'Gritos', da companhia Dos à Deux, une poesia, dança e artes plásticas

DO TEXTO:

O espetáculo fala de amor a partir de três poemas revelados por meio de gestos metafóricos sempre sutis e minuciosos

Paulo Lannes

O amor é o tema central em “Gritos”, espetáculo da companhia franco-brasileira Dos à Deux que estreia nesta quarta-feira (8/2) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Dirigida por André Curti e Artur Luanda Ribeiro (fundadores da companhia), a peça gira em torno de três poemas revelados por meio de gestos metafóricos sempre sutis e minuciosos.

“Gritos” diz respeito àqueles que são invisíveis para a sociedade e querem gritar a dor do preconceito expresso em suas várias formas. No primeiro poema, Louise revela o turbilhão de preconceitos que sofre por ser mulher e ter nascida no corpo de um homem.


O surrealismo marca presença no segundo e no terceiro grito. Em um, a cabeça de um homem revela estar separada de seu corpo, presa em uma gaiola. No outro, uma mulher vestida de preto revela, aos poucos, sua beleza enquanto o som de bombas explodindo marcam seus movimentos.Para a produção da peça, a dupla de atores, o brasileiro Bruno Dante e a marionetista russa Natacha Belova tiveram partes de seus corpos (cabeça, mãos, pés e braços) esculpidos em gesso e os materiais foram transformados em objetos cênicos.


“Ao longo da criação, na pesquisa de formas animadas, nós fomos dando vida ao invisível dos corpos, aos poucos. Como se a vida tivesse arrancado um pedaço desses personagens, nos obrigando a dar poesia e intenção a objetos que se tornaram corpos, e corpos que se tornaram objetos”, explica André.A peça já ganhou o Prêmio Cesgranrio de Teatro nas categorias melhor cenário e melhor iluminação. Além disso, o espetáculo recebeu indicação em prêmios como Shell, APTR e Botequim Cultural .


“Gritos”
De 8/2 (quarta) até 4/3 (sábado), às 20h — dia 5/3 (domingo), às 17h e 20h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2; 3108-7630). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria do CCBB e no site Up Ingressos. Não recomendado para menores de 14 anos.

http://www.metropoles.com/entretenimento/teatro/gritos-da-companhia-dos-a-deux-une-poesia-danca-e-artes-plasticas
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Gritos", espetáculo da companhia Dos à Deux


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários