DO TEXTO: Nós estamos falando da modelo caribenha de notabilidade internacional, Mala Bryan que acaba de lançar uma coleção de bonecas negras.
Há anos ela é uma das garotas propagandas da renomada joalheria dinarmaquesa, Pandora, assim como tem presença estelar na passarela da África do Sul Fashion week, também “empresta” sua beleza exuberante para outras grifes de grandes portes e tem presença marcante nas fashion weeks ao redor do globo terrestre. Nós estamos falando da modelo caribenha de notabilidade internacional, Mala Bryan que acaba de lançar uma coleção de bonecas negras.


Por: Tâmara Oliveira Santana

Há anos ela é uma das garotas propagandas da renomada joalheria dinarmaquesa, Pandora, assim como tem presença estelar na passarela da África do Sul Fashion week, também “empresta” sua beleza exuberante para outras grifes de grandes portes e tem presença marcante nas fashion weeks ao redor do globo terrestre. Nós estamos falando da modelo caribenha de notabilidade internacional, Mala Bryan que acaba de lançar uma coleção de bonecas negras. Essa linha de bonecas é a realização de um sonho que a acompanha há anos e uma forma de suprir o mercado de brinquedos infantis que não representa de forma “justa” as reais características da etnia negra. Entre uma gravação e sessão fotográfica Mala encontrou um tempo para conversar com o Portal Splish Splash. Divirta-se e encante-se com essa modelo de Santa Lúcia que adotou Cape Town/África do Sul e Miami/EUA como suas cidades profissionais, mas que carrega Santa Lúcia a todo instante em seu coração.

PORTAL SPLISH SPLASH: Sua coleção é composta por quatro bonecas: Maisha, Mala,Malina, Mhina, cada uma delas tem um perfil/estória. Qual das suas bonecas se parece mais com você?

MALA BRYAN: Acredito que cada uma tem um pouco de mim, mas devo confessar que Mala e Malina representam mais a minha realidade.

PSS: Você acredita na diversidade da humanidade? Com o sucesso de suas bonecas, você pensa no futuro lançar por exemplo uma linha de bonecas travestis?

MB: Eu acredito que cada ser humano deve ser aceito da forma que é. Eu amo e aceito a todos da forma que são, sem julgamentos. Meu desejo e sonho é fazer com que as pessoas que compram as bonecas façam o que acharem melhor delas. Foquei mais no que eu achava que estava faltando no mercado, bonecas negras com suas reais características, com um valor acessível a todos e pretendo me concentrar nelas, porém vamos ver o que o futuro nos reserva.

PSS: Onde Mala encontra inspiração para criar as bonecas?

MB: Eu continuo a brincar com bonecas, é uma forma de terapia para mim. Quando entro na brincadeira profundamente é ai que o processo de criação começa e então inicia-se a criação por mais bonecas negras de cabelos crespos e encaracolados, com roupas belas e bem desenhadas tudo flui muito naturalmente.

PSS: Em quais paises Maisha, Mala, Malina, Mhina fazem mais sucesso? Qual delas é a mais popular?

MB: As bonecas são mais populares nos Estados Unidos e Reino Unido. Mala é a mais vendida seguida por Maisha e Malina.


PSS: Todos os nomes das bonecas começam com a letra “M” é coincidência ou é proposital?

MB: Minha melhor amiga apelidou-me de “M” .  Fiz uma pesquisa sobre nomes legais e com significados interessantes que começassem com a letra “m”, encontrei vários nomes bacanas e decidi optar por alguns deles.

PSS: O que diferencia sua linha da Barbie?

MB: Eu amo Barbie! O que eu fiz de diferente foi o cabelo. Apostei em estilos encaracolados, crespos que representam naturalmente a mulher negra. As Barbies negras tem em sua maioria cabelos lisos, sedosos e longos.

PSS: Você teve uma infância feliz?

MB: Tive uma infância dura, mas boa. Cresci em uma área em que vocês no Brasil chamam de favela. Logo muito cedo tive que ir para as ruas de Santa Lúcia para vender comida com minha avó, as pessoas riam de mim, foi um tempo de muito trabalho e aprendizado, aliás continuo em constante aprendizagem.

PSS: Como modelo negra você perdeu algum trabalho por questões étnicas?

MB: Ser modelo negra não é uma tarefa fácil, meu empresário me lembra disso a todo tempo. Não vou dizer que já perdi trabalho por ser negra, mas posso dizer: tem bem menos trabalho no mercado para modelos negras e negros.

PSS: Em entrevista à revista Elle/África do Sul você mencionou que quer incentivar os adultos a brincarem com suas bonecas para ficarem menos estressados. Você está “planejando” a fazer adultos a levarem a vida menos a sério?

MB: A vida é para ser levada a sério, mas não TÃO a sério. Algumas pessoas esquecem de como se divertirem e estressam todos ao redor. Brincar com bonecas é tão divertido, precisa-se apenas de alguns minutos para mergulhar no mundo encantado e instantaneamente sentir-se melhor. Tirar sua mente do problema, independente de qual seja, e permitir que a criança que tem dentro de você venha para brincar e te transportar para o mundo mágico do lúdico é fantástico, posso falar porque sempre me reúno com amigas para brincarmos de bonecas, e nos faz um bem enorme.

PSS: Você já presenteou com suas bonecas, alguma das “super poderosas” mulheres negras mundiais como: Winnie Mandela; Michelle Obama; Condoleeza Rice, Tina Turner e/ou Oprah Winfrey?

MB: Oh! Meu Deus! (risos). Ainda não, mas tenho certeza que um dia a oportunidade se fará presente, sou muito paciente por esperar para coisas boas chegarem.

PSS: Algum plano em um futuro próximo de vir a solo brasileiro para lançar suas bonecas?

MB: Brasil tem mostrado tanto carinho pela minha coleção, será um prazer lançá-la lá. Estou procurando um distribuidor no Brasil, então “dedos cruzados” para que um apareça muito em breve. Eu estive no Brasil há anos. Eu simplesmente amo a cultura e as pessoas, para mim será uma honra retornar ao País. Enquanto encontramos um distribuidor as pessoas no Brasil podem adquirir minhas bonecas através do nosso site com entrega para diferentes países.

Para adquirir as belas: Maisha; Mala; Malina e Mhina visite o site com entrega para diferentes países. www.malaville-toys.myshopify.com

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários