Morreu Shimon Peres

DO TEXTO:





Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9


Morreu uma grande figura que sempre lutou pela paz no Oriente Médio: Shimon Peres. Israel está de luto pelo desaparecimento de tão ilustre político que teve uma relação mais apertada com o Brasil quando o rei Roberto Carlos realizou um memorável show em Tel Aviv.
Vamos aqui reproduzir um artigo que escrevemos (publicado no Splish Splash e outros), antes da partida de Roberto Carlos para a Terra Santa e onde se encontrou com Shimon Peres. Um encontro histórico entre duas enormes figuras, verdadeiros arautos da paz.


Dois homens arautos da paz


Estamos na contagem regressiva para a realização do anunciado show de Roberto Carlos em Tel Aviv. Há, na verdade, redobrado entusiasmo em torno desta apresentação do nosso Rei em Jerusalém, constituindo, assim, uma inolvidável passagem pela Terra Santa. De fato, não é qualquer artista que tem esse privilégio para se exibir num dos mais bonitos anfiteatros daquela região.

Por aquilo que se conhece, Roberto Carlos, durante o período do cruzeiro “Emoções na Terra Santa”, terá contatos com figuras destacadas, um delas no Center for Peac, em Tel Aviv, com Shimon Peres, o Prémio Nobel da Paz em 1994. Temos, pois, pelo carisma de ambos, cada qual na sua posição, um encontro de DOIS ARAUTOS DA PAZ e que, bem vistas as coisas, será um dos pontos marcantes desta digressão de Roberto Carlos à Terra Santa. Não é sempre que surge a oportunidade para se estar ao lado de uma figura tão distinta, galardoado com um dos mais ambicionados títulos de honra.

Shimon Peres é um político de grande importância que luta para instaurar a paz no Oriente Médio. Foi Primeiro-Ministro entre os anos de 1984 e 1986 e logo em seguida atuou como Ministro do Exterior até 1988. Uma de suas ações de maior destaque foi feita em 1985, quando – em parceria com o ministro da Defesa Yitzhak Rabin – retirou as forças armadas israelenses do Líbano, permanecendo exclusivamente no Sul, na fronteira entre o Líbano e Israel.
Em 1993 Peres lançou seu livro O Novo Oriente Médio, onde relata a sua visão sobre o futuro do Oriente Médio.

Shimon Peres é, também, pelo seu percurso e pelo consequente desejo de manter a paz no Oriente Médio, o grande político israelense.

Que este encontro entre Shimon Peres e Roberto Carlos se revista de enorme interesse para as futuras relações entre Israel e o Brasil. Afinal, estamos na presença de um dos maiores ídolos do povo brasileiro, reconhecido mundialmente.








POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários