Portugal no seu coração – Há fadista!

DO TEXTO:



Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9
Na primeira vez em que fui ao Consulado de Portugal no Rio de Janeiro tive o privilégio de ter sido recebido no gabinete da Vice-Cônsul, Drª. Maria José. Mantivemos um diálogo interessante, tendo ela me revelado aspectos interessantes. Primeiro que, em Lisboa, seu pai era um assíduo leitor do jornal A Bola por onde passei vinte anos e que foi uma ponte significativa da minha carreira que atinge 53 anos no próximo dia 10 de março. Depois, na sequência, e em relação a artistas brasileiros, que a Fafá de Belém estava na vanguarda em termos de visitas a Portugal, até porque, como é sabido, tem uma casa no nosso país, creio que em Cascais.
Curiosamente, em 1997, por aí, acompanhei Fafá de Belém numa viagem para a ilha do Pico e em que foi cabeça-de-cartaz das festas de Santa Maria Madalena. Fafá com aquele sorriso bonito que sempre transporta para os palcos e não só.
Sou um dos muitos fãs da Fafá de Belém, pela sua voz inconfundível e um repertório que é do inteiro agrado, mas, também, em função dos factos a que anteriormente me referi.
Hoje, sou presenteado pelo nosso Portal Luso – Brasileiro Splish Splash de que Fafá de Belém esteve em Alfama (um dos maiores bairros dos fadistas) no Clube de Fado, convidada para um jantar e que acabaria mesmo por cantar o fado, irradiando o seu humor e a boa disposição que sempre a tem caracterizado. Foi assim que também conheci Fafá de Belém na citada viagem e durante o enorme show que deu na Vila da Madalena (ilha do Pico).
Voltando à sua presença na Casa do Fado, se eu lá estivesse teria me levantado da cadeira e lançado aquela frase que é tão peculiar nas casas de fado (e em outros locais onde o fado se apresenta): Há fadista!
E, depois de ouvir o vídeo, bati palmas e a frase saiu empolgada: Fafá há fadista! Volta sempre às casas do fado em Lisboa. De Cascais até ao Bairro Alto é uma distância curta.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários