Quartas Brasileiras recebe Renato & Seus Blue Caps

DO TEXTO:
Em dezembro o projeto “Quartas Brasileiras”, será excepcionalmente domingo dia 18 às 17h e às 19h30 com o grupo Renato & Seus Blue Caps no tradicional palco do Imperator – Centro Cultural João Nogueira.


Armindo Guimarães

Para fechar a temporada de 2016 com chave de ouro o “Quartas Brasileiras”, convidou o grupo para fazer uma tarde de domingo especial e dedicada a Jovem Guarda.

Tudo não passava de uma brincadeira. No ano de 1959, os irmãos Barros e seus amigos se reuniam para participar das festas no bairro da Piedade, RJ, onde moravam. Faziam mímica (dublagem) dos grupos e cantores americanos de sucesso na época. E foi assim, fazendo mímica, que o grupo se apresentou pela primeira vez no programa “Hoje é dia de rock”, da rádio Mayrink Veiga, com o nome de “Bacaninhas do rock. da Piedade”. A apresentação foi um fracasso, e ganharam muitas vaias.

Já no ano de 1960, Renato resolveu fazer nova inscrição para o programa, dessa vez concorreria ao ROCK AO VIVO, ou seja, tocando e cantando de verdade.

Jair de Taumaturgo, diretor do programa, não aceitou a inscrição com o nome “Bacaninhas do rock da Piedade”, perguntando seu nome, sugeriu que colocasse “Renato e seus Blue Caps”. Com esse nome o grupo se apresentou, ganhou o 1º lugar e como prêmio, o convite para participar do programa do Chacrinha na Tv Tupi. Durante o programa receberam a proposta para gravar um LP na gravadora Copacabana.

Em 1964, assinaram contrato com a CBS, e gravaram primeiro um compacto duplo, e logo em seguida o LP “Viva a juventude”. Esse LP ficou entre os mais vendidos durante meses.

Em função do grande sucesso da música “Menina Linda”, o grupo foi convidado pelo empresário Marcos Lázaro, para participar do programa JOVEM GUARDA. Assinou contrato com a TV Record, e fazia além do programa, toda a linha de shows da emissora.

A banda já teve várias formações, mas na atual dois integrantes estão desde o início, são eles:

- Renato Barros: idealizador e criador da banda. Guitarrista, vocalista e compositor de vários Hits da MPB com inúmeras regravações até os dias de hoje;

- Cid Chaves: entrou em 1964, quando o grupo foi contratado pela CBS, tocando saxofone. Nunca mais saiu da banda, sendo hoje, um dos vocalistas.

Completando a formação atual temos:

- Darci Velasco: natural do Rio Grande do Sul está 23 anos no grupo, sendo o tecladista;
- Amadeu Signorelli: natural do Rio de Janeiro permanece 21 anos no grupo como baixista.
- Gelsinho Morais natural do Rio de Janeiro foi o último a se juntar a esta nova formação como baterista.

Desde o início da carreira até o dia de hoje a banda nunca parou de atuar, sendo por esse motivo considerada por pesquisadores, a banda de rock mais antiga do mundo em atividade.

A banda tem como prioridade absoluta, atender aos inúmeros convites para shows em todo Brasil.

Sobre o projeto Quartas Brasileiras

Pelo palco do Quartas Brasileiras, já passaram grandes nomes da nossa música como Zezé Motta, Áurea Martins, Danilo Caymmi, Golden Boys, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Ivan Lins, Eduardo Dussek, The Fevers, Maurício Mattar, Moacyr Franco, Leny Andrade e Miele. Aliás, essa dupla – formada pela cantora e pelo saudoso showman – fez tanto sucesso que retornou à casa duas vezes com ingressos esgotados.  "Quero parabenizar ao Imperator por esse projeto maravilhoso em que tive a honra de me apresentar por três vezes com o meu eterno parceiro Luiz Carlos Miele. Projetos como o Quartas Brasileiras nos motivam a continuar nos apresentando com tanta dignidade!  Com o esse projeto, o Imperator prova, com números, que o povo precisa da verdadeira cultura musical e não de movimentos que passam rapidamente", exalta Leny.

A curadoria do projeto é de Fernanda Santos e Flávio Loureiro, que estão felizes com a missão cumprida.  "O grande medidor do projeto é o balcão da bilheteria. Lá ficamos escutando o que estão querendo os espectadores. Eles dão sugestões de artistas, pedem para comprar os ingressos com mais antecedência, reivindicam uma segunda sessão ou mesmo um bis de uma atração que já se apresentou na casa. Foi ouvindo o público que pleiteamos junto ao Imperator liberar as vendas dos ingressos para todos os shows com bastante antecedência!", explica a produtora Fernanda Santos.

Serviço

Projeto Quartas Brasileiras - Renato & Seus Blue Caps
Dia: 18 de dezembro (domingo)
Horário: 17h
Sessão Extra - 19h30
Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Endereço: Rua Dias da Cruz 170, Méier. Tel: 2597-3897
Ingressos: Plateia Inferior e Balcão: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Lotação da casa: 724
Classificação etária: Livre


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários