Rota de turismo religioso entre Minas Gerais/BR e Portugal

DO TEXTO:


Minas Gerais e Portugal terão rota para turismo religioso

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no Município mineiro de Caeté, deve ser integrado ao santuário de Nossa Senhora de Fátima em Ourém, Portugal, e à Estrada Real. A proposta é incrementar o turismo religioso entre o Estado e o país europeu. O termo de cooperação para viabilizar a ideia foi assinado pelo Governo de Minas Gerais e o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Ourém.

Para fortalecer a iniciativa, a Embratur ainda assinou acordo com Ourém para desenvolvimento de uma rota turística envolvendo Portugal, Minas Gerais e São Paulo. A proposta pretende integrar Fátima e o Caminho Religioso da Estrada Real.

Será criado um passaporte para ser carimbado em cada uma das etapas, com destaque para Fátima (Portugal), o santuário de Nossa Senhora da Piedade (MG) e de Nossa Senhora da Aparecida (SP). Ao todo, o projeto irá abranger um município português, 33 mineiros e seis do Estado de São Paulo. O termo de cooperação determina ainda que os envolvidos se comprometam em divulgar os territórios e comunidades envolvidas, criando ações estratégicas de valorização cultural dos santuários.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal,

A iniciativa, segundo o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, é importante para o crescimento do turismo religioso estadual. “Atualmente, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, é considerado o maior destino de turismo religioso do mundo, atraindo cerca de 7 milhões de turistas por ano. Por meio do novo roteiro turístico, esses visitantes serão convidados a conhecer os demais pontos brasileiros que compõem a rota”, disse Faria.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Minas Gerais - Brasil (Foto: Divulgação)

Outra iniciativa, neste sentido, também com o objetivo de fortalecer o turismo religioso – além de áreas da economia criativa, como gastronomia – foi o acordo firmado entre a Insignare, administradora da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) e a Associação Educativa do Brasil (Soebas). O acordo tem como objetivo desenvolver projetos de cooperação mútua na área da formação profissional para hotelaria, restauração e turismo. “O projeto é fundamental para Minas Gerais, pois, além de gerar negócios em setores de destaque dentro da economia mineira, também vai criar novas oportunidades de negócios”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fábio Cherem.

Na prática, o acordo prevê que estudantes e professores mineiros e portugueses possam fazer um intercâmbio com Ourém-Fátima e se capacitarem em turismo religioso e gastronomia. “As duas localidades têm muito a colaborar uma com a outra para desenvolvimento do turismo religioso e da gastronomia. Tenho certeza de que o acordo irá beneficiar a economia mineira e de Portugal em diferentes áreas”, disse o representante da Soebas Jackson Cabral.

Números promissores

O turismo religioso é um dos mais fortes no mundo. Segundo o Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo, cerca de 15 milhões de brasileiros se interessam por destinos religiosos. Além disso, estudo do Ministério do Turismo mostrou que, em 2014 (dado mais recente), 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País movidos pela fé. Destes, 7,7 milhões permanecem pelo menos uma noite no local.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida - São Paulo - Brasil

Dados do Município de Aparecida (SP) mostram que a cidade, conhecida como o coração católico do Brasil, também recebe, anualmente, 7 milhões de peregrinos. Já o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), recebe aproximadamente 10 mil pessoas por dia em ocasiões festivas. No mundo, segundo entidades internacionais ligadas ao setor, cerca de 300 milhões de pessoas viajam todos os anos dentro do turismo religioso.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários