As novas confirmações do Festival Músicas do Mundo (FMM)

DO TEXTO:

Músicas do Mundo alarga espetro lusófono com mais 12 nomes no cartaz

O cartaz do Festival de Músicas do Mundo, de Sines, juntou hoje mais doze nomes ao cartaz anunciado, todos do universo lusófono, do português Norberto Lobo à cabo-verdiana Jenifer Solidade e à guineense Karyna Gomes.


As novas confirmações do Festival Músicas do Mundo (FMM), cuja 18.ª edição se realiza entre 22 e 30 de julho, em Porto Covo e Sines, contam ainda com jigsaw & The Great Moonshiners Band, Criatura, Filho da Mãe e Hearts and Bones, Jibóia, OliveTreeDance, Retimbrar, Sebastião Antunes & Quadrilha e Segue-me à Capela, todos de Portugal.

Jenifer Solidade surge integrada no quarteto do português Carlos Martins, "um dos mais conceituados saxofonistas portugueses", segundo a organização do festival, que conta ainda com o pianista cabo-verdiano Khaly Angel.

Dos nomes hoje anunciados, consta a banda de Coimbra jigsaw, dos multi-instrumentistas João Rui e Jorri, num projeto com a banda The Great Moonshiners Band, que a revista francesa Les Inrockuptibles situou num universo entre Tom Waits, Leonard Cohen e Nick Cave.

Criatura é um grupo de renovação da música tradicional, Filho da Mãe, o projeto a solo do guitarrista Rui Carvalho, Hearts and Bones são Petra Pais e Luís Ferreira, voz e guitarra e Jibóia é o nome pelo qual o multi-instrumentista português Óscar Silva é conhecido no seu projeto a solo.

O guitarrista Norberto Lobo, com o seu projeto a solo, tem em "Fornalha" o seu álbum mais recente.

Norberto Lobo

OliveTreeDance é um trio portuense, criado em torno do som do 'didgeridoo', instrumento de sopro do povo aborígene da Austrália, como recorda a organização do FMM, e Retimbrar é um coletivo musical do Porto que se propõe "conhecer e dar a conhecer a herança popular e cultural portuguesa".

Sebastião Antunes & Quadrilha, juntos desde 1991, exploram a influência celta de base, e Segue-me à Capela é um coletivo de sete mulheres que trabalha a música tradicional portuguesa, numa perspetiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento.

A última confirmação hoje anunciada é a cantora e compositora guineense Karyna Gomes, uma voz que a organização do FMM diz ser influenciada pelo jazz, o soul e a música latina.

O quarteto do saxofonista norte-americano David Murray, os angolanos Paulo Flores e DJ Satelite, Mo Laudi, DJ, MC e produtor sul-africano, o grupo Fumaça Preta, liderado pelo produtor e percussionista luso-venezuelano Alex Figueira, Wesli Band do compositor haitiano, Germán López, das Canárias, o trio 1982, da Noruega, e Nine Treasures, banda de folk metal, com origens na região chinesa da Mongólia Interior, foram as anteriores confirmações do FMM.

Do cartaz fazem também parte os músicos Pat Thomas & Kwashibu Area Band, Moh! Kouyaté, Mbongwana Star, Konono n.º1, Khaira Arby, Danyèl Waro, Bitori e Bamba Wassoulou Groove, todos de tradição musical africana, assim como o cabo-verdiano Bitori.

A lista de atuações conhecida completa-se com Alibombo (Colômbia), Billy Bragg (Reino Unido), Bixiga 70 (Brasil), BNegão & Seletores de Frequência (Brasil), Graveola (Brasil), Juana Molina (Argentina), Los Pirañas (Colômbia), Systema Solar (Colômbia), The Comet is Coming (Reino Unido) e The Unthanks (Reino Unido).

A programação já confirmada pode ser consultada em www.fmm.com.pt.

In
noticiasaominuto

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários