Souto Moura vence o Nobel da arquitectura - Prémio Pritzker 2011

DO TEXTO:

Esse brilhante arquiteto, nascido no Porto em 1952, foi estagiário de Álvaro Siza Vieira durante o período de estudante de arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde se graduou em 1980 e onde se tornou professor assistente entre 1981 e 1990.


Atualmente é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e professor convidado de diversas outras escolas – Geneve, Paris Belleville, Harvard, Dublin, ETH Zurich e Lausanne.

Eduardo Souto de Moura ganhou diversos prêmios e concursos, tanto em Portugal como no exterior. E agora inclui em sua coleção o Pritzker 2011 (o Oscar da arquitetura), com direito à discurso de Barack Obama.

O presidente americano descreveu Souto de Moura como alguém que “nunca se satisfaz com soluções fáceis” e com “um estilo que parece tão espontâneo quanto é belo”. Destacou o Estádio de Braga – “talvez a mais famosa obra de Eduardo” –, notando que o arquiteto demoliu parte de uma montanha e sublinhando o princípio democrático da obra: “Ele teve o cuidado de posicionar o estádio de forma a que qualquer pessoa que não pudesse comprar bilhete conseguisse ver o jogo” do exterior.




Ao aceitar o prêmio, o arquiteto referiu-se à “crise social e econômica” que se vive em Portugal, dizendo que “a solução para a arquitetura portuguesa é emigrar”, em particular para África e outras economias emergentes. Falando em português – com tradução simultânea para os cerca de 400 convidados –, Souto de Moura centrou-se sobretudo no seu percurso biográfico. Atribuiu a decisão de ser arquitecto a uma “crise agnóstica dos 15 anos”, em que duvidou “se Deus devia ter descansado ao sétimo dia”.

Evocou a “experiência excepcional” de trabalhar com o mentor Siza Vieira no início da sua carreira, “não só pela arquitetura, mas sobretudo pela pessoa em si”. Mencionou Mies van der Rohe, arquiteto do Movimento Moderno, referência maior da sua obra, como quem aponta a família a que pertence.

E em sua homenagem, eu resgatei em minhas coisas da faculdade uma simples apresentação que elaborei em 2007, com o estudo de caso da linguagem arquitetônica moderna portuguesa, vejam: Eduardo Souto de Moura (apresentação)
03-06-2011
-----------------------






POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários