Grandes nomes Nacionais e Internacionais do BTT na Maratona de Melgaço

DO TEXTO:

Rúben Almeida, Celina Carpinteiro e Vitor Gamito já confirmaram a sua presença na II Maratona BTT de Melgaço que acontece no dia 19 de março. Movidos pela vontade de vencer, os três atletas trazem no currículo 1º lugares em provas nacionais e participações e até algumas vitórias em provas internacionais.


                                                                                                                               
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Inscrições até dia 15 de março


A iniciativa é pontuável para a Taça Cyclin’ Portugal, que arranca em Melgaço, e para o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz carisma, com a 3ª prova. A Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, com o apoio de diversas entidades, são as entidades responsáveis pela organização do evento que acontece por trilhos e caminhos rurais de Melgaço, começando e terminando no Largo Hermenegildo Solheiro. As inscrições estão a decorrer até dia 15 de março.




Os atletas


Rúben Almeida - foi duas vezes campeão nacional (nas vertentes da maratona e rampa); duas vezes vencedor da Taça de Portugal de maratona; Vice-campeão Nacional em cross-country olímpico; vários triunfos em provas regionais. Tem sido presença habitual na Seleção Nacional de BTT, tendo integrado o projeto olímpico de Londres – que pela primeira vez pontuou o necessário para que Portugal fosse representado por um betetista – e conseguido a melhor classificação de um português no mundial de maratona (29º), que decorreu em França. Constituiu a sua própria equipa (Pedalsempre/ Movenotícias/Solintellysys), que já leva dois anos de existência. Vai participar na modalidade de Competição. Página de Facebook.


Celina Carpinteiro - 2º lugar na Taça Cyclin’ Portugal XCM; quatro vezes Campeã Nacional de XCM, maratonas; duas vezes Vencedora Taça de Portugal Maratonas; três vezes Campeã Nacional de Estrada; Campeã Nacional de XCO, cross-country; 1º lugar Titan Desert; 1º lugar Claro Brasil Ride; 1º lugar Sudety MTB Challenge, na Polónia; e já participou por duas vezes na Cape Epic (uma das maiores provas de BTT por etapas do Mundo). Vai participar na modalidade de Competição. Página de Facebook.


Vitor Gamito - uma referência a nível nacional do ciclismo: foi ciclista de competição durante 20 anos (1984-2004), dos quais, 12 anos como profissional (1992-2004); participou em 11 Voltas a Portugal, sendo vencedor numa delas; duas Voltas a Espanha; nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000; mais de 30 vitórias em etapas e GP; mais de 600.000km percorridos; recentemente, no BTT/MTB, já conquistou mais de 50 vitórias em maratonas, venceu por duas vezes a Transportugal, e a categoria Master da Milenio Titan Desert 2011. Vai participar na modalidade de Lazer. Página de Facebook.



Quem pode participar?


A prova está aberta à participação de todos os interessados, a partir dos 16 anos, independentemente de serem ou não atletas federados e prevê a inscrição nas categorias de competição e lazer, estando contempladas três provas: Taça Cyclin’- Maratonas XCM 2017 (Maratona Elite - categorias Elite e Master 30/35/40/45) - ± 90 Km, Maratona Curta (todas as categorias femininas, Master 50/55 e Paraciclismo masculino) - ± 67,5 Km e a Meia Maratona - ± 45 Km. ‘Três etapas que permitirão aos participantes desfrutar de algumas das paisagens mais deslumbrantes do concelho de Melgaço.’, realça um dos responsáveis da iniciativa, Jorge Domingues (Melsport), revelando que ‘o percurso com um nível de dificuldade físico médio alto irá passar por alguns locais de rara beleza, nomeadamente Lobiô, Cavaleiro Alvo, Parque Eólico, Alcobaça, aldeia de Portelinha, Rodeiro, Castro laboreiro, Cousso, Capela de S. Tomé. Alvaredo, Peso e Centro Histórico de Melgaço.


A partida está marcada para as 09h30. De ressalvar que os percursos da Maratona Elite e Maratona Curta poderão ser alterados em caso de intempérie, nomeadamente neve, que ponha em causa a integridade física dos atletas. No caso desta situação o organizador reserva o direito de alterar o percurso da seguinte forma: Maratona Elite – duas voltas ao percurso da Meia Maratona; e Maratona Curta – 1,5 voltas ao percurso da Meia Maratona (corte a definir).

Inscrições a decorrer até dia 15 de março

As inscrições na modalidade de Competição podem ser feitas em www.fpcilismo.pt e as de lazer poderão ser submetidas no site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt). A participação tem um custo de 10,00€ e tem de ser feitas até às 24 horas do dia 15 de março.
O programa está disponível em  www.melsport.pt.

Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona visa igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.

A saber…


O arranque da Taça Cyclin’ XCM é em Melgaço, tendo depois mais quatro etapas: Castelo de Vide/Marvão, Mêda, Seia e Açores. Por sua vez, o Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma é composto pelas seguintes provas: Roriz (Barcelos), Ponte de Lima, Melgaço, Paredes de Coura e Monção.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários