Carlos do Carmo será homenageado no Funchal

DO TEXTO:

  Carlos do Carmo ao vivo

Em Maio o fadista será homenageado no Funchal e vai subir ao palco para cantar uma canção

Carlos do Carmo estará no Funchal no dia 21 de Maio para participar no tributo promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) em parceria com o Conselho de Cultura desta instituição de ensino superior. O fadista é o primeiro a ser homenageado em vida, depois de terem sido recordados Zeca Afonso, Max, Amália Rodrigues e António Variações nas quatro edições anteriores. Carlos do Carmo vai subir ao palco.

Foi em 2013 que a AAUMa e o Conselho de Cultura da Universidade da Madeira se juntaram para criar esta iniciativa anual, um tributo a um artista português de comprovado mérito, unindo em nome da música estudantes e antigos estudantes e seus projectos artísticos. Nesta quinta edição não será diferente. Participam Tiago Silva, os Emperium, o grupo de fados de Coimbra Fatum e o Fado Funcho, estando garantida a apresentação de reportório de Carlos do Carmo em formato mais tradicional e também em novas abordagens. O espectáculo terá início pelas 21 horas no Teatro Baltazar Dias.

Carlos do Carmo é um dos nomes maiores do fado, para muitos a versão masculina de Amália Rodrigues. Tem imensa discografia editada, perdeu-se já a conta dos inúmeros espectáculos que deu em salas de referência no país e no estrangeiro. O reconhecimento internacional chegou e em grande. Tornou-se o primeiro português a ganhar um Grammy, o maior e mais prestigiado prémio da indústria discográfica, na categoria Lifetime Achievement pela carreira do cantor, actualmente com 77 anos e mais de 50 de palco.

Filho da fadista Lucília do Carmo, Carlos fez um curso superior de hotelaria na Suíça, e só em 1963 se dedicou à actividade artística. Tudo começou com ‘Loucura’, fado que gravou num EP de Mário Simões. O sucesso foi tão grande, que não mais deixou de cantar e gravar. ‘Carlos do Carmo com Orquestra de Joaquim Luiz Gomes’ foi a primeira gravação em nome próprio, um EP lançado em 1964. O disco surgiu em 1969 ‘O Fado de Carlos do Carmo’. Nos muitos que gravou depois deste, destaque para ‘Um Homem na Cidade’. Ficou conhecido por fados como o que deu ao nome ao disco, ‘O Cacilheiro’, ‘Fado do Campo Grande’, ‘O Amarelo da Carris’ e ‘O Homem das Castanhas’, entre outros. Com a canção ‘Uma Flor de Verde Pinho’ defendeu as cores de Portugal no Festival Eurovisão da Canção. ‘Estrela da Tarde’, ‘No teu Poema’ e ‘Lisboa, Menina e Moça’ são outros temas conhecidos na voz do fadista, que lançou em 2015 o disco ‘Um Homem no Mundo’ e já em 2016 fez chegar ao público ‘Fado Em Tom Maior’, um disco onde recorda a mãe e partilha com Lucília Do Carmo.

Nesta deslocação à Madeira, o fadista vai presentear o público com um tema. Carlos do Carmo sobe ao palco no final do espectáculo para cantar uma das suas composições mais emblemáticas da carreira, ao lado dos estudantes.

Carlos do Carmo chegou a ser anunciado para um concerto na Madeira em Abril de 2015, mas acabou por não se concretizar. Agora, os madeirenses terão oportunidade de ouvir o cantor ao vivo, embora certamente vá saber a pouco.

Os bilhetes para o concerto custam 10 euros, serão colocados à venda em Abril. A bilheteira do espectáculo, à semelhança do que aconteceu nos tributos anteriores, reverterá para a AAUMa, para financiar os programas de apoio aos estudantes da Universidade da Madeira, como a Bolsa de Alimentação e a Bolsa Escolar.

in-http://www.dnoticias.pt
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários