Babaçu e outros 12 produtos têm direito a desconto no Pronaf este mês

DO TEXTO:

Armindo Guimarães
Portal Splish Splash

Treze produtos receberão, em janeiro, bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para abatimento em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf). A lista com as culturas beneficiadas foi publicada nesta terça-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), pela Secretaria Especial de Agricultura familiar e do Desenvolvimento Agrário.

A portaria indica os produtos que, em dezembro, tiveram preço de mercado abaixo do mínimo algumas regiões do país e, por isso, têm direito ao bônus. São eles: açaí (fruto), babaçu (amêndoa), batata, borracha natural (heveicultura), cacau (amêndoa), cara/inhame, cebola, leite, manga, raiz de mandioca, sorgo, trigo e triticale.

A cultura com o maior bônus este mês é o babaçu amêndoa, com 68%, para o Ceará. Os preços de mercado referem-se ao mês de dezembro de 2016. O período de validade do bônus é de 10 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017.

O desconto é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir de levantamento, nas principais praças de comercialização, dos produtos da agricultura familiar que integram a PGPAF. Aqueles com preço de mercado abaixo do mínimo estabelecido pelo governo federal recebem um bônus equivalente à diferença, para abatimento em parcelas do Pronaf.

Confira, aqui, a portaria nº 19 de 9 de kjaneiro de 2017, com a lista completa dos produtos com direito a bônus de desconto em janeiro.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários