Festas da Praia da Vitória

DO TEXTO:


“Filhos da terra” abrem o musical

 

Por: Carlos Alberto Alves
Portal Splish Splash


A mui nobre cidade da Praia da Vitória, conhecida por cidade de Vitorino Nemésio, ilustre escritor e professor universitário (já falecido), ufana-se das suas tradicionais festas que decorrem, normalmente, entre 29 de Julho e 7 de Agosto, datas que continuam mantidas para a edição de 2011, com um vasto programa, de todo diversificado e como sói dizer-se para todos os gostos e paladares.

 
Sabe-se que há sempre vozes discordantes no dinheiro que é aplicado para as festividades, principal incidência nas facões políticas ditas por “oposição”, mas isso não obsta que, anualmente, sejam mantidos os dez dias de festa. Em termos de discórdia é sempre assim e vai continuar desta forma, porque, de política, já se sabe como as coisas funcionam, ou seja, hoje meu, amanhã teu e assim sucessivamente.

No panorama musical, que é sempre o prato forte de qualquer festividade nos Açores – Sanjoaninas de Angra, Semana Cultural das Velas, Semana do Mar do Faial e por aí fora -, as festas da Praia da Vitória abrem com os “filhos da terra”, isto é, os dois conjuntos oriundos da então Vila da Praia da Vitória, conjuntos esses, “Os Sombras” e “Os Bárbaros”, que o Splish Splash já fez referência para gáudio dos seus componentes, muitos deles emigrados para o Canadá e Estados Unidos, mas que, anualmente, se juntam para umas tocatas, não é muitas é certo, por motivos sobejamente conhecidos e aqui já referenciados. Portanto, uma noite para recordar os velhos (e saudosos) temas destes dois apreciados conjuntos que continuam a dar que falar. Como diz o velho ditado, quanto mais velhos melhor, no género do vinho do Porto. Carago, toquei na sensibilidade do administrador do Splish Splash.

Acresce que desfilarão pelo Palco Principal das Festas da Praia da Vitória, Blkind Zero, Os Lábios, Hoo Bastank, Ex Prensive Soul, The Gift, Moonraisers e, finalmente, o nosso conhecido Pedro Abrunhosa que, com óculos escuros ou sem eles, é sempre uma atração na ilha Terceira, desta feita na Praia da Vitória. E aqui, em meu nome pessoal e do Splish Splash, do qual sou representante no Rio de Janeiro e um dos redatores permanentes, saudamos as gentes deste laborioso Concelho da Praia da Vitória.  

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários