Fãs de Roberto Carlos entrevistados pelo Portal Splish Splash - FERNANDO MONTEIRO SALES

DO TEXTO:

A pensar nos milhares de fãs de Roberto Carlos, espalhados pelo Mundo, o Portal Splish Splash achou por bem auscultar a alma robertocarlística que por eles perpassa, dando início a uma série de entrevistas que, cremos, poderá de algum modo contribuir para uma melhor compreensão do motivo que leva tantos a admirar a obra de um cantor/compositor Brasileiro que ao comemorar 55 anos de carreira, não só consegue manter a fidelidade dos seus fãs que o acompanham desde o início da sua trilha poética e musical, como ainda, atrair muitos jovens que não conseguiram ficar indiferentes à obra daquele que, como disse o poeta, se mais mundo houvera lá chegara.

A seleção da série de entrevistas não obedece a nenhum critério relativamente a este ou àquele fã, foram obtidas por quem as irá publicar, ou seja, Armindo Guimarães, Carmen Augusta e Derbson Frota, de acordo com os contatos que possuem. Também a publicação, que acontecerá às terças-feiras e sábados, é aleatória, ou seja, não tem qualquer ordem em relação aos fãs. Todos eles admiram o rei Roberto Carlos e por isso todos nos merecem a mesma estima e a mesma consideração, independentemente de, muito naturalmente, podermos conhecermos melhor este ou aquele fã.

A entrevista que se segue é com o fã Fernando Monteiro Sales, de Guaçui, Espírito Santo. 

PORTAL SPLISH SPLASH - Como começou a gostar de Roberto Carlos assim tão jovem?

FERNANDO MONTEIRO SALES: Eu já conhecia o trabalho de Roberto a muito tempo, minha família sempre comprava seus discos e CD’s. Mas foi em uma viagem ao Rio de Janeiro/RJ que realmente comecei a acompanhar sua carreira. Isso aconteceu em 10 de setembro de 2011, quando “Roberto Carlos em Jerusalém” foi ao ar pela Rede Globo. A partir daquele instante em que terminei de assistir o show, percebi a grandeza do artista Roberto Carlos.

PSS - Você se considera um grande fã? Por quê?

FM: Sim, me considero. Acredito que seja porque além de admirar Roberto Carlos como artista, também o admiro como pessoa. Independentemente das críticas, Roberto consegue transmitir em suas apresentações seu carisma e sua simplicidade, levando a quem está na plateia uma essência de felicidade e paixão.

PSS - Se estivesse numa ilha deserta com a amada, qual música do rei colocaria pra tocar?

FM: Creio que com certeza seria “Como é Grande o Meu Amor Por Você”. Além de sua ótima melodia, apresenta uma letra inigualável, mesmo sendo tão simples.

SS – E seus amigos de sua faixa etária, o que dizem sobre o fato de você ser fã do rei?

FM: A princípio me veem como um fanático por Roberto Carlos, pelo fato de que a maioria das coisas que posto na internet se relacionarem com o Rei. Mas depois que começam a conviver perto de mim, percebem que minha admiração por ele não chega ao fanatismo. Depois de um tempo, por curiosidade, alguns até começam a conhecer a história e o repertório de Roberto Carlos e passam também a admirá-lo. Por consequência (boa) disto, toda vez que ouvem falar de Roberto Carlos, logo remetem a mim. (Risos)  

PSS - Roberto Carlos faz parte de sua vida? Como?

FM: Sem dúvida alguma que sim. Pra se ter uma ideia, se houver 5 músicas em meu celular ou notebook que não seja de Roberto Carlos, é muita coisa (risos). E dessas 5, posso garantir que são de Roberta Miranda e Eduardo Lages, que por interpretarem o Rei em algumas canções, também gosto de ouví-los. Mas isso não quer dizer que não ouço outras músicas. Sim eu ouço. Só não as tenho baixadas comigo.   

PSS - Cite uma história engraçada e/ou emocionante que já viveu relacionado ao rei Roberto.

FM: A história mais emocionante em que já vivi, foi poder ter sido convidado ao “Roberto Carlos Especial – 40 Anos Juntos” em 2013, que celebrou 40 anos de parceria com a Rede Globo. Fui acompanhado de minha mãe. Jamais tinha visto um espetáculo tão belo e emocionante como aquele. Tudo contribuiu para que aquela noite fosse perfeita, desde o lugar (Cidade das Artes – Rio de Janeiro/RJ) até o modo em que tivemos que nos vestir (traje de gala). Tudo isso com direito a champanhe para brindar com o Rei. Aquela foi, até o presente momento, a noite mais emocionante da minha vida, na qual jamais irei esquecer. 
Além do Especial de 2013, também tive o prazer de ir ao Especial de 2014, que também foi muito emocionante.

PSS – Qual a emoção de ter ido ao camarim do rei?

FM: Essa foi outra história inesquecível em minha vida. Tudo aconteceu no Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Tinha levado um banner naquela noite escrito em destaque: “Realize meu sonho, tire uma foto comigo”. Não imaginava que naquela noite eu iria conseguir, pois já tinha tentado uma vez no Maracanãzinho e não tinha conseguido. Essa era minha segunda tentativa de conhecê-lo. Me considero sortudo, pois existem pessoas que tentam realizar esse sonho há muito tempo e não conseguiram até hoje. 
Dentro do camarim foi realmente muito emocionante, jamais tinha ficado tão perto do Rei. Simpático com todos, me recebeu com muita alegria e conversamos por cerca de 3 minutos. Hoje em dia já fui 2 vezes ao seu camarim, todas inesquecíveis com certeza.

SS – Qual a sua contribuição no Portal Clube do Rei e na página “Emoções” no Facebook?

FM: Ultimamente meu tempo tem sido meio corrido por conta dos estudos. Prestes a terminar o Ensino Médio, participo como posso e no tempo em que estou livre. Recentemente arquivei a página Emoções por falta de tempo. Mas o Grupo Emoções ainda continua por conta da parceria que tenho com os administradores, que assim como eu, admiram a carreira e obra de Roberto Carlos. Por conta de um convite do presidente do Portal Clube do Rei, Carlyle Zamith, tenho muito orgulho de participar da administração do Portal, no qual eu aprecio muito. 
Também faço parte dos fãs-leitores do Portal Splish Splash e do Blog Roberto Carlos Braga. Enfim, procuro sempre estar ligado a tudo que se relaciona com o Rei.

PSS – O que você coleciona de RC?

FM: Coleciono CD’s, discos antigos, fotos, revistas, rosas que o Rei distribui, ingressos de seus shows etc. Por não possuir muitas raridades, ainda pretendo expandir muito a coleção para CD’s e discos internacionais.

SS - Qual peça de sua coleção você mais gosta e qual a que deu mais trabalho adquirir?

FM: A peça que mais gosto em minha coleção é o convite que recebi para o “Roberto Carlos Especial” de 2013, pois como disse antes, foi o melhor show que já assisti. A que me deu mais trabalho para conseguir foi as 7 rosas que já ganhei de Roberto ao final de seus shows. Algumas pessoas chegam a dar socos e pontapés no momento em que ele distribui as rosas. Sem contar as vezes que já fui ofendido verbalmente nos shows por ganhar uma rosa e não ter dado para uma pessoa. (Risos)

SS - Uma música que você sempre põe no “repeat”?

FM: É difícil dizer, pois ouço várias do Rei. Mas a interpretação que mais me marcou do Rei foi a música Champagne, de Pepino Di Capri, que Roberto cantou em italiano em seu Especial de 2013. Foi a primeira vez que tinha escutado esta canção. Assistir a Roberto Carlos interpretando essa música e ainda poder brindar com uma taça de champanhe foi emocionante para mim. Uma emoção que não existe palavras para descrevê-la, de tão linda. 
  
PSS - Muitas são as músicas do repertório do rei e muitas são aquelas que ele há muito tempo não canta. Que música gostaria que ele voltasse a cantar?

FM: Acredito que seria a canção “Olhando Estrelas” do álbum de 1981. Seus compositores foram Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle. Possui um explêndido arranjo de Eduardo Lages. Junto com a magnífica voz de Roberto Carlos, torna-se espetacular.

PSS - Se Roberto Carlos fosse almoçar em sua casa, o que prepararias?

FM: Jamais tinha pensado nessa hipótese. (Risos) Não sei dizer o que faria para o prato principal, mas sei que com certeza seria sorvete para sobremesa. É o que ele mais gosta.

PSS - Se fosse escolher para ouvir 10 músicas do rei, em ordem de preferência, quais seriam?

FM: Quase que impossível lhe responder esta pergunta, pois se for fazer uma lista de todas que gosto, ultrapassaria muito mais que 10. Mas com certeza não poderiam faltar: “Emoções”, “Champagne”, “Pensamentos, “Olhando Estrelas”, “Como Vai Você”, “Jesus Cristo”, “As Baleias”, “É Preciso Saber Viver”, “Cavalgada” e “Como é Grande o Meu Amor Por Você”.

PSS - Se tivesse a oportunidade de falar ao vivo com o rei, o que diria?

FM: Todas as vezes que o encontro sempre o agradeço muito por me receber, por ser tão atencioso com seus fãs. E claro, falaria o que sempre digo a ele no final: Você é o cara!

PSS - As músicas do rei não seriam a mesma coisa sem as respetivas letras. Independentemente da música, diga os títulos de três letras que mais o impressionam e porquê.

FM: Existem várias, como “Eu Te Amo Tanto” e “Pra Sempre”. Mas a letra que mais me impressiona sem dúvida é a canção “Pensamentos”, que diz: “Quem me dera que as pessoas que se encontram, se abraçassem como velhos conhecidos. Descobrissem que se amam e se unissem na verdade dos amigos.”

PSS - O rei possui em torno dele uma vasta equipe, desde os elementos que compõem a orquestra (RC9), aos elementos da administração, assessoria de imprensa e apoio logístico. Com certeza você simpatiza por alguns desses elementos por os conhecer ou já ouvir falar. Cite quais e por quê.

FM: Tenho admiração por várias pessoas que trabalham com o Rei. Alguns até acham que isso é puro interesse, mas não é. Sendo sincero, eu admiro essas pessoas pelo trabalho que elas exercem na equipe, e algumas também pela calorosa atenção que oferece a nós, fãs de Roberto.

PSS - O que mais gosta na personalidade do rei?

FM: Como já havia falado antes, admiro muito seu carisma, talento e principalmente a sua simplicidade.

PSS - O que gostaria que o rei mudasse nos seus usos e costumes?

FM: Pra ser sincero, nada. Cada um tem suas manias, seus defeitos e suas qualidades. O admiro da forma que é.

PSS - Se tivesse que escolher uma frase robertocarlistica do repertório do rei que mais se identificasse com você, que frase escolheria?

FM: Sem dúvida alguma seria: “Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!”.

PSS - Responda à pergunta que não fizemos e que gostaria que lhe tivéssemos feito.

FM: Foi um prazer participar deste quadro do Portal Splish Splash. Deixo aqui meu abraço a você, Derbson Frota, ao Presidente do Portal, Armindo Guimarães, e a todas as pessoas que compõem a equipe do Portal. Valeu bicho!



Entrevista conduzida por
Derbson Frota

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Querido Fernando Monteiro Sales!!!
    ♥♥PARABÉNS E PARABÉNS♥♥

    Que prazer ver a sua entrevista aqui neste Portal tão conceituado, saber que firmamos uma amizade desde o início na rede Facebook, nossas afinidades se solidificaram pelo acesso exclusivo ao Rei Roberto Carlos e sua linda Obra fonográfica, através dos nossos corações.Como é gratificante dizer que participei fundo na corrida ao Camarim RC, quis profundamente, torci igual até que Jesus lhe abençoou na Forte Copacabana em 10 DE AGOSTO DE 2013, ali do seu lado e de sua mãezinha presenciei tudo que rolou até o SINAL MÁGICO QUE O RC fez pro Mauricio (assistente de palco), pra que o chamasse, você em prantos nem notou, insisti e o acompanhei até a barreira dos bastidores, pedi a produção pra que a sua mãe entrasse, infelizmente o cartão era individual, não foi possível.A Marcia (mãe) me cedeu a vez pra que o acompanhasse por precaução devido s suas emoções!!!Em vão,,, o DIA ERA SÓ SEU!! partimos pra saída do Camarim, pra lhe esperar e lhe dar(eu) um abraço de felicidade...MOMENTO IGUAL NÃO HÁ!!! SUA PRIMEIRA VEZ JUNTO DO REI,, SOMENTE MAGIA, aconteceu comigo.Assim que saiu seu rosto iluminava de alegria,lhe dei parabéns com vários abraços..SOU SUA AMIGA E MEU CORAÇÃO PEDIU!!!.Agradeço a DEUS, a todos os administradores deste Portal Splish Splash, ao diretor Amigo Armindo Guimarães,ao Amado Roberto Carlos essa oportunidade linda na publicação do CARINHO IMENSO QUE TEMOS POR NOSSO ÍDOLO.
    Sou super orgulhosa de você Fernando, seja vitorioso, próspero e feliz.
    AMO VOCÊ NO AMOR DE JESUS,
    Beijos
    Eterna Amiga..
    Malvina Carriço RC

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Fernando, vc é merecedor de tdas essas vitórias, afinal conheço um pouco de sua trajetória e vi seu desejo de conhecer o Roberto, ir ao camarim abraçá-lo, vi até mesmo vc chorar por achar que não iria conseguir, e eu lhe falei vc vai conseguir pois és um menino novo e vai chegar sua hora, talvez nem se lembre disso mas falei no nosso primeiro encontro no maracãzinho e graças a Deus o seu dia chegou e já teve até o bis, rsrs, que legal! E agora, foi o entrevistado da vez. Parabéns Fernando vc merece e pode ter certeza, muitos encontros ainda virão com o nosso amado rei "RC" vc vai ver. Fernando gosto muito de vc e sua mãe, pois se comporta muitíssimo bem, vai em frente garoto seu futuro será próspero, te desejo muito sucesso. Bjão!!! Sua amiga, Irene Rodrigues.

    ResponderEliminar