Cacau, um divulgador das artes plásticas

DO TEXTO:

Cacau, um itabiritense que impulsiona mais de 500 artistas plásticos brasileiros 

Quantas pessoas você (internauta) conhece que publicam livros de arte? No caso, são publicações pesadas (no sentido físico de massa), escritas em duas línguas, numa encadernação extremamente luxuosa e na maioria das páginas fotos que retratam as obras de maneira, digamos, fidedigna.
Paisagens mineiras na obra de Túlio Dias. Uma das pinturas que podem ser encontradas em um dos livros de Cacau. Imagem: reprodução de internet

Paisagem mineira na obra de Túlio Dias. Uma das pinturas que podem ser encontradas em um dos livros de Cacau. Imagem: reprodução de internet

Em Itabirito, existe um divulgador das artes plásticas que é referência em Minas Gerais. Seu nome é José Carlos Gomes, conhecido como Cacau de Itabirito, de 60 anos, morador do bairro Praia.

Não, Cacau não é um artista. A bem da verdade, ele nem sequer se considera um expert em arte. Mas poucos na cidade conhecem a respeito de artistas e de obras contemporâneas como ele.  Cacau é um divulgador da arte. E faz isso com maestria.

Coleção que leva o nome “Art Gallery in Brazil”

Cacau já lançou 13 livros (coleção que leva o nome “Art Gallery in Brazil”), três revistas e cinco CDs sobre arte. Para se ter uma ideia, a maior parte de seus livros (com capa dura, tamanho grande, papel couchê e fotos de “encher os olhos”) pode ser encontrada à venda em alguns dos mais importantes sites de compras do país, como Saraiva, Walmart, Carrefour e Submarino.

Apesar do luxo, do papel espesso, das preocupações com detalhes e da densidade do material, os livros são leves no conteúdo. Noventa por cento das páginas são fotos das obras. E a qualidade dessas fotos revela a beleza dos trabalhos.


Cacau exibe obras que podem ser encontradas em um de seus livros. Foto: Minuto Mais

Para “aparecer” nos livros, Cacau convida artistas renomados no mundo das artes plásticas. Como, por exemplo, Walmir Teixeira e Jorge Maciel, duas figuras que tiveram suas pinturas retratadas em páginas de uma das publicações. O objetivo desses nomes é atrair o público.

Obra de Doroti Gimemes – imagem que pode ser encontrada no Art Gallery in Brazil

Já os outros artistas exibem as suas obras nas publicações de Cacau por meio da “compra de espaço”. Afinal, de todo empreendimento se espera um retorno.

Cacau é típico brasileiro que “não desiste nunca”. Aos 14 anos, saiu da “Cidade Encanto” para ser o office boy em São Paulo. Aos 28 anos, começou a vender livros especializados em arquitetura e publicidade. Com o advento da internet, e a dificuldade de venda, resolveu aprimorar seu trabalho (criando seus próprios livros).

No entanto, ele admite que a crise econômica brasileira tem dificultado o seu negócio atualmente. “Tanto o público que compra meus livros como os artistas estão cada vez mais raros”, disse Cacau que já promoveu mais de 500 nomes das artes plásticas do Brasil e dezenas de exposições pelo país afora.

Saiba mais sobre Cacau acessando o site www.cacaudeitabirito.com.br.  

Algumas obras de Cacau









POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários