Obra de jusfilósofo italiano une política e direito

DO TEXTO:

Edipro publica o clássico A teoria das formas de governo - na história do pensamento político, do Mâitre-à-penser Norberto Bobbio

Por Derbson Frota
Portal Splish Splash

A Edipro, editora especializada em publicações jurídicas, lança A teoria das formas de governo – na história do pensamento político, do especialista em teorias sociopolíticas, o italiano Norberto Bobbio.

Considerado um dos maiores pensadores do direito contemporâneo, Bobbio tem uma prosa de fascínio próprio, pelo fato da vasta erudição e a clareza positiva buscada com consciência em seus discursos, e estas características transformaram o autor uma referência nos estudos na área.
Esta obra é originada de um curso universitário que o escritor ministrava em uma universidade de Turim. Leva a discussão acerca das teorias do governo a um nível mais complexo, pois traz textos clássicos, que se fundem e contrapõem, abrangendo a teoria política e a teoria jurídica.

Com uma visão sistemática, o autor demonstra os conceitos, apresentados ao longo dos séculos, das formas de governo e o impacto que cada modelo surtiu na definição da esfera relativamente autônoma da ação humana, a saber e a ação política.

A passagem de uma forma para outra parece de modo predeterminado, necessária e inderrogável. A obra discorre sobre a teoria geral sob o prisma das formas de governo. Deste modo, a política aparece em seu caráter específico, que é preciso tratar com cuidado para não se tornar expressão mecânica de relações que se dão fora de seu âmbito.

A teoria das formas de governo – na história do pensamento político é uma das obras mais importante de Norberto Bobbio, didática e discute o tema de forma enriquecedora abordando diversos pensadores clássicos, como Platão, Aristóteles, Políbio, Maquiavel, Bodin, Hobbes, Vico, Montesquieu, Hegel e Marx. Neste sentido é imprescindível que seja fonte de pesquisa para os estudiosos e interessados pelo assunto.

Sobre o autor: Mâitre-à-penser (mestre do pensamento) do século XX. Foi assim que o jornal francês Le Monde se referiu ao jusfilósofo Norberto Bobbio. Nasceu em Turim, em 18 de outubro de 1909. Formou-se em Filosofia e Direito, e foi jornalista e professor emérito das universidades de Turim, Paris, Buenos Aires, Madri e Bolonha. “Cada vez sabemos menos”, essa é uma das impactantes frases deste grande pensador que publicou mais de 20 obras e foi um apaixonado por teoria política e direitos individuais. Na Segunda Guerra Mundial, Bobbio fez parte do movimento de Resistência, ligando-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo. Foi um ponto de referência no debate intelectual e político de seu tempo, e continua a ser para aqueles que defendem a democracia. Em 1984 foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, e faleceu em 2004, aos 95 anos.

Tradução: Luiz Sérgio Henriques - é tradutor e um dos editores das Obras de Antonio Gramsci, em português. Com Giuseppe Vacca e Alberto Aggio, organizou o volume Gramsci no seu tempo (Contraponto & Fundação Astrojildo Pereira, 2010). Na Fundação Astrojildo Pereira, dirige a coleção Brasil & Itália. Traduz autores de orientação marxista ou do campo humanista, como o próprio Norberto Bobbio, Primo Levi, Silvio Pons e Giuseppe Vacca. Colabora, entre outros veículos, na revista Política democrática e no Estado de S. Paulo. Desde 1998, edita o site Gramsci e o Brasil (www.gramsci.org).  

Ficha técnica:
Autor: Norberto Bobbio
Tradução: Luiz Sérgio Henriques
Páginas: 208
Tamanho: 14x21cm
ISBN: 978-85-7283-992-1
Preço: R$ 49,00

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários