Artistas inauguram série sobre literatura e artes plásticas

DO TEXTO:
   
Danilo Passarini demonstra a arte realista em suas obras, e Sergio Vicente Motta escreve sobre elas

  Francine Moreno

Parece foto tratada em photoshop, mas é pura tinta óleo. Nas telas do artista plástico Danilo Passarini, homens e mulheres pintados com pincel parecem capturados por máquina fotográfica de última geração. O hiper-realismo das 14 obras de arte poderá ser visto a partir desta quinta-feira, 9, numa nova exposição no espaço cultural do Iguatemi. O público irá conferir obras que chamam atenção pela perfeição dos detalhes, como fios de cabelo e olhares e expressões marcantes.

No local, este mesmo público poderá ler um texto assinado pelo professor de literatura brasileira Sérgio Vicente Motta, que trabalhou por 30 anos na Unesp de Rio Preto, sobre o trabalho de Passarini. A exposição marca a abertura de uma série inédita de mostras que integram artes plásticas e literatura. Batizada de Namoro com a Literatura, a iniciativa apresentará no decorrer do ano 16 exposições, sendo 14 individuais e duas coletivas, com obras de artistas plásticos e textos de integrantes da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (ARLC).

Cada escritor irá desenvolver um texto que dialogará com as obras e exposições, de acordo com sua percepção. A série de exposições, resultado de uma parceria entre o Núcleo de Economia Criativa da Acirp e a ARLC, tem coordenação da artista plástica Norma Vilar. Participam do projeto os artistas plásticos Marcelo Lopes, Reasilvia Toscano, Victor Fogaça, Danila Pinheiro, Alain Monteiro, Eduardo Bittencourt, Newton Malvezzi, Mara Chiavegatti, Lézio Junior, Danilo Passarini, Romildo Cardozo, Germana Zanetti, Regina Cheida, Norma Vilar, Dino Vizotto e Maria Helena Curti.

Na área de literatura foram convidado escritores, pesquisadores, poetas, historiadores, romancistas, cineastas, tradutores, cronistas e críticos de arte. A lista traz Alberto Bianchi, Nadia Puig, Antonio Carlos Del Nero, Domingo Braile, Cecilia Demian, Aguinaldo Gonçalves, Vera Milanesi, Rosalie Gallo, Sérgio Vicente Motta, Wilson Romano Calil, José Baltazar Jacob, Arif Cais, Durval Noronha, Waldner Lui e Lelé Arantes. Norma Vilar conta que idealizou o projeto após assumir a 14ª cadeira da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, em 12 de dezembro de 2016. 

“Quis montar um projeto que envolvesse os artistas plásticos e os intelectuais de Rio Preto, e o resultado ficou fantástico. De 16 exposições agendas, duas serão coletivas. A primeira, no primeiro semestre, terá artistas renomados, e a segunda, no segundo semestre, terá artistas contemporâneos de fora do Brasil. Mas não posso contar os nomes ainda.” Norma vai encerrar a série com exposição de suas obras e texto assinado por Rosalie Gallo. A artista conta que a série, na sequência, terá possíveis desdobramentos.

“Queremos lançar um anuário com obras dos artistas e textos dos escritores. Precisamos documentar a iniciativa e ter este material impresso”, afirma Norma, que desde 2013 faz a ponte entre os artistas plásticos, o Núcleo de Economia Criativa da Acirp e o Iguatemi. Também poderá ser feito um leilão de artes. Para ela, a série Namoro com a Literatura será uma vitrine para divulgação dos artistas e escritores participantes e também um presente para os visitantes. “Eles poderão fazer uma leitura da obra de arte baseada em textos de nomes como o crítico de arte e professor Aguinaldo Gonçalves.”

Norma também celebra a série como uma forma de fomentar a produção cultural. “É muito bom poder dar espaço para os artistas (pintores, escultores, caricaturistas e desenhistas; figurativos e não figurativos) exporem seus trabalhos de forma digna e ainda somar com a literatura.” A escolha do artista plástico Danilo Passarini para abrir a série se deu pelo seu domínio técnico, segundo Norma. “É um tipo de trabalho que quase não se vê. É puro realismo.” Ela conta que, por intermediar as atividades, muitos artistas a procuram e ela vai arquivando. “Chegou a hora do Danilo. O trabalho dele é muito bom.” Já a escolha de Sérgio Motta foi espontânea. “Deixamos em aberto para os participantes se manifestarem. E houve uma identificação entre os dois.”

Serviço:

Namoro com a Literatura. Abertura da série nesta quinta-feira, 9. Exposição até 22 de fevereiro, no espaço cultural Iguatemi. Gratuito. Informações: (17) 3228-0000

‘São artes que se complementam’

Com apenas dois anos de carreira nas artes plásticas, Danilo Passarini cria seu trabalho com movimentos delicados e detalha até as pintas do rosto das pessoas retratadas. Ele, que tem 32 anos, abandonou a carreira de bancário para se dedicar ao hiper-realismo. Autodidata, ele abusa das cores, da precisão e dos detalhes para produzir as obras. Está será a primeira vez que ele participa de uma exposição. “Estou ansioso e com muita expectativa. Artes plásticas e literatura têm tudo a ver uma com a outra. São artes que se complementam”, diz.

O professor de literatura brasileira Sérgio Vicente Motta tem 65 anos, ministrou aulas durante 30 anos na Unesp e ocupa a cadeira 21 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. Ele, que faz críticas literárias e sobre outras artes, também é artista plástico e vai reaparecer na série em setembro - na ocasião, vai dividir a cena com o professor Aguinaldo Gonçalves, que será responsável pelo texto. Para a exposição que será lançada nesta quinta-feira, Motta conta que produziu um texto que fala sobre o realismo. “As obras criam uma ilusão e reforçam a técnica do artista, sua habilidade. É uma produção muito demorada, muito real e que causa impacto no público. A mostra, que une literatura e artes plásticas, vai gerar uma boa repercussão”, acredita.

In
diariodaregiao.com.br
http://www.diariodaregiao.com.br/cultura/artesvisuais/artistas-inauguram-s%C3%A9rie-sobre-literatura-e-artes-pl%C3%A1sticas-1.669463

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários