Confira os passeios que não podem ficar fora da lista durante visita à Cachoeiro

DO TEXTO:

O município de Cachoeiro de Itapemirim faz parte da Rota dos Vales e do Café, que retrata a época colonial e as tradições dos imigrantes libaneses, italianos e portugueses. No trajeto também são encontradas praias, natureza e principalmente história.

Mas, a cidade é rica turisticamente e oferece aos visitantes passeios por paisagens naturais e construções históricas, como: Casa dos Braga, Casa da Memória, Casa da Cultura Roberto Carlos – onde o cantor passou parte da infância –, Catedral São Pedro, Igreja Nosso Senhor dos Passos, entre outros.

Além disso, a Cachoeira Alta, no distrito de São Vicente, também atrai milhares de turistas, que procuram a natureza como roteiro de passeio. Na cidade, há também: a Serra do Caramba, Pedra da Ema, Pedra da Penha, Comunidade Quilombola de Monte Alegre, entre tantos outros atrativos.

Confira os principais:

Casa da Cultura Roberto Carlos


A casa onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos: Norma, Carlos Alberto e Lauro é aberta aos visitantes. A casa foi adquirida pela prefeitura restaurada para valorizar sua arquitetura original. No local, os visitantes podem ver fotos do cantor, discos, quadros e instrumentos musicais.

A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores do Rei. A praça Pedro Cuevas Junior, localizada na entrada da rua que dá acesso à casa, recebeu há dois anos uma estátua em mármore branco do Rei, obra feita pela artista plástica Ângela Borelli e doada ao município.

Casa dos Braga

Tombada em 1985 como Patrimônio Histórico, a Casa dos Braga foi declarada de utilidade pública por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga. No espaço, o visitante pode encontrar um acervo de mais de vinte mil livros.

Situada no centro de cidade, a Casa dos Braga abriga a Biblioteca Pública Municipal ‘Major Walter dos Santos Paiva’, com salão para pesquisas, um museu com livros e manuscritos dos irmãos Braga.

Casa da Memória

O local guarda a ‘memória’ cultural cachoeirense com exposição de fotografias e manutenção de materiais, que retratam os aspectos marcantes da fundação da cidade. O imóvel, de grande valor histórico, mantém sua linha arquitetônica original. A Casa da Memória é Patrimônio histórico e foi construída em 1920.

Museu Ferroviário


A Antiga Estação Leopoldina, inaugurada em 1903, hoje é o Museu Ferroviário ‘Domingos Lage, e guarda registros e fatos de uma época marcada pela ferrovia no sul do estado. Durante décadas, ligou o sul do Espírito Santo ao Rio de Janeiro e Vitória. Localizado na Linha Vermelha, o prédio mantém as características da construção.

Palácio Bernardinho Monteiro

Inaugurado em 1912, o local, onde funcionou a Escola Bernardino Monteiro, hoje abriga a sede do Governo Municipal. O Palácio conta com espaços culturais de relevante importância para Cachoeiro de Itapemirim. Nele estão localizadas a ‘Sala Levino Fanzeres’, disponibilizada para exposições artísticas, científicas, culturais, lançamentos de livros e outros eventos.

Teatro Municipal Rubem Braga

O local é um espaço para apresentações teatrais, danças, shows e eventos, e possui capacidade para 292 pessoas. Pelo palco do teatro já passaram vários atores e cantores nacionalmente reconhecidos.

Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha)

No ano de 1882, o Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano e pai do presidente Jerônimo Monteiro, e do primeiro Bispo nascido no Espírito Santo, D. Fernando de Souza Monteiro, tomou a iniciativa de erguer a Igreja que recebeu a denominação de ‘Senhor dos Passos’, e que assim permanece até os dias de hoje. O local é um dos pontos de visitação de Cachoeiro.

Catedral São Pedro

Igreja construída em 1951, no centro de Cachoeiro, é um dos pontos turísticos e religiosas da cidade. o local também a sede da Diocese de Cachoeiro, responsável pela paróquias do sul do estado.

Liceu Muniz Freire

Apesar de ter se consolidado como um grande centro urbano, Cachoeiro ainda guarda resquícios de sua história em construções imponentes por todo seu centro urbano, como a escola Liceu Muniz Freire, localizada no bairro Independência.

Fábrica de Pios

É a única especializada na fabricação de pios de artesanais na América Latina. Produz 34 diferentes tipos de pios, reproduzindo com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves. São peças esculpidas em madeira nobre e exportadas para muitos países desde 1972, França, Bélgica, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros.

Rio Itapemirim

No final do século XIX, o rio Itapemirim era a principal via de escoamento de mercadorias que, vindas de regiões mais afastadas ou produzidas no município de Cachoeiro, demandavam no mar, destinadas à Capital ou a outros portos. Hoje, é um dos pontos turísticos da cidade.

Parque Natural Municipal do Itabira

O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga.

O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferecerá à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação.

O local possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. O acesso ao Parque pode ser pela Rodovia ES 289, que liga Cachoeiro à BR-101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

Pedra do Caramba

Localizado no bairro do São Geraldo, o local possui um mirante de aproximadamente 700 metros de altitude. Com um visual de 360º que permite até ver o Oceano Atlântico, requer alguns cuidados na subida, inclusive com apoio de cordas e pessoal especializado.

Cachoeira Alta

Localizada a 34 quilômetros da sede, no distrito de São Vicente, a queda da cachoeira tem altitude de 100 metros e atrás, nas rochas, existem fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruído que se confunde com o barulho das águas.

Pedra da Penha

Situada no distrito de São Vicente, o local recebe centenas de fiéis e devotos de Nossa Senha da Penha. Após uma caminhada de três horas, os fiéis chegam ao topo da Pedra, onde existe uma Capela com a imagem de Nossa Senhora. Lá de cima avista-se Cachoeiro, Forno Grande, Caparaó e, se o tempo estiver bom, o mar.

Ilha dos Meirelles

A maior das ilhas fluviais do Rio Itapemirim, com cerca de 9,6 hectares de extensão. Distante quatro quilômetros do centro da cidade, possui grande variedade de fauna e flora. A ilha está ligada ao continente por uma ponte.

Jazidas de Mármore

Cachoeiro é conhecida nacionalmente pelo seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, sendo o maior do Estado e o pioneiro nesse mercado em todo o país.

Serra das Andorinhas

A uma altitude de 520 metros é possível ter uma vista panorâmica de toda a região. Para chegar até o alto da Serra, basta subir a região de Alto Eucalipto, no bairro Zumbi. São três quilômetros até o topo.

Pedra da Ema

Localiza da no distrito de Burarama, a 38 quilômetros de distância da sede, é possível chegar ao local por estrada asfaltada, com direito a muito verde. Há uma saliência na pedra que, de acordo com a posição do sol, forma a figura perfeita de uma Ema.

Águas da Gruta

Beleza natural rica encontrada pela quantidade de poços de águas claras, uma de suas principais características. Localizada na Gruta, fica localizada a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade.

Comunidade Quilombola de Monte Alegre


A comunidade foi formada no final do século XIX, por volta de 1888, ano da Abolição da Escravatura no país, e representa um importante momento de resgate cultural e forte significação para os seus descendentes. A comunidade é formada por aproximadamente 600 pessoas, dessas, pelo menos 500 são descendentes diretas de escravos, e está localidade a 37 quilômetros do centro de Cachoeiro.

in-http://www.folhavitoria.com.br
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários