Outono começou nesta segunda-feira, às 7h29

DO TEXTO:
Folhas de Outono - óleo sobre tela - Obra de Armindo Guimarães

Para meteorologistas, estação promete chuvas até meados de abril; ela serve de inspiração para grandes artistas

LEONARDO SANTOS

O outono começou nesta segunda-feira, 20, às 7h29, horário de Brasília, quando ocorre o equinócio no hemisfério Sul. Nessa data, dia e noite terão praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores até o início do inverno, em 21 de junho.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), as temperaturas em todo o País devem se manter na média histórica, com exceção da Região Sul, que deve registrar temperaturas mais altas.

Na região Sudeste do Brasil, as chuvas devem permanecer até a segunda quinzena de abril, de acordo com a Climatempo, e a partir deste momento o clima ficará mais seco, se aproximando das características do inverno, também derrubando as temperaturas.


Outono na Cultura

 
Das estações do ano, talvez o outono seja a menos lembrada. Não é a estação das flores, como a Primavera, e nem celebrada pelo frio, como o Inverno, ou pelo esperado calor, como o Verão, mas a estação tem destaques na Música Popular Brasileira. E também, o outono tem suas belezas, é a época do ano que as flores da cerejeira desabrocham, por exemplo.

A estação já foi inspiração para grandes expoentes, como Roberto Carlos, em Folhas de Outono, que lembra uma das principais características desta época do ano, que é a queda das folhas, e para Djavan, assim como para as bandas de rock gaúchas, Engenheiros do Hawaii, com Outono em Porto Alegre e Nenhum de Nós, com Outono Outubro.

Mas a grande representação desta época do ano é erudita, com algumas das partituras mais reproduzidas desde o Renascimento, com Autunno, de Antonio Vivaldi.


Antonio Vivaldi - Autunno - Outono

 
 
In revide
http://www.revide.com.br/noticias/clima/outono-tem-inicio-nesta-segunda-feira-7h29/
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Folhas de Outono - interpretada pelo Portuga Robertodependente Mindo 
Armindo Gonçalves Guimarães
 
 
 
Roberto Carlos - Folhas de Outono 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários