Fado - Colectânea

DO TEXTO:

Fado é um livro com 4 CD que reúne pela primeira vez 100 fados num único volume e também depoimentos na primeira pessoa de várias personalidades do fado.

Esta edição especial é a maior antologia produzida até à data e também a mais representativa.

Há uma razão especial para este título ser homónimo deste fascinante género musical português - é o fado que este trabalho efetivamente retrata, nas palavras dos seus próprios intervenientes que fizeram e continuam a fazer a história deste Património Imaterial da Humanidade.

Para ilustrar a capa não podíamos ter encontrado um motivo melhor que um coração português em filigrana envolvendo os instrumentos que sonorizam esta grande antologia.

Os 4 discos oferecidos nesta obra seguem sensivelmente uma ordem cronológica do passado para o presente, nunca esquecendo os grandes fadistas de sempre como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva, Fernando Maurício ou Maria Teresa de Noronha no primeiro CD, nem os mais antigos que continuam em plena atividade artística como João Braga, Carlos do Carmo, Rodrigo ou Fernanda Maria no segundo CD. No terceiro e quarto CD estão as gerações mais recentes como a que surgiu no fim do século XX com Camané, Ana Moura, Mísia ou Dulce Pontes até às novas vozes que despontaram já no novo milénio como Carminho, Ricardo Ribeiro, Ana Laíns ou Gisela João e outras novas vozes como Débora Rodrigues, Miguel Ramos, Tânia Oleiro ou Maria Emília Reis que auguram um futuro promissor à mais popular canção portuguesa.

Como não é só fadista quem canta, ao longo dos discos podemos também ouvir as cordas do fado nas mãos dos seus grandes mestres como Armandinho, Raúl Nery, José Fontes Rocha, Francisco Carvalhinho, José Nunes, Jaime Santos ou o inigualável Carlos Paredes na guitarra portuguesa e outras gerações mais novas de guitarristas como Custódio Castelo, Ricardo Rocha ou Ricardo Parreira. A guitarra portuguesa é um instrumento indissociável do fado - cuja sonoridade e potencial transcende as fronteiras do género e se transformou num dos maiores ícones portugueses. No fado é fundamental o acompanhamento da voz ou da guitarra pela viola de fado aqui podemos escutar a mestria de Martinho d’Assunção a solo (e também a acompanhar vários artistas), Fernando Alvim ou de José Maria Nóbrega e dos mais novos Jaime Santos (Júnior) entre outros, e no baixo o pioneiro do instrumento - O Prof. Joel Pina.

Musicalmente estão ainda reservadas algumas surpresas como a estreia do tema inédito Variações sobre o Fado Sabrosa de Opus Fado - uma das últimas gravações de Martinho d’Assunção acompanhado pelo seu neto Vital d’Assunção na viola e Arménio de Melo na guitarra portuguesa. O mestre António Parreira com Francisco Gonçalves (o seu companheiro de longa data) fizeram uma recuperação do Fado Montalvo de Armandinho propositadamente para esta obra. Dos mais novos podemos ouvir ainda gravações inéditas de Débora Rodrigues, Miguel Ramos, Joana Veiga e da fadista luso-americana Nathalie Pires. Para além da recuperação de alguns fados antigos que surgem aqui pela primeira vez em CD.

FADO é o primeiro livro que reúne depoimentos exclusivos na primeira pessoa de alguns dos seus principais intervenientes: fadistas, músicos, compositores e poetas que partilham aqui a sua história, as suas vivências e alguns episódios caricatos que são parte integrante da própria história do fado e que nos ajudam a entender melhor esta canção que Amália disse ser um mistério que não se explica. São depoimentos de gerações distintas, salientando alguns; João Braga, Argentina Santos, Camané, Rodrigo, Vicente da Câmara, António Rocha, Carlos Gonçalves, António Parreira, Joel Pina, José Manuel Neto, Ricardo Rocha, Tiago Torres da Silva, José Luís Gordo, entre outros.

Este livro tem mais alguns textos que nos ajudam a saber um pouco mais desta expressão musical portuguesa.

Edição: Seven Muses, 2014


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários