ROBERTO CARLOS - Glossário Robertocarlistico

DO TEXTO: Procuramos incluir as expressões e designações mais usuais, algumas já antigas e outras relativamente recentes, sendo que atualizaremos o glossário f
 São muitos os fãs de Roberto Carlos que no Portal Splish Splash e nas redes sociais, em especial no Facebook, se interrogam acerca desta ou daquela expressão, desta ou daquela designação robertocarlistica. Daí que se justificava a publicação de um glossário que permita aos interessados consultá-lo sempre que acharem necessário.


 
Por: Armindo Guimarães

São muitos os fãs de Roberto Carlos que no Portal Splish Splash e nas redes sociais, em especial no Facebook, se interrogam acerca desta ou daquela expressão, desta ou daquela designação robertocarlistica. Daí que se justificava a publicação de um glossário que permita aos interessados consultá-lo sempre que acharem necessário.

Procuramos incluir as expressões e designações mais usuais, algumas já antigas e outras relativamente recentes, sendo que atualizaremos o glossário face a expressões e designações que nos tenha escapado ou que se venham a usar.

Esperamos que este Glossário Robertocarlistico seja de alguma utilidade e aproveitamos para agradecer a especial colaboração dos fãs no sentido de nos comunicarem alguma expressão ou designação em falta.

BICHO = Expressão usada por Roberto Carlos para se referir a alguém.

CADEIRA REMIX = Cadeira de segurança especialmente criada para a segurança daqueles que, no Facebook, dançam sentados frente ao computador, ao som dos remixes robertocarlisticos, evitando-se deste modo as frequentes quedas que aconteciam com algumas meninas e alguns meninos mais entusiasmados.


CLÍNICA DE ROBERTOLOGIA APLICADA = Entidade sediada em Coimbra (Portugal) e Rio de Janeiro (Brasil), vocacionada para a prestação de serviços na área de saúde, nomeadamente no que diz respeito a consultas de várias especialidades bem como na prestação de serviços de enfermagem e de massagens quer na clínica quer ao domicílio.
Criada a pensar nos fãs do Rei Roberto Carlos, a clínica está também aberta ao público em geral, com as seguintes especialidades: Alergologia, Clínica Geral, Dermatologia, Gastrenterologia – (Realização de Exames: Colonoscopia Total, Endoscopia Digestiva Alta, Rectossigmoidoscopia e Helicobacteria), Ginecologia, Medicina Dentária, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Podologia, Psicologia, Pneumologia, Reumatologia, Robertodependite, Terapia da Fala, Urologia.


CRR – CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ROBERTODEPENDENTES = Entidade sediada em Coimbra (Portugal) e Cachoeiro de Itapemirim (Brasil), visando o internamento gratuito de pacientes com Robertodependite Aguda e Crónica, a fim de manterem a doença a 100%.



DOUTORADO EM ROBERTOLOGIA APLICADA E CIÊNCIAS AFINS = Grau académico de nível Superior (ver Faculdade de Robertologia Aplicada e Ciências Afins).


 
É O DELÍRIO ROBERTOCARLISTICO! = Expressão que os fãs aplicam quando algo de Roberto Carlos, ou com ele relacionado, supera todas as expectativas.


EGO ROBERTOCARLISTICO = Instância psíquica através da qual o fã se reconhece como eu e tem consciência da sua própria identidade robertocarlistica.



EQUIPA DE PRIMEIROS SOCORROS = Equipa criada para acudir nos acidentes de fãs que não raro caiem da cadeira ao dançarem ao som dos remixes robertocarlisticos.



FACULDADE DE ROBERTOLOGIA APLICADA E CIÊNCIAS AFINS = Doutoramento.
Objectivos educativos:
1. Compreender e descrever o modo como a atividade robertóloga, nas suas manifestações musicais, orais e escritas, se insere num conjunto mais geral de atividades comunicativas; 2. Adquirir conhecimentos fundamentais, em função de diferentes modelos de análise, em áreas básicas da robertologia, essenciais para a compreensão do funcionamento da atividade robertóloga; 3. Compreender os mecanismos subjacentes aos fenómenos de variação e mudança robertólogas e usar os conceitos teóricos e métodos adequados para o seu estudo; 4. Compreender e descrever as relações entre a robertologia e cognição, robertologia e admiradores do cantor Roberto Carlos e tudo o que com ele se relaciona – Jovem Guarda, Erasmo Carlos, Wanderleia, maestro Eduardo Lages, Dudu Braga, e outros; 5. Desenvolver capacidades para analisar, descrever e explicar o funcionamento de diferentes etapas robertólogas, incluindo o robertocarlismo, apreciando criticamente a adequação de propostas teóricas distintas; 6. Dominar técnicas básicas de recolha, tratamento e interpretação de dados robertólogos; 7. Desenvolver capacidades para utilizar novas tecnologias no estudo e análise das produções robertólogas musicais, orais e escritas; 8. Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos adquiridos a diferentes áreas, tais como patologias da robertologia, como a robertodependite aguda e crónica, estudos de ensino/aprendizagem de letras e musicas robertólogas, produção de materiais científicos, didáticos e lexicográficos, entre outros.
Condições de acesso:
O ingresso no curso pode ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, previsto na lei.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma:
Duração: 3 anos/6 semestres.
O aluno tem que realizar 380 créditos: 180 créditos no grupo Portal Splish Splash, curtindo e comentando publicações; 120 créditos realizados no Facebook, designadamente no grupo Portal Splish Splash, curtindo, comentando e publicando matérias; 80 créditos realizados em opções robertolocarlisticas livres – exemplo: assistir a shows robertólogos de Roberto Carlos, maestro Eduardo Lages, Erasmo Carlos, etc.

LOVE EMOÇÕES = Conceituada marca de perfume criada nos laboratórios de um fã doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins.


NMQT = Nosso Mais Que Tudo (Roberto Carlos). Normalmente utiliza-se apenas as iniciais, ou seja, NMQT - Ene Eme Quê Tê.

MORA! = Expressão usada por Roberto Carlos nos anos 60, como por exemplo, na canção "O Feio": “Mas que cara feio! É, mas está cheio de garotas, mora!" Nos “Bate-papos entre Roberto Carlos e eu” (Armindo Guimarães), Roberto Carlos emprega frequentemente o termo “mora”, a terminar uma qualquer frase. Exemplo:  “Bicho, cê sempre arrumando confusão, mora!”.

NEM ESTOU EM MIM, MORA! = Expressão de surpresa, deslumbramento, dos fãs perante notícias, fotos, vídeos, shows, etc., relacionados com Roberto Carlos.

RC = O mesmo que Roberto Carlos.

RC, TUDO EM SUA VIDA! = Marca de sabonete criada nos laboratórios de um doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins.


REMIX ROBERTOCARLISTICO = Música de Roberto Carlos, cantada por ele, ou não, com batida animada e efeitos adicionais resultando numa versão dançante muitas vezes colocada no facebook, em especial nos grupos Portal Splish Splash e Fãs de Roberto Carlos, para gáudio dos seus membros que aproveitam para dançarem sentados frente ao computador ao som dos remixes. Clique para ouvir 12 remixes robertocarlisticos.


 
ROBERTOCALMEX – Calmante para os fãs de Roberto Carlos, com Robertodependite Aguda ou Crónica, ou simplesmente quando se sentirem de baixo astral. Não tem contra-indicações e faz bem ao ego robertocarlistico. Devido às constantes solicitações dos fãs, o calmante está quase sempre esgotado em todo o mundo.



ROBERTOCARLEANO = Aquele que segue o Robertocarlismo.

ROBERTOCARLISMO = Doutrina baseada nos ideais do Rei Roberto Carlos.

ROBERTOCARLISTA = Aquele que segue o Robertocarlismo.

ROBERTOCARLISTICO = Relativo à Robertologia.

ROBERTODEPENDENTE = Aquele que sofre de Robertodependite.
 
ROBERTODEPENDITE = Doença benigna e contagiosa do foro neurológico e que no Mundo afeta milhares de fãs do cantor/compositor Roberto Carlos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários