Fãs de Roberto Carlos entrevistados pelo Portal Splish Splash - Gilson Guedes

DO TEXTO:


A pensar nos milhares de fãs de Roberto Carlos, espalhados pelo Mundo, o Portal Splish Splash achou por bem auscultar a alma robertocarlística que por eles perpassa, dando início a uma série de entrevistas que, cremos, poderá de algum modo contribuir para uma melhor compreensão do motivo que leva tantos a admirar a obra de um cantor/compositor Brasileiro que ao comemorar 55 anos de carreira, não só consegue manter a fidelidade dos seus fãs que o acompanham desde o início da sua trilha poética e musical, como ainda, atrair muitos jovens que não conseguiram ficar indiferentes à obra daquele que, como disse o poeta, se mais mundo houvera lá chegara.

A seleção da série de entrevistas não obedece a nenhum critério relativamente a este ou àquele fã, foram obtidas por quem as irá publicar, ou seja, Armindo GuimarãesCarmen Augusta e Derbson Frota, de acordo com os contatos que possuem. Também a publicação, que acontecerá às terças-feiras e sábados, é aleatória, ou seja, não tem qualquer ordem em relação aos fãs. Todos eles admiram o rei Roberto Carlos e por isso todos nos merecem a mesma estima e a mesma consideração, independentemente de, muito naturalmente, podermos conhecermos melhor este ou aquele fã.

A entrevista que segue é com o fã Gilson Guedes, de Rondônia. Confira:


PORTAL SPLISH SPLASH - Como começou a gostar de Roberto Carlos?

GILSON GUEDES - Desde criança quando não entendia, mas já gostava de música. Não tínhamos rádio ou toca-discos em casa, e me lembro que nas tardes de sábado tinha o programa do chacrinha...  Na época eu tinha uns 5 anos, e entre os cantores que eu gostava, tinha um que eu sempre aguardava ansioso pra ver e ouvir cantar. Esse cara era o Roberto Carlos. Os especiais de fim de ano também tiveram bastante influência. Nas épocas mais festivas e familiares ele sempre estava presente com suas novas e lindas canções.

PSS - Você se considera um grande fã? Por quê?

GG - Eu admiro muito Roberto Carlos, suas canções, seu caráter e sua humildade. Um artista que atravessou gerações cantando suas histórias e a de toda uma nação. Sua voz, e sua música atravessaram as fronteiras de um país de dimensões continentais e seu nome representa a história da música brasileira em todos os cantos do mundo. Se eu sou fã de um cantor e de toda uma obra, este é cantor é Roberto Carlos.

PSS - Roberto Carlos faz parte de sua vida? Como?

GG - Roberto Carlos e suas canções acompanham minha vida desde a infância, adolescência,  até os dias atuais e com certeza vai continuar me acompanhando até meus últimos dias. RC pra mim é como uma pessoa da família que mesmo não estando perto, sempre está presente através das mensagens de suas músicas. 

PSS - Cite uma história engraçada e/ou emocionante que já viveu relacionado ao rei Roberto.

GG - Há alguns anos participei de uma gincana promovida pelo blog Aplauso do nosso amigo Fabiano Cavalcante. Uma das provas era conseguir fotografar o maior número de pessoas vestidas com camiseta com tema do RC... Me lembro que na época eu tinha algumas camisetas temáticas do RC.. . Então saí vestindo e fotografando o pessoal do prédio onde eu morava, crianças, jovens, adultos todos me ajudaram prontamente e colaboraram com muita boa vontade. Detalhe, no final minha equipe foi a vencedora.

PSS - Se estivesse numa ilha deserta com sua esposa, qual música do rei colocaria pra tocar?  

GG - Difícil escolher. São tantas para esta situação. Mas para escolher apenas uma eu escolheria “Cavalgada”.

PSS – O que você coleciona do rei?

GG - Discos (LPs e compactos), Ingressos de show, CDs e DVDs nacionais e importados, livros, Revistas e tudo que eu encontrar.

PSS – De sua coleção, qual sua peça preferida?

GG - Existem alguns itens que deram muito trabalho e outros que tive que trabalhar muito para adquirir. Entre os mais raros estão 2 LPs lançados na década de 70 na Itália ( “il amore i la mia solitudine” e “Cavalcata”), o ingresso para o show com Pavarotti no Beira Rio(RS)  e o CD RC 2005 autografado que ganhei numa promoção do site oficial.

PSS – Como fã, você já fez alguma loucura pelo rei?

GG - Não diria que é uma loucura, mas um esforço em tempos de crise, para realização de um sonho: sair do interior de Rondônia para assistir ao show do Rei em Manaus-AM.

PSS – Qual seu LP (ou CD) preferido do rei? E qual capa?

GG - Outra pergunta difícil de responder. Tenho vários Discos preferidos, entre eles o Disco de 1981 que tem “Emoções”. 

PSS - Uma música que você sempre põe no “repeat”:

GG - “Cama e Mesa” é uma das minhas preferidas, embora atualmente ouça com mais frequência “Eu te amo, eu te amo, eu te amo” na versão “1ºfila”. Ficou fantástico o novo arranjo.

PSS - Muitas são as músicas do repertório do rei e muitas são aquelas que ele há muito não canta. Que música gostaria que ele voltasse a cantar?
GG - “Na paz do seu sorriso”

PSS - Se fosse escolher para ouvir 10 músicas do rei, em ordem de preferência, quais seriam?

GG - • Cama e Mesa,
Rotina, 
Esse cara sou eu, 
Eu te amo, eu te amo, eu te amo 
à janela, 
Quando, 
Na paz do seu sorrizo, 
un gato en la oscuridad, 
Guerra dos meninos, 
O concavo e o convexo
PSS - Se tivesse a oportunidade de falar ao vivo com o rei, o que diria?

GG - Já me questionei sobre isso algumas vezes, realmente não sei o que diria. Talvez diria “obrigado por tudo, por todas as emoções que compartilhou com todos nós, e que Deus o abençoe sempre em todos os seus caminhos”.

PSS - As músicas do rei não seriam a mesma coisa sem as respectivas letras. Independentemente da música, diga os títulos de três letras que mais a impressionam e porquê.

GG - À Janela – a letra desta musica os pensamentos e sonhos de um jovem consciente diante das dificuldades e desafios do mundo que o espera no futuro. Pensamentos de um adolescente numa de canção composta por um homem que na época tinha 31 anos;
Rotina – RC retratou em forma de poesia os detalhes dos pensamentos de um homem numa historia que acontece em um dia de rotina. Poderia descrever a rotina de qualquer um de nós. Quem ouve pode ver cada cena e se imaginar em cada momento dessa rotina;
Guerra dos meninos – esta letra retrata os anseios pela paz que transborda num sonho que é a paz mundial. Nos dias atuais, conflitos, crise política e econômica, nos faz lembrar que tudo é mais forte quando todos lutam pelo mesmo objetivo, e se tivermos fé, respeito e amor ao próximo, podemos superar todos os obstáculos e dificuldades.

PSS - O rei possui em torno dele uma vasta equipe, desde os elementos que compõem a orquestra (RC9), aos elementos da administração, assessoria de imprensa e apoio logístico. Com certeza você simpatiza por alguns desses elementos por conhecê-los ou já ouvir falar. Cite quais e por quê.

GG - Admiro todos os integrantes da equipe RC, porque para estar onde estão, é porque são os melhores no que fazem, gostam do que fazem e respeitam e admiram RC. Representando todos eles eu escolho o maestro Eduardo Lages. Um profissional extremamente competente, sensível e humilde que está diretamente ligado ao RC através de sua regência e de seus sofisticados arranjos.

PSS - O que mais gosta na personalidade do rei?

GG - Sua humildade, generosidade e modéstia.

PSS - Se tivesse que escolher uma frase robertocarlistica do repertório do rei que mais se identificasse com você, que frase escolhia?

GG - Em várias fases da minha vida, tive várias frases que me identificaram em cada momento:
“Não adianta nem tentar me esquecer..”
“É preciso saber viver”
“Se chorei ou se sorrí, o importante é que emoções eu vivi..!”

PSS - Responda à pergunta que não fizemos e que gostaria que lhe tivéssemos feito.

GG - Gostaria de ganhar de presente o novo DVD do Roberto Carlos?
Resposta: SSiiiiimmm.

Valeu, Derbson Frota.


Entrevista conduzida por
Derbson Frota

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Grande Derbson e amigos do Portal, parabéns pelo trabalho. É por unir pessoas diferentes ou não, de todos os lugares do mundo, que sites como este existem. E por istes e outros motivos seguimos e amamos Roberto Carlos. Vida longa ao Rei.

    ResponderEliminar