Roberto Carlos ganha Prêmio da Música Brasileira

DO TEXTO:
Júnior Bueno

Em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (22), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foram revelados os vencedores das 11 categorias da 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Apresentada pela atriz Dira Paes e o ator Julio Andrade, a premiação prestou homenagem a Gonzaguinha. Vários cantores da MPB cantaram as músicas do compositor, com destaque para Ney Matogrosso, em sua interpretação visceral de Explode Coração.

Dentre os vencedores, na categoria Canção Popular, Roberto Carlos conquistou o prêmio de Melhor Cantor, enquanto Fafá de Belém arrematou os troféus de Melhor Cantora e Melhor Álbum, por Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso, produzido por Manoel Cordeiro e seu filho, o cantor e compositor Felipe Cordeiro. 

Na categoria MPB, Caetano Veloso e Gilberto Gil levaram o prêmio de Melhor Álbum por Dois Amigos, Um Século de Música. Impossibilitado de comparecer à cerimônia devido a problemas de saúde, Gil foi representado pelo amigo Caetano. Virgínia Rodrigues venceu como Melhor Cantora de MPB 

Selecionadas para concorrer na categoria Pop, Rock, Reggae, Hip-Hop, Funk, as divas Elza Soares e Gal Costa também foram laureadas com o Prêmio da Música Brasileira. Elza, pelo álbum A Mulher do Fim do Mundo, produzido por Guilherme Kastrup, e, Gal, como Melhor Cantora, por Estratosférica, produzido por Marcus Preto. Nesta categoria, os Titãs venceram como Melhor Grupo, e, Lenine, como Melhor Cantor.

Zélia Duncan, recordista de indicações, venceu como Melhor Cantora de Samba e Melhor Álbum, Antes do Mundo Acabar. A cantora Simone Mazzer foi premiada como cantora revelação de 2016. Xangai e Elba Ramalho levaram os prêmios Melhor Cantor e Melhor Cantora na categoria Música Regional. No âmbito da música clássica, a grande vencedora foi a Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo (Osesp), que conquistou o prêmio de Melhor Álbum Erudito por Sinfonia Nº12, Uirapuru e Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos.

Mortos recentemente, o percussionista Naná Vasconcelos e o cantor Cauby Peixoto também foram homenageados na cerimônia. Na categoria Especial, Cauby foi reverenciado com o prêmio de Melhor Álbum em Língua Estrangeira por Cauby Sings Nat King Cole, projeto idealizado pelo produtor Thiago Marques Luiz. Ao lado de Zeca Baleiro, parceiro de Naná em Café no Bule, o percussionista pernambucano conquistou o prêmio de Álbum Projeto Especial. 


POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Que homengens maravilhosas. Todos mereceram e o nosso Rei é recordista de homenagens mais que merecedoras. Ele é único. Me lembro muito bem das palavras do saudoso José messias que dizia que o Rei Roberto é o melhor interprete que se houve em todas suas apresentações e seus CDS. Vários cantores cantam as músicas do Rei, até muito bem mas niguém interpreta igual a ele. Mais uma vez obrigada meu querido amigo Armindo por esta página maravilhosa. Beijos. letty Maria Imo pelizieri ou simplesmente Letty Azevedo de BH

    ResponderEliminar
  2. quem e genio merece ser homenageado parabens a todos.

    ResponderEliminar