Pilates nos Tensores Elásticos

DO TEXTO:


Alba Bittencourt
Portal Splish Splash
 


Os tensores elásticos são acessórios usados no método Pilates contemporâneo, durante as aulas no solo (Mat Pilates), com base no método original. São usados tanto para gerar progressão, como para gerar regressão nos exercícios originais.
A progressão acontece no sentido de aumentar o recrutamento muscular e as regressões no sentido de assistir o movimento diminuindo o peso das alavancas e fazendo o papel de sinergista muscular. O acessório também ajuda no aumento do recrutamento muscular, no ganho de força, no aumento da mobilidade de coluna, na melhora da flexibilidade.

Qualquer que seja o objetivo do uso dos tensores, ele estimula os alunos, seja no nível básico, intermediário ou avançado, a construir os padrões de movimentos., uma vez que os tensores podem ter várias resistências diferentes, dessa forma, é possível indicá-los para alunos mais básicos, até os mais avançados.

Como muitos exercícios nos equipamentos são originados dos exercícios de solo, os tensores elásticos podem ser usados na reprodução dos exercícios nos equipamentos de Pilates, uma vez que esse acessório fará a função das molas dos equipamentos. Os tensores aumentam o leque de possibilidades, sem tirar a originalidade do método, auxiliando na execução do movimento, assim como fariam as molas. Dessa forma, os tensores elásticos são ideais para serem usados em locais com e sem equipamentos, como em atendimento domiciliar, em clubes, clínicas, etc.

Experimente uma aula de Pilates Clássico Científico com um dos profissionais da Fisiociência 

(11) 3571-9597 ou (11) 94931-1118

Quer saber mais sobre o tema, click aqui e conheça o blog da Fisiociência
Sobre a Prof.ª. PhD Eliane Coutinho e a Fisiociência®

Sobre a Prof.ª. PhD Eliane Coutinho e a Fisiociência®

Há mais de dez anos a Prof.ª. PhD Eliane Coutinho fundou a Fisiociência® Pilates com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, terapeutas ocupacionais e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção, condicionamento e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. A Fisiociência® é um centro de formação com marca registada com reconhecimento Nacional e tem como base formações para profissionais e atendimento ao público com o original Pilates Clássico Científico®. Com formação sólida, a fisioterapeuta é especialista em Avaliação do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PhD em Fisioterapia: Subárea em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP com parceria com a Unicamp-Campinas e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Método Pilates na USP-SP. Possui formação no Método Pilates Clássico pela linha Canadense Stott Education Program. Também é certificada em Water Pilates pela Aquatic Exercise Association (AEA), nos Estados Unidos. É membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, é membro fundador da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates). Atualmente escreve o primeiro livro de Pilates Studio que será publicado em português no Brasil, pela Editora Phorte. Seus vídeos no canal do YouTube mostram a repercussão de suas aulas entre os profissionais.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários