Pedro Mestre vence prémio Carlos Paredes

DO TEXTO:

Pedro Mestre vence prémio Carlos Paredes

Cerimónia de entrega de prémios decorre este ano.

O músico Pedro Mestre foi o vencedor deste ano da edição do prémio Carlos Paredes, instituído pela Câmara de Vila Franca de Xira. A obra vencedora foi “Campaniça do Despique”, de Pedro Mestre, que foi eleito pelo júri como um dos trabalhos mais interessantes a concurso. Sucede ao disco “Matéria”, dos Lisboa String Trio, que venceram o ano passado.

Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete, em Castro Verde, e tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo vários projectos nesta área enquanto cantor, tocador e construtor de viola campaniça, instrumento que aprendeu a tocar com os mestres Manuel Bento e Francisco António.

A viola campaniça, por vezes também chamada de viola alentejana, é um instrumento usado para acompanhar os cantares à desgarrada, é a maior das violas portuguesas e possui cinco ordens de cordas, tocada de dedilhado apenas com o polegar, sendo que as cordas mais graves são geralmente tocadas soltas.

O prémio Carlos Paredes reporta a trabalhos discográficos cuja edição tenha tido lugar em 2015 e foi atribuído por um júri constituído por Vitorino Salomé, Pedro Campos, Ruben de Carvalho e Carlos Alberto Moniz, que analisaram 20 candidaturas. A cerimónia pública oficial de entrega do galardão será ainda anunciada pelo município mas sabe-se que terá lugar ainda este ano.

O primeiro vencedor do prémio foi Bernardo Sassetti, com o seu álbum “Nocturno”, em 2003. seguiram-se outros vencedores como Ricardo Rocha, Mário Laginha, Pedro Jóia, Ricardo Rocha, Rão Kyao, Carminho e Pedro Caldeira Cabral.

              

in-http://omirante.pt
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários