A VIDA EM DOIS TEMPOS


Relato tocante – de fácil leitura – de uma filha que revela sua intimidade e
dedicação ao cuidar de sua mãe, vítima de um AVC,
graças a sua especialização na área de Psicologia do Desenvolvimento 



Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Seja qual for a gravidade de um acidente vascular cerebral (AVC), ele sempre irá mudar drasticamente a vida e o núcleo familiar de quem sofreu um AVC e de todos que, de uma forma ou de outra, participam de sua vida.

A rotina de  Angela Maria Cibiac Fernandes, sofreu um revés considerável quando, em 2006, sua mãe, uma mulher de 80 anos, totalmente independente e ativa, teve um AVC. 


Valendo-se de sua experiência de psicóloga e professora, disponibilizou-se rapidamente para assumir mais uma função, a de filha-cuidadora.

Seu incessante trabalho possibilitou escrever a obra A vida em dois tempos – Acidente vascular cerebral (All Print Editora, 168 p., R$ 40,00), que é o resultado de um estudo longitudinal em que ela acompanhou e registrou, por sete anos a experiência de estar próxima a uma pessoa acometida por um AVC.

Obra indicada para familiares, cuidadores e também para profissionais de saúde que convivem com a rotina de um paciente que sofreu um AVC


Angela Maria Cibiac 

O livro trata especificamente de um caso de AVC hemorrágico, em sua forma mais letal que, segundo os estudos, a incidência maior é em pessoas do sexo feminino. Nos dois dias em que antecederam ao AVC, a paciente, em foco, apresentava um quadro bem acentuado de hipertensão além sintomas de depressão.

A vida em dois tempos fala das emoções e dos sentimentos de quem sofreu o AVC e os da autora, evidenciando as alegrias, as tristezas, a indignação e as esperanças ininterruptas com o desenvolvimento – até onde a doença permite –, do lado saudável de sua mãe.

Evidencia também, alguns erros e deslizes cometidos por profissionais, familiares e pessoas próximas do paciente, que podem desanimá-lo ou piorar a sua situação, quando ele é tratado apenas como um organismo lesado ou um simples coitadinho e não como uma pessoa com direitos a serem respeitados e exaltados.

Por fim, é obra que trata também da eminência da morte de um ser amado e de seu posicionamento frente a essa finitude.

A intenção da autora, é que esta obra venha somar às demais escritas sobre o tema, porém, sob o ponto de vista de quem vive esta situação, sem temer expor a si mesma nem ao seu ente querido. “Essa exposição pública visa contribuir para minimizar sofrimentos e alavancar vidas de maior desenvolvimento saudável, dentro de um quadro de sequelas que podem ser mais ou menos graves”.

Angela Cibiac deixa claro, logo no primeiro capítulo, que a importância desta obra está no fato de ela expor aos familiares, cuidadores, profissionais e estudantes de diferentes áreas, como as coisas se tecem, tramam-se na materialidade do corpo considerando-o a grande possibilidade de expressão de todo o potencial do ser humano.

Sobre a autora: 



Angela Cibiac nasceu em novembro de 1952 na cidade do Rio de Janeiro. Aos 14 anos mudou-se para Minas Gerais, onde graduou-se em Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Psicologia na Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Mudou-se para Divinópopolis (MG) mantendo vínculo com Belo Horizonte por meio dos pós-graduação Mestrado na PUC e Doutorado na UFMG, tendo se dedicado aos estudos sobre o desenvolvimento humano em geral e História da Psicologia. Dedicou especial atenção aos processos de envelhecimento, em especial ao envelhecimento saudável, lecionando por vários anos a disciplina Psicologia Gerontológica. 


Título: A VIDA EM DOIS TEMPOS – Acidente Vascular Cerebral 
Autora: ANGELA CIBIAC    
Editora: ALL PRINT  
Páginas / Preço: 168 / R$ 40,00 
Público alvo: Familiares, cuidadores e profissionais de saúde que convivem com a rotina de alguém que teve um AVC

Mais informações:
Guilherme Loureiro MTb 16.421/SP
G. L. Assessoria de Imprensa
Imprensa / Editorial / Ag. Literário
11 2291-5452 / 11 99133-4453
Rua Dr. Clementino, 250 / 111
03059-030 – São Paulo – SP
guilhermeloureiro.imprensa@gmail.com
guilhermeloureiro.imprensa@uol.com.br

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e Administradora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário