A Canção no Arte da Palavra

DO TEXTO:
Lívia Nestrovski e Fred Ferreira

Primeira edição do "Arte da Palavra", curso literário de 2017 do Sesc dia 10, às 19. Aberto ao público.

Assessoria de Imprensa Sesc Alagoas

Pensando no desenvolvimento, na difusão das artes, no conhecimento e na formação dos agentes culturais, o Sesc Alagoas promove a primeira Edição de 2017 do “Arte da Palavra”. O projeto, desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com outros Regionais, apresenta o espetáculo “A Língua das Canções”, com Lívia Nestrovski e Fred Ferreira Duo, no dia 10 de março, às 19h, na Unidade Sesc Centro.

O projeto Arte da Palavra, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

O projeto consiste num circuito nacional de manifestações literárias, composto por 3 eixos:

- Circuito de Autores – circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

- Circuito de Oralidades – circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

- Circuito de Criação Literária – composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

SOBRE O ESPETÁCULO “A LÍNGUA DAS CANÇÕES”

Dentro da rica e singular tradição da canção, sobretudo a popular brasileira, música e texto podem se encontrar através de múltiplas possibilidades de intersecção. Olhando pelas lentes do compositor e teórico da canção Luiz Tatit, poderíamos dizer que esta emerge da própria fala cotidiana. Isto quer dizer que das entoações naturais da linguagem oral, surgem melodias que amplificam os sentidos daquilo que está sendo dito, e que quanto melhor uma canção conseguir encontrar este caminho, preservando os contornos intrínsecos da natureza da entoação, mais “eficaz” será em transmitir seu significado para quem ouve. A semente da canção está aí, e aí reside sua potência também, na medida em que, como ele mesmo coloca, “cantar é dizer algo, só que de um modo especial”.

Há canções, no entanto, que falam da própria língua, isto é, são, em certo grau, metalinguísticas. Isto pode se dar de inúmeras maneiras: pode ser, por exemplo, através do uso de aliterações, trava-línguas, neologismos, onomatopeias e outras figuras de linguagem, que se tornam um desafio para o cantor e um divertimento para o ouvinte; também pode ocorrer através dos poemas musicados (muitas vezes séculos após terem sido escritos), que ganham novas entoações e significados quando se juntam a melodias e harmonias; pode ser a partir da literatura, de onde saltam personagens de dentro dos livros e das histórias para dentro das canções, falando agora aos ouvintes através de uma outra linguagem, e por aí vai.

“As línguas das canções” é um projeto inédito, feito especialmente para o Sesc, e tem como objetivo levar aos palcos uma seleção de canções que falam sobre a própria língua em diversos níveis. Num espetáculo situado entre show e aula, Lívia Nestrovski, voz, e Fred Ferreira, guitarra, apresentam essas canções em versões originais e inventivas para um público irrestrito, abordando assuntos como a literatura, a poesia e a língua falada e escrita através de uma viagem lúdica por diversos tempos, espaços e sonoridades.

Duração do espetáculo: 1h.



SOBRE LÍVIA NESTROVSKI & FRED FERREIRA DUO
 
Em onze anos de parceria, Lívia Nestrovski, cantora, e Fred Ferreira, guitarrista, percorreram França, Portugal, Hungria, Estônia, República Checa, Alemanha, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Indonésia, além de todo o Brasil. Unindo sutileza, virtuosismo e expressividade, o duo utiliza-se de guitarra e voz para dar lugar à experimentação timbrística e interpretativa. Kurt Weill, Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Milton Nascimento e compositores da nova geração são colocados lado a lado com compositores eruditos, como Benjamin Britten e Maurice Ravel, traçando narrativas inusitadas entre canções brasileiras e do mundo.

Em 2013 lançaram o disco DUO, que nas palavras de Tom Zé, tem a canção Jogral como grande destaque de um disco “muito feliz nas escolhas”. Já Luiz Tatit destaca: “todas [as canções] dizem ao que vieram. Mas Youkali é uma das melhores interpretações que já ouvi na minha vida”. O disco foi apontado também como ousado, inovador (Guia da Folha) e arrojado (Revista Continente). Desde então, Lívia e Fred estiveram em diversos programas de rádio e televisão, incluindo o Programa do Jô. Em 2014, lançaram seu primeiro vídeo-clip, feito em parceria com o premiado artista holandês Oerd van Cuijlenborg, para a canção “Jogral”.

Em 2016, fizeram direção musical e arranjos do projeto Mulheres de ’90, que reuniu as cantoras Ceumar, Fabiana Cozza e Mônica Salmaso em espetáculo inédito no SESC Vila Mariana, São Paulo. Neste mesmo ano, realizaram uma turnê de 45 dias pela Europa, em que participaram de festivais como o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, Portugal, onde apresentaram um espetáculo inédito sobre a Utopia, e Jazzkaar, maior festival de jazz da Estônia. Desde então contam com preciosas parcerias com os estilistas Virgínia Barros e Ronaldo Fraga, este último destacado como um dos sete estilistas mais inovadores do mundo pelo Design Museum de Londres em 2014.

Lívia possui graduação em Canto Popular pela Unicamp e mestrado em etnomusicologia pela UniRio, e Fred possui graduações em composição e viola de orquestra também pela Unicamp.

SERVIÇO

- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.
- Quem: Lívia Nestrovski & Fred Ferreira Duo.
- Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro. Rua Barão de Alagoas, 229, Centro, 2º andar - Maceió (AL)
- Data: 10/03/2017 (sexta-feira).
- Horário: das 19h.
- ENTRADA FRANCA.

In primeiraedicao
http://www.primeiraedicao.com.br/noticia/2017/03/07/a-cancao-no-arte-da-palavra
----------------------------------------------------------------------------------------

Lívia Nestrovski e Fred Ferreira - Duo [2012]

"Buscando um distanciamento das maneiras tradicionais de interpretação, guitarra e voz trançam diálogos e passeiam por diferentes paisagens sonoras através de canções de Milton Nascimento, Tom Jobim, Kurt Weill, Zé Miguel Wisnik e compositores da nova geração. O disco DUO (2012 – Independente/ Tratore) é fruto deste trabalho e vem recebendo elogios da crítica, do público e da classe artística, sendo bem recebido pelo mercado internacional (Europa e Japão)."


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários