Improváveis cidades gêmeas musicais: Dados da Deezer revelam hábitos de streaming inesperados

DO TEXTO:


 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Brasileiros, franceses, alemães e latinos preferem escutar artistas locais a estrelas mundiais.

Fãs em Los Angeles e Leeds, localizada no norte da Inglaterra, ligados pelo amor por  The Chainsmokers.

Moscou e Glasgow, maior cidade da Escócia, ficam há mais de 2.500 quilômetros de distância e compartilham a paixão por Arctic Monkeys.

O rapper canadense Drake continua a usar a sua coroa como o artista mais escutado em todo o mundo, estampando seu nome no top ranking em streaming em muitas cidades.

Pesquisa realizada pela Deezer, serviço global de streaming de música, mostra que, apesar de estarem separadas por milhares de quilômetros, existe uma lista intrigante de "cidades gêmeas" em todo o mundo, bem como uma forte tendência para os fãs de música em diferentes locais do globo preferirem escutar artistas locais.

Cidades-gêmeas

O fenômeno musical da "cidade gêmea" foi descoberto por uma análise global dos rankings dos dez artistas mais ouvidos via streaming da Deezer nas grandes cidades do mundo, 88 no total, que encontrou algumas semelhanças improváveis entre os hábitos de consumo de música de pessoas que vivem a milhares de quilômetros de distância umas das outras:

Os roqueiros de Sheffield - UK, Arctic Monkeys, ressoam tão fortemente com os fãs de música de Glasgow, na Escócia, como fazem na capital russa, Moscou, a mais de 2.500 quilômetros de distância.

A cantora australiana Sia domina desde a região dos países nórdicos até as Ilhas Baleares, entrando na lista dos cinco mais ouvidos na famosa Ibiza e na capital da Finlândia, Helsínquia.

Bombando nos alto-falantes e fones de ouvido da Cidade do Cabo para Chicago, a mais de 13 mil quilômetros de distância e 21 horas de vôo, está a música ‘Can’t Feel My Face’ do grupo superstar 'The Weeknd'
Enquanto isso, a banda de rock Red Hot Chili Peppers é a favorita em Buenos Aires e São Petersburgo - Rússia, e Los Angeles e Leeds - UK se envolvem pelo amor por  The Chainsmokers 

Enquanto os superstars são ouvidos pelo mundo todo, uma surpresa impressionante de lealdade cultural com artistas locais é uma característica proeminente de vários países. Com estilos musicais tradicionais, como o sertanejo, profundamente enraizado no DNA dos cidadãos, o streaming de música no Brasil é dominado por artistas como Jorge & Mateus, que está no topo do ranking em todas as maiores cidades brasileiras.

Talentos locais

Outra descoberta feita a partir deste estudo, é como o poder de artistas locais podem ter uma influência tão grande nos hábitos culturais musicais de populações de diferentes países.

Assim como os brasileiros, os fãs de música franceses demonstraram um forte apoio à produção criativa do país, com a sensação do hip-hop eletrônico, Jul, dominando todas as paradas na França, enquanto a Alemanha viu a RAF Camora - natural da Suíça - dominar a cena musical local. Tendências semelhantes podem ser observadas em vários territórios latino-americanos, incluindo Colômbia e Argentina, com os principais artistas dos EUA e do Reino Unido aparecendo apenas esporadicamente nas playlists das pessoas.

Um artista global, porém, que continua a unir os amantes da música em todo o mundo é o rapper Drake, que dominou os gráficos de streaming da Deezer em todas as grandes cidades do mundo.

"Nós assumimos que porque certas cidades são conhecidas por um gênero particular de música, aquele é o que todos lá estão escutando, mas após análises, vimos que nem sempre esse é o caso. Também é interessante ver algumas cidades agarrar-se às suas origens ouvindo mais artistas locais que grandes artistas globais. Estes gostos únicos de música de todo o mundo alimentam o Flow, nossa ferramenta baseada em algoritmos, que sugere música para as pessoas ouvirem com base em seus hábitos pessoais de consumo musical assim como com o de pessoas com os mesmos gostos. É fantástico saber que pessoas em Moscou podem estar influenciando o Flow de pessoas em Glasgow." disse Dom Wallace, um dos Editores de Música da Deezer.


Veia Sertaneja
 
No Brasil, é estampado em todos os dados a predominância do Sertanejo no gosto da maioria dos brasileiros. Jorge & Mateus e Henrique & Juliano emplacam a primeira e segunda posição em todas as maiores cidades do País há mais de três anos, e continuam com a sua liderança. As mulheres do Sertanejo também ganham espaço no coração e nos ouvidos da população local, Maiara & Maraísa e Marília Mendonça marcam presença no top 10 das principais cidades no acumulado geral do último ano. Outros nomes do gênero também circulam com grande representatividade no ranking dos mais ouvidos.

Outros nomes da cena nacional fora do Sertanejo também se destacam em quase todos os rankings, como é o caso de Anitta e Projota. 

 
Dando a volta ao mundo


Colocando o pé no mundo mesmo que em menor proporção, além de Drake, Rihanna, Coldplay e Justin Bieber são artistas carimbados em todos os rankings de artistas mais ouvidos por brasileiros, e pelo menos um desses quatro estão presentes em todos os top rankings analisados.

Embora os resultados da Deezer revelem uma grande diversidade de streaming de músicas em torno do globo, há um fio em comum que une pessoas e cidades do mundo todo, com determinados artistas que nós todos apreciamos escutar, aparecendo nos dados das principais cidades ao redor do mundo.

Sobre a Deezer


A Deezer conecta mais de dez milhões de fãs de música de todo o mundo com mais de 43 milhões de faixas. Disponível em mais de 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo (smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia de autos ou Smart TV). Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web em deezer.com.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários