Arquiteto Mike Reynolds ministra palestras sobre arquitetura ‘Earthship’ em Ribeirão Preto


Evento inédito no Brasil será nos dias 23 e 24 de março; profissional desenvolverá a 1ª Vila Sustentável Earthship na cidade que proporcionará moradia e dignidade a 54 moradores vindos da luta antimanicomial e de outros grupos que estão em vulnerabilidade social

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Ribeirão Preto (SP) será a capital mundial da arquitetura sustentável nos dias 23 e 24 de março. No período, a cidade irá sediar um ciclo de palestras que terá a presença do arquiteto norte americano Mike Reynolds famoso mundialmente pela concepção de arquitetura ‘Earthship’ – construções sustentáveis com a reutilização e utilização de materiais não convencionais em suas obras e que aproveita a energia do sol e dos ventos e realiza captação da água das chuvas e emprega uma horta como célula botânica na limpeza das águas usadas.  Conhecido como “papa" da arquitetura sustentável, Reynolds já encabeçou diversas construções que respeitam o meio ambiente em todo o mundo, entre elas, a primeira escola sustentável da América Latina, desenvolvida de janeiro a março de 2016, em Jaureguiberry, no Uruguai.

Durante o encontro o arquiteto abordará a história da ‘Earthship’ e os seis princípios que a regem: a coleta e o armazenamento de água da chuva, tratamento de esgoto, uso de energias renováveis e de massa térmica para aquecer e resfriar o ambiente, de materiais reciclados e produção de comida. As experiências vivenciadas em diferentes lugares do mundo em seus 45 anos de profissão e o desenvolvimento de técnicas ambientais também estarão em pauta.

Segundo a arquiteta Fátima Souza, uma das organizadoras do evento e integrante da equipe que construiu a escola de Jaureguiberry, o seminário será uma excelente oportunidade para profissionais e estudantes de Arquitetura e áreas afins aprenderem sobre as obras ‘Earthship’. “As estruturas criadas pelo ​arquiteto Mike Reynolds aproveitam materiais que seriam descartados, como latas de alumínio, garrafas plásticas, pneus usados, além de itens naturais como madeira e terra. Os espaços produzidos mantêm a temperatura ambiente e o funcionamento é independente de energia e água ​de redes externas. Outro destaque, é a produção de alimentos por meio dascélulas botânicas que limpam toda a água utilizada na casa e depois é devolvida à natureza, sem poluentes”, explica.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.palestramikereynolds.com.br/home/ e dúvidas e informações pelos telefones: (16) 9 8155-7451, 9 8117-1170, 9 9730-1170 e pelo e-mail: contato@palestramikereynolds.com.br.
Fátima ressalta que Reynolds é capaz de adaptar o design ‘Earthship’ e técnicas de construção a qualquer clima no mundo.

Vila Sustentável Earthship


Além do ciclo de palestras Mike Reynolds desenvolverá o projeto de construção da 1ª Vila Sustentável Earthship em Ribeirão Preto (SP), que tem como objetivo dar moradia e dignidade a 54 moradores vindos da luta antimanicomial e de outros grupos em vulnerabilidade social.

Fátima conta que a ação tem como propósito abrir novas portas para a economia e a sustentabilidade da cidade.  "Principalmente quando se trata da correta destinação do lixo que está em vias de comprometer o Aquífero Guarani, manancial de água doce que abastece o nosso município", finaliza.

Serviço

Ciclo de palestras Mike Reynolds
Data: dias 23 e 24 de março (quinta e sexta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Stream Palace Hotel (rua General Osório, 850, Centro, Ribeirão Preto – SP)
Inscrições e informações: (16) 9 8155-7451, 9 8117-1170, 9 9730-1170, pelo site: http://www.palestramikereynolds.com.br/home/ ou pelo e-mail: contato@palestramikereynolds.com.br

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e Administradora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário