'O Douro à Volta do Mundo' está em exposição em São Paulo

DO TEXTO:
 Rio Douro-Porto-Portugal (Foto de Armindo Guimarães)

Museu do Douro expõe no Brasil "o melhor" da mais antiga região

O Museu do Douro (MD) inaugura na sexta-feira, na Casa de Portugal de São Paulo, no Brasil, uma exposição de 25 fotografias que faz uma homenagem às pessoas e às paisagens durienses.

 
POR LUSA

Esta exposição de fotografias do MD, sediado em Peso da Régua, no distrito de Vila Real, insere-se na iniciativa "O Douro à Volta do Mundo -- Magellan World", que está a ser promovida pela Associação dos Empresários Turismos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).

O diretor do MD, Fernando Seara, afirmou hoje à agência Lusa que a "exposição é uma homenagem às pessoas e às paisagens durienses".

Cruzeiro no Rio Douro - Porto/Peso da Régua. (Foto de Armindo Guimarães)

"Ao trazer para a Casa de Portugal em São Paulo o melhor que temos no Douro, não só estamos a promover a região como estamos a homenagear quem construiu e quem mantém este território único", frisou.

Cruzeiro no Rio Douro - Porto/Peso da Régua. (Foto de Armindo Guimarães)

A exposição é composta por uma seleção de 25 peças, com enfoque na paisagem e património da Região Demarcada do Douro, que, "de uma forma muito simples, pretende mostrar o significado da 'Terra' como um dos mais sólidos e perenes valores sociais e culturais de uma comunidade".

Cruzeiro no Rio Douro - Porto/Peso da Régua. (Foto de Armindo Guimarães)

Nestas fotografias revela-se o rio Douro, os barcos rabelos, os vinhedos e as cores que pintam as folhas das videiras no outono, o trabalho na agricultura, e até grandes eventos que se realizam no território e atraem milhares de pessoas, como a meia maratona do Douro e as corridas no circuito interacional de Vila Real.

Os  barcos rabelos (Foto de Armindo Guimarães)

Fernando Seara salientou que esta mostra reúne "vários autores que têm contribuído para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo durienses".

A exposição do Douro no Brasil insere-se também nas comemorações dos 81 anos da fundação da Casa de Portugal de São Paulo e estará patente ao público até 14 de novembro, partindo depois em itinerância pelas principais cidades dos estados brasileiros.

Cruzeiro no Rio Douro - Porto/Peso da Régua. (Foto de Armindo Guimarães)

No âmbito do "Magellan World", a AETUR está esta semana em São Paulo, Brasil, a realização várias ações de promoção de vinhos, turismo e cultura que visam atrair mais visitantes e mais investimento à região.

O projeto resulta de uma candidatura ao Programa Norte 2020 de cerca de 790 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 671 mil euros.

In
noticiasaominuto
---------------------------------------
Subindo o Rio Douro - Portugal 09-2011

POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Lindas fotos e o vídeo nos deixa a vontade de conhecer esse lindo rio. Maristela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maristela, eu sou fascinada pela magia do doce rio Douro, me encanta tamanha beleza, meu sonho é fazer esse Cruzeiro pelas suas águas e conhecer ao vivo todas as maravilhas que o nosso querido Armindo Guimarães nos mostra através de suas belíssimas fotos. Bjs

      Eliminar
    2. Querida Alba, acredite em seus sonhos. Eles alimentam nossas fantasias, muitas vezes tornando elas reais. Ainda verei aqui postagens tuas a navegar nessas águas Portuguesas. Bjs! Maristela

      Eliminar