplo, ter um lado mais afunilado que o outro;
4 - Ombros muito para frente;
5 - Barriga muito para frente e bumbum arrebitado;
6 - Joelhos para dentro;
7 - Observar se a criança está pisando mais para dentro (pé chato) ou para fora e se cai demais, pode ser um indício de problema com a pisada.

Sobre Espaço Pathrícia Prieto:
Com mais de vinte anos de atuação, a fisioterapeuta Patrícia Prieto criou a clínica que leva seu nome, para oferecer uma lista completa de serviços e tratamentos nas áreas de saúde, estética e bem-estar. O Espaço Pathrícia Prieto conta com uma equipe especializada no tratamento de dor, reabilitação, acupuntura, estética (tratamentos corporais, tratamentos faciais e bem-estar) e nutrição e foi fundado pela fisioterapeuta Patrícia Prieto, que acumula mais de 21 anos de experiência na área.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários