Um convite para Sorocaba desenhar e imaginar o seu amanhã

DO TEXTO:
Atividade é realizada em outubro em 15 países e tem a participação de mais de 200 mil pessoas todos os anos 

Sthefany Lara

Com o tema O grande desenho O amanhã, será realizado mais uma vez em Sorocaba, entre os dias 14 e 20 de outubro, o projeto The big draw ou O dia do desenho. A população será convidada a expressar, por meio de desenhos, suas expectativas para o futuro em diversos locais da cidade, que disponibilizarão papéis, lápis de cor, giz de cera e outros materiais. O evento é voltado para quem gosta de desenhar e para aqueles que não costumam desenhar, mas têm vontade de falar por meio de linhas, cores e emoção. Inspirado no evento criado em Londres, Inglaterra, em 2000, a atividade é realizada em outubro em quinze países e tem a participação de mais de 200 mil pessoas todos os anos.

Maria Inês Moron Pannunzio, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), visitou o Jornal Cruzeiro do Sul para falar do projeto. "Como aconteceu em 2011, em Sorocaba, queremos voltar a estimular as pessoas a falar o que pensam e esperam do futuro de cada um, da cidade e do país, por meio de desenhos." Haverá uma reunião para todas as instituições, entidades e lideranças interessadas em participar, dia 16 de setembro (segunda-feira), às 15h, no auditório da Biblioteca Municipal (Alto da Boa Vista).

Em relação aos desenhos, Maria Inês frisa que o importante é participar, independente do talento com arte. "Cada um faz conforme sua criatividade. Não queremos estimular uma competição, esse evento não é um concurso, mas sim promover a cidadania. Queremos estimular as pessoas a ver, pensar, inventar e agir." Maria Inês conta que busca parceiros para participar. "Todos aqueles que desejam fazer doações de materiais podem entrar em contato com o FSS. Quem quiser também pode levar seu próprio material."

Com o apoio das Secretarias Municipais, Instituições de Ensino, empresas, entidades e sociedade civil, os participantes se dedicarão ao desenho, cujo tema será o amanhã podendo cada local optar por temas complementares. "Através dessa experiência, as pessoas descobrem como o desenho pode conectá-los com seu entorno e a comunidade", diz Maria Inês. 

"O desenho é uma linguagem universal e uma ferramenta para o pensamento, criatividade e engajamento social e cultural. Queremos, durante o Big draw, ver toda Sorocaba unida e pensando no amanhã de nossa cidade", complementa. "Esperamos ter o envolvimento de professores, estudantes, empresas, funcionários, comércio e toda a população e faremos uma reunião para os interessados se inscreverem e tirarem dúvidas", finalizou.
 
(Supervisão: Juliana Simonetti)

http://www.cruzeirodosul.inf.br
04/09/2013

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários