Amália Rodrigues - 16 anos de saudade

DO TEXTO:


Neste dia de 6 de Outubro, celebram-se 16 anos sobre a morte de Amália Rodrigues.

 Como escreveu António Pedro Pereira: "Dizer que Amália Rodrigues morreu há dezasseis anos pode ser uma imprecisão biográfica. A voz e o legado mantêm a fadista viva e notada entre os vivos. Foram 79 anos de vida, são já 95 de mito.

" Amália é hoje um simbolo cujo talento conquistou a dimensão que só os grandes génios ousam conseguir. Não é a maior fadista de sempre e afirmá-lo será exercicio parco e redutor, pois a sua dimensão humana e artística transbordou e muito a fronteira do fado, Amália é sim uma voz universal, uma das maiores que a humanidade já conheceu.

 Amália é, e desde sempre foi património da humanidade sem necessidade de acreditação oficial ou académica, porque a acreditação mais genuína e louvável é aquela que o povo confere aqueles que ama.

 Por onde passou Amália foi recebida em triunfo, pisou os mais importantes e mais prestigiados palcos mundias, desde os Estados Unidos passando por Itália, França, Japão, Brasil, México, enfim todos os que conhecemos e possamos imaginar!

 Por tudo isto, o Portal do Fado irá celebrar esta data dedicando todo o mês de Outubro à saudade de Amália.

 Iremos publicar algumas raridades sobre Amália: artigos curiosos, vídeos e reportagens desconhecidas do grande público e algumas fotos inéditas. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários