Festival de Amizade de São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde e Brasil

DO TEXTO:

Sons de Angola e Brasil em São Tomé e Príncipe

Roque Silva

A primeira edição do Festival de Amizade de São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde reúne as sonoridades e ritmos da música contemporânea dos três países africanos e do Brasil num concerto marcado para o dia 17 de Dezembro, no Estádio Nacional 12 de Julho, na capital são-tomense.

Johnny Ramos, Yola Semedo, Os Calema, Bruna Lee, Mano Fofucho, Ângelo Mendes, Weyda Múmia e Sócio De La Vega são figuras de cartaz num festival que assinala a parceria entre as produtoras que realizam os concursos Music Awards em Angola e São Tomé e Príncipe.

Kataleya é a cantora convidada para representar o Brasil num espectáculo marcado pela diversidade rítmica e de géneros musicais de países que partilham a mesma língua.


A organização do festival espera atrair, no futuro, outros músicos de países de língua portuguesa. Esta possibilidade carece de acordos entre produtoras do ramo de espectáculos.

“Está programado um espectáculo diferente, durante o qual os artistas têm tempo de palco suficiente para mostrarem o seu talento”, disse ao Jornal de Angola o coordenador-geral da organização do evento Angola Music Awards (AMA).

Daniel Mendes referiu que o projecto resulta dos esforços feitos para a divulgação da cultura e da música feita nos países africanos de língua oficial portuguesa.

O Festival de Amizade foi apresentado oficialmente no dia 9, em São Tomé e Príncipe e anteontem, em Luanda.

O director do Instituto da Juventude São-Tomense, Josino da Veiga, realçou na ocasião a intenção da organização do festival em apoiar a música dos países representados, dando como exemplo o cantor local Sócio De La Vega, “que, apesar de ainda não ter participado nos STP Music Awards, representa o futuro da música” [em São Tomé e Príncipe].

A produção do festival está a cargo do Grupo MENER, responsável pela organização do  Angola Music Awards (AMA), e do Organizer Eventos, pelo São Tomé e Príncipe Music Awards (STPMA), em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos e Instituto da Juventude de São Tomé e Príncipe.
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários