Amália: As vozes do fado

DO TEXTO:


Qual a melhor forma de prestar homenagem à porta-voz do nosso fado?

 Ana Moura, António Zambujo, Carminho, Camané, Gisela João, Ricardo Ribeiro e Celeste Rodrigues entenderam que o melhor tributo a Amália Rodrigues seria juntarem as suas vozes num disco e revisitarem a herança musical de Amália. 

 Neste projecto participaram algumas vozes sonantes de outras latitudes musicais como Caetano Veloso, que partilha a sua voz com Carminho em "Naufrágio", Bonga e Ana Moura cantam "Valentim" numa produção invulgar de Branko dos Buraka Som Sistema, Gisela João e Camané juntam-se para cantarem "Meu amor, Meu Amor", enquanto Mayra Andrade e António Zambujo celebram "Lisboa Não Sejas Francesa". Em ""Maria La Portuguesa", a voz de Ricardo Ribeiro é acompanhada pelo exótico Flamengo de Javier Limón.

 O despoletar desta homenagem partiu de Ruben Alves realizador da "Gaiola Dourada", quando foi desafiado pela Universal Music França a produzir um documentário sobre o fado. A partir desse momento seria compreensível que a base sonora do documentário não poderia evadir-se do incontornável fado. O produto final de Ruben Alves e Christophe Fonseca será apresentado ao público no final do ano. 

 A participação do artista Vihls (Alexandre Farto) neste projeto ficou marcada pela criação do rosto de Amália Rodrigues em calçada portuguesa. Neste trabalho Vihls uniu duas referências da cultura portuguesa numa justa celebração da portugalidade. Esta criação será a capa do disco e simultaneamente uma referência artística na Rua de São Tomé em Lisboa.

 O suporte físico do disco será disponibilizado num regime de pré-venda exclusiva nas lojas Fnac a partir de 17de Julho. No entanto os mais impacientes pela descoberta deste disco já podem satisfazer a sua curiosidade no Itunes, onde estão disponíveis 90 segundos de cada uma das faixas.

in-://www.hardemusica.pthttp
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários