Confira algumas atrações culturais no Rio de Janeiro durante os Jogos Rio 2016

DO TEXTO:

Confira 10 eventos culturais no Rio durante os Jogos Rio 2016

Para aqueles que desejam obter descontos e até entrar de graça em mais de 700 eventos, o Passaporte Cultural Rio está disponível até setembro

Portal Brasil

A cena cultural do Rio de Janeiro, intensa o ano todo, ficará ainda mais movimentada durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em agosto e setembro. Separamos 10 atrações para quem deseja aproveitar o período sem gastar muito.

Ao mesmo tempo em que participam das atrações, os turistas podem conhecer diversos museus, prédios históricos, praças e outros cartões-postais do Rio.

Para aqueles que desejam obter descontos e até entrar de graça em mais de 700 eventos, o Passaporte Cultural Rio está disponível até setembro. O cadastro pode ser feito no site e é gratuito para brasileiros e estrangeiros residentes no País. Veja algumas opções de eventos musicais, teatrais e de dança e se programe.

Brasil Clássico e Popular

O espetáculo é uma proposta de resgate e manutenção da cultura negra brasileira por meio da música. Os músicos valorizam o sincretismo cultural que fortalece a nossa identidade, propondo-se a mostrar que a mistura de músicas, culturas e origens geográficas diferentes é bem-sucedida.

Data: 12 de agosto

Horário: 19h30

Endereço: Centro da Música Carioca Arthur da Távola, Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca


Orquestra Maré do Amanhã

A Orquestra Maré do Amanhã, criada em 2010, é composta por jovens de comunidades carentes que desejam se tornar músicos profissionais. A Temporada SESI de Música Clássica tem como foco promover o acesso do público ao gênero musical, fomentando novos ouvintes e promovendo e consagrando grupos que se dedicam ao desenvolvimento da música de câmara.

Data: 23 de agosto

Horário: 12h30

Entrada: R$ 5 (inteira)

Endereço: Teatro Sesi Centro, Av. Graça Aranha, 1


Baile Black Bom

O show apresenta releituras dos maiores clássicos da Black Music e propõe resgatar os bailes Black Power e a afirmação do negro na sociedade por meio da arte.

Data: 20 de agosto

Horário: 16h

Entrada: Gratuita

Endereço: Boulevard Olímpico Porto Maravilha, Praça XV


Atletas de Corpo e Alma

A exposição Atletas de Corpo e Alma combina, em cerca de 60 imagens, atletas em ação nas suas respectivas modalidades esportivas com retratos produzidos de modo mais pessoal e intimista pelo fotógrafo Gustavo Malheiros.

Data: Até 28 de agosto

Horários: Terça a domingo, das 12h às 19h

Entrada: Gratuita

Local: Centro Cultural Justiça Federal, Avenida Rio Branco, 241


Allen Jeronimo e a Rave de Raiz

A apresentação se constitui no fomento da cultura popular brasileira e busca apresentar ao público toda a cultura popular nordestina e seus ritmos como o Maracatu, Coco, Frevo, Xote, Xaxado, Samba de Latada e outros, fazendo da apresentação um espetáculo de cultura brasileira.

Data: 11 de agosto

Horário: 16h

Entrada: Gratuita

Endereço: Boulevard Olímpico Porto Maravilha, Praça XV


Mural Etnias

No bairro Gamboa, ficará exposto ao público o maior grafite do mundo. O painel, de 2500 m², é assinado pelo muralista Eduardo Kobra, que tem trabalhos espalhados por mais de 20 países. A arte se chama “Etnias” e foi inspirada nos aros olímpicos que representam os cinco continentes.

Endereço: Av. Rodrigues Alves, 241


Exposição Esporte Movimento

A exposição traz uma seleção de 1.300 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra conta com selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, a fim de promover a inclusão de deficientes visuais.

Data: Até 25 de setembro

Horário: terça a domingo, das 10h às 21h

Entrada: Gratuita

Endereço: Caixa Cultural Rio de Janeiro, Av. Almirante Barroso, 25


Balaio Poético

Balaio Poético é um trabalho que pretende reunir cinco poetas atuantes no cenário cultural do Rio de Janeiro. Com abordagens diferentes, o grupo oferece ao público um repertório heterogêneo de obras autorais.

Data: 17 de agosto

Horário: 19h30

Endereço: Teatro Municipal Café Pequeno, Avenida Ataulfo de Paiva, 269


Velha Guarda da Mangueira – 60 anos de Glórias

O espetáculo é proposto pela Velha Guarda Show da Bateria da Mangueira para comemorar os 100 anos do samba e os 60 anos de fundação da Velha Guarda da Mangueira, criada em 1956, por Cartola, Carlos Cachaça, Aluísio Dias, entre outros bambas da Verde e Rosa.

Data: 13 de agosto

Horário: 20h

Endereço: Lona Cultural Municipal João Bosco, Av. São Félix, 601


Suaveciclo

Suaveciclo é uma performance do artista VJ Suave, que utiliza triciclos audiovisuais adaptados com projetor, computador e caixas de som. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas e todo espaço urbano, propondo a interatividade das animações com o público.

Data: dias 6, 7, 12, 13 e 14 de agosto

Local: Boulevard Olímpico Porto Maravilha, ao longo de todo o perímetro do Boulevard


In brasil
 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários