Álbum explora rico imaginário de garota solitária

Imagens impactantes lembram paisagens de sonho e convidam à imaginação


Por Derbson Frota
http://www.portaldosjornalistas.com.br/perfil.aspx?id=13530
Portal Splish Splash

Cleo sente-se como um peixe fora d’água, sem lugar no mundo. Embora seja apenas uma garota, está sempre sozinha e sofre com a sobrecarga das exigências externas. Para piorar, seus óculos são alvo de piada na escola.

Por isso, um dia ela resolve embarcar num veleiro rumo ao horizonte infinito. Lá a paisagem é bela e alegre de dia; de noite, as estrelas podem ser recolhidas e guardadas, pois trazem sorte. Tanta sorte que Cleo até encontrará um companheiro de jornada além de Amadeus, seu gato. Juntos, eles farão coisas incríveis como dormir em nuvens macias, combater monstros marinhos, conhecer a gruta das sereias, ganhando força para enfrentar o mundo inteiro.

Nesse álbum sobre solidão infantil, a superação de problemas se dá via fantasia e amizade — solução de conflito típica da literatura infantil e que aqui ganha força nas ilustrações sofisticadas da jovem Sassafras De Bruyn. Feitas em aquarela, elas criam um efeito impactante na reunião de elementos surreais, na perspectiva opressiva ou de amplitude, no uso das cores e nos criativos cenários fantasiosos, reverberando os sentimentos de Cleo com sutileza e emoção.

Além de ampliar a percepção estética, a obra estimula a criatividade e favorece a imaginação. Para completar, propicia boas reflexões sobre bullying, sobrecarga de atividades e angústia infantil — assuntos atuais e sempre importantes de se abordar com as crianças.

Ficha técnica:
Coleção: Tatu-Bola
ISBN: 978-85-418-1602-1
Formato: 20,5 x 28 cm
Páginas: 32
Preço: R$ 42,00
Indicação etária: a partir de 6 anos

Sobre a autora e ilustradora: Sassafras De Bruyn nasceu na Bélgica, em 1990. Formou-se em Artes na Academia Sin Lucas da Antuérpia, trabalha com ilustração e design e faz parte do grupo teatral infantil Kopergietery. Apaixonada por fotografias, gatos e ficção científica, gosta de inserir em suas ilustrações elementos misteriosos e surreais, como os que compõem os sonhos. Cleo é seu primeiro livro como autora e ilustradora.

Sobre a editora: A SM faz parte de um grande grupo liderado pela Fundação SM, que atua em dez países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana) e é referência em educação em todos eles. No Brasil desde 2004, possui um catálogo ativo de quase trezentos livros de literatura e informativos infantis e juvenis.

Sobre a coleção: Voltados para leitores iniciantes, em processo e fluentes, os álbuns ilustrados da Tatu-Bola — assinados por grandes nomes do Brasil e do mundo — promovem um diálogo complexo entre texto e imagem. A contraposição entre o verbal e o icônico abre múltiplos caminhos interpretativos, em que imagem e palavra nem sempre dizem a mesma coisa, fazendo desses álbuns valiosos instrumentos na formação leitora.
Derbson Frota

Sobre o autor

Derbson Frota - Professor, blogueiro, jornalista, radialista, cordelista e wikipedista, é graduado em História e especialista em Mídias na Educação e em Informática e Comunicação na Educação. Redator do Portal Splish Splash desde 2014. Leia Mais sobre o autor...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário