Do fundo do baú (20)

DO TEXTO:





Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9

Porque recordar é viver, a partir de agora vou começar a publicar matérias que escrevi sobre Roberto Carlos desde 2010 até ao presente. Evidentemente que, em relação a 2016, não trarei à estampa matérias que, em relação a este mesmo ano, já estão inseridas neste Portal Luso – Brasileiro Splish Splash, mas, claro, só aquelas que têm a ver com o rei.

Para com Braga a lealdade do Leal 

PORTAL SPLISH SPLASH terça-feira, setembro 27, 2011 Lusofonia 

Foi batizado por António Joaquim Fernandes, mas, à semelhança de outros cantores, adotou, artisticamente falando, o nome de Roberto Leal, cidadão português que nasceu em Trás-os-Montes, concretamente na Aldeia de Vale da Porca. Tal como muitos portugueses nas décadas de 40, 50 e 60, imigrou para o Brasil em 1962 com os pais e mais 10 irmãos, situação que tem a ver com a família em quatro etapas.

Roberto Leal estudou música e canto e, em 1971, inicia sua carreira com a canção Arrebita e, neste mesmo ano, tem a sua primeira aparição em televisão no programa do Chacrinha, nome que ainda hoje muito se fala no Brasil, tratando-se de uma referência no tempo em que muitos cantores davam os seus primeiros passos.

Com o decorrer do tempo, transformou-se numa figura altamente popular, conquistando prémios (um deles o Troféu Globo, da TV Globo) e um avultado número de Discos de Ouro, para além de centenas de troféus que fazem parte da sua enriquecedora coleção.

Em função do seu percurso, é também um dos chamados “viajantes pelo mundo” e tudo começou quando, em 1977, realizou a sua primeira excursão a Portugal e, por conseguinte, do nosso país fez trampolim para levar o seu show para diversos países do mundo. E não foram poucos. Depois, um regular “lá e cá”, ou seja, tempo dividido entre o Brasil e Portugal.

Simpático, afável, humano, Roberto Leal é hoje uma das grandes referências da música popular e, durante todo este seu trajeto, sempre denotou uma grande lealdade para com Roberto Carlos. E o mais curioso de tudo isto é que também ele, em termos de indumentária, utiliza muito o branco e o azul, maior incidência para o branco.

Numa das viagens que efetuou ao Brasil, há 12-15 anos atrás, por aí, veio na companhia de Cinha Jardim, uma figura muito conhecida em Portugal, pertencendo a uma conhecida família (Jardim) que saiu de Moçambique após o processo da independência desta ex-colónia portuguesa. Num programa da SIC, Roberto Leal descreveu, em pormenor, esta vinda ao Brasil na companhia da ferrenha benfiquista.

Já aqui fizemos eco do surgimento da Confraria Cultural Brasil-Portugal, com sede em Divinópolis e da qual somos um dos membros efetivos. Dentro da filosofia que norteia as habituais conferências mensais levadas a cabo pela CCBP, também Roberto Leal teve o seu espaço num desses encontros, isto após ter gravado o seu DVD no Casino do Estoril. Aliás, Leal e Braga, são dois dos apaixonados da presidente da associação, a Doutora Maria de Fátima Batista Quadros que englobou um naipe de pessoas no trabalho que trouxemos à estampa sobre os 70 anos do Rei Roberto Carlos, onde ela citou, no seu enquadramento de opinião, o nome de Roberto Leal, ou seja, e para finalizar, que Leal e Braga são dois expoentes máximos da canção. Duas figurais que serão sempre recordadas por gerações vindouras.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários