São João na ilha Terceira

DO TEXTO:




Por: Carlos Alberto Alves
Portal Splish Splash



Na ilha Terceira, concretamente na cidade de Angra do Heroísmo, já decorrem as tradicionais Festas Sanjoaninas, outrora denominada por Festas da Cidade. Mas, como em tudo, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.


Este ano denominado ao tema “Angra, Festa Brava”, atendendo a que a ilha Terceira tem fortes ligações à Festa Brava com touradas à corda que têm início a 1 de Maio e terminam a meados de Outubro. São mais de 250 touradas, não esquecendo as touradas de praça que fazem parte do programa das Festas Sanjoaninas, reunindo sempre artistas de qualidade, já que a aficion terceirense é muito exigente em função dos seus reconhecidos conhecimentos sobre a arte de tourear.

Claro que, num programa diversificado como é o das Festas Sanjoaninas, a celebração ao São João está sempre presente com o desfile das marchas e cujo número atinge quase sempre a vintena, o que significa que um ror de marchantes irão passar pelas principais artérias de Angra do Heroísmo. É, de fato, a noite mais esperada das Sanjoaninas. Depois de encerrar com a última marcha, o que acontece por volta das três da matina, toda a minha gente corre em direção às barracas dos comes e bebes. Tal como no Porto, é uma noite sempre inolvidável, mas aqui sem martelinhos na cabeça. E, no próprio dia 24, também um espetáculo sempre desejado, como é o caso da Espera de Gado, na zona de São Pedro e Alto das Covas, com seis toiros à solta, seguindo-se, umas horas depois (sensivelmente 4) uma das touradas de praça, touradas essas divididas entre o toureio a cavalo e a lide apeada.

Portanto, na noite de 23 para 24, Angra do Heroísmo receberá um mar de gente (é sempre assim) para assistir ao grande desfile das Marchas de São João. E esta edição de 2011 promete grandes surpresas, para além das emoções que nunca faltam.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários