O Cante Alentejano voa para Portugal

DO TEXTO:

Toda a delegação da candidatura do cante a Património da Humanidade voa para Lisboa, esta quinta-feira, em voo especial oferecido pela "No domingo à noite, depois de carregar dois leitões assados nessa manhã, um presunto, queijos e sacas de papel com pão alentejano para a bagageira de um autocarro, 21 homens do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa começaram uma longa viagem de 1800 quilómetros até Paris." Assim começa o artigo publicado no PÚBLICO na quarta-feira sobre a viagem do cante alentejano a França onde, já esta quinta-feira, a UNESCO se decidiu pela inclusão desta arte na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O regresso celebratório será, porém, diferente. A TAP confirmou que trará de volta toda a delegação da candidatura. "Atenta à actualidade, a TAP tomou conhecimento pela Comunicação Social de que a delegação que se deslocou a Paris regressaria a Portugal de autocarro, numa longa e cansativa viagem de quase 48 horas", refere-se em comunicado.
Assim, "valorizando e promovendo a cultura e a identidade portuguesas, e procurando de alguma forma prestar a sua homenagem ao Cante Alentejano e a todos os que promoveram e tornaram possível esta candidatura", avançam, a TAP "desenvolveu todos os contactos e diligências no sentido de proporcionar à delegação um regresso a casa mais rápido e confortável".
O voo, de Paris Orly, está previsto aterrar no aeroporto de Lisboa às 20h35. A bordo, diz um comunicado do Turismo do Alentejo, também promotor da candidatura, "os representantes das principais entidades impulsionadoras da candidatura (Câmara Municipal de Serpa, Casa do Cante, Confraria do Cante e Casa do Alentejo), e o Cante, ele próprio".
Antes, durante e depois há festa: o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa canta na "área do check-in em Paris, a bordo do avião da TAP e à chegada ao aeroporto de Lisboa".
Ainda no campo das celebrações do Cante Alentejano - Património da Humanidade, a TAP passa hoje em vários dos seus voos o filme “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut. A obra que documenta a região e o seu cante voará na TAP não apenas esta quinta-feira: também poderá ser vista e ouvida nos aviões da companhia até ao final do ano.

In fugas.noticias




    POSTS RELACIONADOS:
    Enviar um comentário

    Comentários