“Amigos na Praça” encerra atividades culturais na Praça do Pomar, em clima de Halloween

DO TEXTO:
Dudu, o palhaço cientista
Foto: Guilherme Durão

SUCESSO DE PÚBLICO, O “AMIGOS NA PRAÇA” ENCERRA AS ATIVIDADES CULTURAIS, DIA 29, NA PRAÇA DO POMAR, EM CLIMA DE HALLOWEEN

Projeto promove troca de livros, contação de histórias e oficinas voltadas para as crianças e suas famílias durante as manhãs de sábado de outubro, com entrada franca

Redação Portal Splish Splash

Esta é a última oportunidade dos moradores da Barra da Tijuca, arredores e de toda a cidade participarem do  “Amigos na Praça”, projeto de ocupação cultural com programação voltada para a família, que encerra as atividades neste sábado, dia 29.  Aproveitando a data do Dia das Bruxas, o evento antecipa a tradicional "brincadeiras ou travessuras" do Halloween, na Praça do Pomar, das 9h às 14h, com entrada franca. Lembrando: Se chover forte, uma nova data será agendada.

Desde o dia 8 de outubro, o evento vem reunindo famílias animadas em participar do Sebinho -troca de livros para crianças e adultos - e de diversas atividades como oficinas de horta caseira, pipa, desenho e pintura, contação de história,  além de espetáculo com palhaços e música nas manhãs de sábado.  O projeto conta com o patrocinio  da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.  Nem o tempo ruim do último final de semana, dia 22, desanimou moradores e visitantes, que vieram de diversas partes da cidade para ver o Teatro de Fantoches Papa Vento e o Circo Macaco Prego.

A cada edição, o público surpreende os organizadores.  A ocupação da praça está ultrapassando as fronteiras, recebendo, inclusive, visitantes estrangeiros, caso da inglesa Naomi, de 42 anos, que está no país de passagem. “Gostei muito de evento. Lembra um pouco as praças lá de fora. A minha filha Ayla, de 2 anos, gostou da pintura. Achei o evento interessante por ser simultâneo, e, por isso, prende a atenção da criança. Confesso que também gostei da pintura. Já estou triste porque vou embora na semana que vem.”,  lamenta a enfermeira .

E o boca-boca vai crescendo em todos os lugares, e no mundo virtual a mobilização é grande. É o caso da Meirielli, de 40, que foi de Cascadura para  a Barra prestigiar o projeto. “Sempre tive vontade de conhecer esta praça. Ela é muito diferente! Tem até banheiro! Fico vasculhando os sites de programação infantil e crio grupo no  WhatsApp  em busca de dicas.  Nunca estive num evento gratuito tão organizado e com tantas propostas de diversão para a família. Pena que essas coisas não acontecem na  Zona Norte”, destaca a dona de casa.

Para o encerramento do “Amigos na Praça" no dia 29 de outubro, o clima vai ser de festa. A programação terá atividades ligadas ao tema Halloween. Dentro das comemorações do Dia das Bruxas, a produção pede que a garotada vá toda fantasiada.  Entrando no clima, será montada uma grande cama de gato estilizada com teia de aranha, além de oficinas de argila, brinquedos de sucata e máscaras feitas com Tetra Pak,(embalagens de cartonagem tipo longa vida).  A programação do evento contará também  com a oficina de estamparia artesanal de Cattia Capistrano e a apresentação de Dudu, o palhaço cientista.

A programação do "Amigos na Praça" começa às 9h, com o Sebinho, troca de livros (infantis e adultos), que tem sido bem procurada nas três últimas edições: enquanto os pais estreavam na conhecida atividade, as crianças aproveitavam o espaço e devoravam os livros, principalmente os gibis. Depois, entra em cena o grupo Gato Mia com oficinas variadas, como brinquedo de sucata, pipa e espaço para desenhar e para brincadeiras de antigamente: pular corda, brincar de elástico e cabra-cega.  Logo em seguida, é a vez do Instituto Moleque Mateiro abrir seu tapete verde para oferecer a oficina de horta caseira e ensinar noções de educação ambiental para os pequenos cultivadores. Depois é a vez da oficina de estamparia artesanal com a Cattia Capistrano. E o fechamento da manhã fica por conta das reflexões sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente feitas pelo Dudu, o Palhaço Cientista, em seu espetáculo.

Para a produtora e criadora do projeto, Christina Martins, a união faz a força. “A ocupação das praças é importante e tem que ser feita pelos moradores da região. Nós demos o primeiro passo com o 'Amigos na Praça', mas, se a vizinhança se organizar e buscar ajuda com os comerciantes locais, vai ficar mais fácil continuar”, explica a jornalista que começou o projeto há 12 anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico.

O início de tudo

O projeto "Amigos na Praça" foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico, por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes, Christina promoveu permuta de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização: as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. No site Amigas da Pracinha (www.amigasdapracinha.com.br), eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares.  Além do Sebinho e do site, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha, que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico, e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

“A proposta do 'Amigos na Praça' é levar o cidadão para cuidar e usufruir da praça, com segurança e atividades culturais, como se fazia antigamente” – afirma Christina.

SERVIÇO:

"Amigos na Praça"
Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) - Barra da Tijuca
Dia 29 de outubro – das 9h às 14h
Troca de livros, oficina de sucata, de horta caseira, recreação infantil
Para participar da troca de livros, é necessário levar exemplares em bom estado
Faixa etária – de 0 a 10 anos
Entrada Franca
Se chover, o evento será agendado em uma nova data
Produção pede: Venham todos fantasiados

Dia 29/10
9h - Sebinho (troca de livros)
10h - Gato Mia (oficina de sucata)
10h30 - Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)
11h30 - Cattia  Capistrano (Oficina Estamparia Artesanal)
12h30 - Dudu, o Palhaço Cientista

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários