Cante Alentejano inaugura presépio em Monsaraz

DO TEXTO:
A vila medieval de Monsaraz vai apresentar pela décima quinta vez consecutiva o presépio de rua, sendo que desta vez contará na inauguração com as vozes do Cante Alentejano.
A inauguração do Presépio de Rua da Vila de Monsaraz, que acontece pelas 19:00, de domingo, 07 de Dezembro, contará com vozes do Cante Alentejano, classificado recentemente como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
As vozes serão dos cantadores do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.
O presépio de rua com figuras em tamanho real é um projecto artístico da escultora Teresa Martins e integra 46 figuras representativas da natividade.
As figuras foram construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua e estão pintadas em tons pastel, rosa velhos e lilases, e com rosto e mãos feitos em cerâmica.
Mas não será só o Presépio de Rua a atracção de Monsaraz durante o Natal. Entre 05 de Dezembro e 06 de Janeiro os visitantes terão a possibilidade de efectuar um percurso diferente do habitual pelas ruas da vila, "acompanhados" por figuras representativas do Natal, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o almocreve, a lavadeira ou a fiadeira.

As figuras vão estar iluminadas e dispersas pelas ruas até ao Largo do Castelo, local onde se encontra o conjunto principal do presépio, constituído pelas esculturas da Virgem Maria, S. José e o Menino Jesus. Em cada ano há figuras que são colocadas em diferentes locais de Monsaraz, atribuindo-lhes outro significado.

Com este presépio de rua, o Município de Reguengos de Monsaraz pretende animar a vila medieval, tornando as suas ruas históricas num espaço privilegiado para a figuração da Natividade.

Pelas 21:00, do dia 20 de Dezembro, haverá "Cante ao Menino" na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que fará também o concerto "Cante de Reis", pelas 19:30 do dia 05 de Janeiro, junto ao presépio de rua.jornal hardmusica

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários