A Lisboa de Carrilho da Graça em exposição no Brasil

DO TEXTO:

Os projectos do arquitecto português para a capital portuguesa podem ser vistos a partir de 1 de Fevereiro, no Museu da Casa Brasileira de São Paulo

Ágata Xavier

O modo como o arquitecto português Carrilho da Graça olha para o meio que aborda, sobretudo Lisboa, é o tema da exposição que inaugura a 1 de Fevereiro, no Museu da Casa Brasileira de São Paulo (MCB), Brasil, pelas 19h30.

"A exposição mostra o trabalho do arquitecto João Luís Carrilho da Graça e sua peculiaridade de priorizar o território e a topografia como o suporte de suas obras. Mais que um recorte de localidade ou de cronologia, as obras seleccionadas mostram como o arquitecto pensa seus projectos a partir de sua teoria do território", explica o Museu.

Do terreiro do Paço a Santa Apolónia (Fotografia de Tiago Casanova)

Com curadoria de Marta Sequeira e Susana Rato, Carrilho da Graça: Lisboa foi apresentada primeiro na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, entre Setembro de 2015 e Fevereiro de 2016, e no Museu de Arquitectura Leopoldo Rother, em Bogotá, entre Outubro e Dezembro de 2016, e revela projectos do arquitecto para a cidade na qual trabalha há mais de 30 anos.

"Reforçando sua vocação e tradição na abordagem de assuntos ligados à arquitectura e ao urbanismo, o Museu, ao apresentar a obra de Carrilho da Graça, destaca a conexão intrínseca entre o projecto do edifício e a paisagem urbana" - Giancarlo Latorraca - Arquiteto e diretor técnico do MCB

Depois de São Paulo, onde fica até 19 de Março, a mostra será exibida no Museu Marítimo de Barcelona a partir de 28 de Fevereiro (onde ficará até 30 de Abril), seguindo para a École Nationale Supérieure de Paris Val de Seine, em França, para ser vista entre 24 de Maio e 24 de Junho. 


João Carrilho da Graça, de 63 anos, nasceu em Portalegre e é o responsável pela Escola Superior de Comunicação Social, pelo Museu do Oriente, pela musealização arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge e pela Escola de Música da Escola Politécnica. Em 2008 recebeu o Prémio Pessoa.

In
ww2
http://ww2.sabado.pt/cultura_gps/artes_plasticas/detalhe/a_lisboa_de_carrilho_da_graca_em_exposicao_no_brasil.html


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários