31 de janeiro - Dia Mundial do Ilusionista - Homenagem a Armindo Guimarães

DO TEXTO:
Ao grande Ilusionista português - PARABÉNS PELO SEU DIA!


Sendo hoje o Dia Mundial do Ilusionista, resolvi prestar uma homenagem a esse artista, perspicaz, possuidor de uma grande agilidade, pensamento rápido, inteligente, pesquisador e que chama atenção durante os seus shows, pela sua vivacidade, por conseguir com a sua arte prender a visão do público iludindo as nossas percepções com seus truques encantadores.


É como se ficássemos hipnotizados sem ver a verdadeira arte que está sendo mostrada. Sempre apreciei a arte do Ilusionismo pois no interior cheguei a ver pequenos e simples números que me deixava encantada e a todos ali presentes. É impressionante como ao vermos a apresentação sentimos vontade de descobrir como tudo é feito, mas o encanto da mágica nos faz envolver de uma certa forma que até esquecemos que queremos descobrir o truque.

O Ilusionismo existe desde os primórdioa da humanidade, sendo o dia 31 de janeiro consagrado a Dom João Bosco o santo padroeiro dos mágicos latinos que faleceu naquela data, no ano de 1865.

Segundo o mágico Fernando Árias, os tipos de mágica podem ser comparados à medicina, ou seja, existem várias especialidades em que um profissional da área pode aprofundar seus conhecimentos.

Áreas frisa que um mágico é bem diferente de um ilusionista. Enquanto o primeiro faz seus números sozinho, apenas com o que tem disponível no momento, o outro requer equipamentos e um grupo de pessoas para elaborar um show.

Para quem não tem conhecimento, um desses ilusionistas é o nosso querido administrador e patrão: Armindo Guimarães.


Esse cara é sensacional. Além de dominar com facilidade várias áreas do conhecimento, além de escritor, humorista, criativo em tudo que inventar fazer, é esse ser humano cativante, carismático, que está sempre de bem com a vida e procura sempre ampliar o seu ciclo de amizade.

O que me deixou mais ainda fã do Armindo, foi o fato de ele ter aproveitado a arte de Ilusionista para ajudar crianças carentes que estavam à margem da sociedade e ele, através do seu projeto pôde transmitir o seu saber para essas crianças e deixá-las bem mais feliz já que as mesmas estavam realizando um sonho que talvez, se não fosse pessoas como Armindo, com um coração bondoso e uma alma sensível, proporcionando um mundo melhor para essas crianças, esse sonho não seria realizado.

Ele não deu continuidade assiduamente a arte do Ilusionismo, atendendo às comunidades carentes, porquê seu tempo não lhe permite, devido a suas ocupações que já estão preenchidas pelo seu trabalho profissional efetivo. 

Para virar mestre

Quer brincar de fazer truques? Confira algumas dicas mágicas:


- Treine muitas e muitas vezes o mesmo efeito até conseguir fazê-lo sem esforço.

- Não repita o mesmo número para o mesmo público. Tenha sempre um outro prontinho para ser feito quando alguém pedir bis.

- Treine diante do espelho. Assim, você consegue ter a visão que o público terá do seu número.

- Não ensine seus efeitos a ninguém.

- Seja original e criativo: não existe um figurino ou cenário padrão. A ideia é usar a sua personalidade para dar um jeitão diferente à apresentação.

- Cursos de teatro, de mímica e de circo podem ajudar na hora da apresentação.

- Use a mágica sempre para uma boa causa, para divertir e encantar, e nunca para tirar proveito próprio.


O Estatuto do Ilusionista:


Fazer o que não se diz
Dizer o que não se faz
Não fazer o que se diz
Não dizer o que se faz


Estou repassando uma das mais simples mágicas ensinadas pelo Mindo e que eu já tinha conhecimento.


AMAGIA DO PASTOR


Este é um enigma que podes apresentar aos teus familiares e amigos para que o tentem solucionar. Vais ver que dificilmente o resolverão a não ser tu que és mágico/a. Aí vai:

Certo dia um pastor, que também era mágico, regressava a casa levando consigo uma ovelha, um cesto de hortaliças e ainda um lobo. Tinha, porém, que atravessar um rio e este achava-se muito cheio, sendo necessário utilizar um pequeno barco que só permitia levar o pastor e um dos seus três companheiros, a ovelha, o lobo ou o cesto das hortaliças.

Nestas circunstâncias, viu-se perante um dilema, pois se deixava o lobo com a ovelha ou esta com a hortaliça aquele comeria a ovelha e esta despejaria o cesto.


Como é que o nosso mágico pastor resolveu o problema?


MATERIAL:


1 pouco de imaginação.
1 varinha mágica (para ajudar).


EXPLICAÇÃO:


O mágico pastor passou primeiro a ovelha para a outra margem deixando o lobo com a hortaliça. Voltou para transportar o lobo e deixou-o na outra margem, trazendo a ovelha que deixou na margem de cá, transportando para o outro lado a hortaliça que ficou novamente com o lobo. Depois, veio buscar a ovelha e assim resolveu o problema. Com imaginação! Com magia!


Temos mágicos famosos em diversas partes do mundo como Brasil, Estados Unidos, Portugal, etc.

Apesar de ter sua imagem sempre ligada ao circo, existem mágicos e ilusionistas famosos que se criaram longe do picadeiro.

David Copperfield tem sua vida parecida com a de Dom João Bosco.

Desde pequeno, ele fazia pequenas mágicas e truques para ajudar com os gastos de sua família.

Mas aos 19 anos já estrelava na televisão com um programa, O mundo mágico de David Copperfield . Ele foi o primeiro mágico a se apresentar na Broadway.

Um dos mágicos mais controversos que existem é o famoso Mister M.

Ele estrelou em 1996 um programa na Fox que revelava os segredos dos mágicos.

Por causa da represália da categoria, e para fazer um pouquinho de mistério, Mister M usa uma máscara para não ser reconhecido.

No Brasil, ele fez muito sucesso pela TV Globo que transmitia todos os domingos no Fantástico seus shows de revelações.

Folha.com
Armindo Guimarães
(Meus arquivos)


POSTS RELACIONADOS:
21 Comentários

Comentários

  1. Agora fico mesmo com "medo" de ficar muitas horas ligado ao Splish Splash. Cada dia que passa, vou conhecendo um pouco do Armindo Guimarães. Da sua criatividade, nunca tive a menor dúvida. Como também agora não duvido dos seus dotes de ilusionista. Pelo que aqui li, contra factos não há argumentos.
    Também começo a acreditar que ele é capaz de transformar tremoços em camarão.
    Um grande abraço
    Carlos Alberto Alves

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mazé!

    É claro que logo que vi esta tua matéria fiquei extremamente sensibilizado pela tua iniciativa (quem não ficaria) e por isso agradeço-te do coração esse teu lindo gesto para comigo. Porém, os meus colegas ilusionistas que lerem esta matéria na certa irão rir a bom rir. Não pelo teu texto que esse está excelente no que se refere à introdução que fazes acerca da Rainha das Artes e, só por isso, já valeu a pena numa altura em que se comemora o santo que todos os ilusionistas católicos do mundo têm como patrono.

    Mas os meus colegas ilusionistas irão rir, dizia, pelo facto de me teres chamado de grande ilusionista quando todos sabem que eu sempre fui um ilusionista fatela, que o mesmo é dizer daqueles de trazer por casa. De tal forma que nem mesmo a designação de ilusionista mereço, pese embora goste de salientar que uma coisa é ser-se ilusionista e outra é ser-se um fazedor de truques coisa que eu sempre tentei não ser mas duvido que tenha alguma vez conseguido, mas enfim… como amador fazia (faço) o que posso, porém, sempre com a preocupação de dignificar a arte.

    Obrigado querida Mazé por mais este teu mimo imbuído de exaltações que não mereço mas perfeitamente compreensível devido à grande amizade que nos une.

    E agora, para terminar, queres uma prova de que na verdade eu sou um ilusionista fatela? É que se fosse um grande ilusionista como dizes dizia abracadabra e logo estaria junto a ti pra te dar um beijinho e um abraço mágico!

    Metes-me em cada uma do carago!

    ResponderEliminar
  3. Olà querida Mazé! foi uma exelente ideia tu homenagiares o Mindo com este video no dia dos ilusionistas.Porque de todas as maneiras, e ele diga o que disser,para nos ele é o maior a partir do momento em que nos descubrimos este seu talento.Que se deixe de modetias e que prepare um show de ilusionismo para nos apresentar depois do show do Rei em POrtugal.Vai ser mesmo o delirio jamais sonhado por alguem.Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Meu prezado Arguimar,

    Eu não quero nem saber, a coisa funciona como se fosse uma materialização aqui, outra ali; uma desmaterialização aqui, outra ali, e nós da platéia ficamos boquiabertos com tudo que está acontecendo.

    Certa feita, no circo Tianne um prestidigitador, deste igualzinho ao patrãomagico, fez uma que jamais esqueci.

    Ele colocou uma destas moças pra lá de bonita, deitada numa maca relativamente da altura de sua cintura e a cobriu com um pano estampado muito bonito.

    Derepente ela começou a levitar, e foi levantando, e foi levantando até uma altura a mais do que o pescoço dele, mais ou menos e percebíamos que lá estava o corpo da moça, todo coberto pelo pano.

    Outro derepente, e o ilustre deu um grito e um abaixar do pano, e cadê a moça?

    Ela aparece atrás de todo mundo, na entrada das arquibancadas, batendo uma palma pra que todos olhassem pra ela, que entrou alegre o sorridente.

    Meu caro Arguimar, que Deus possa lhe dar vida, saúde e muita paz, para poder levar ao seu universo de vida, não a ilusão, mas a magia ilusionista e verdadeira de momentos felizes compartilhando com as pessoas que lhe querem bem.

    À nossa amiga Mazé, penso que teve que treinar muito, para que pudesse com muita magia, nos trazer esta bela homenagem.

    Ficou fixe pra carago!

    Abraços Mágicos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Mazé!

    Parabenizo você pela bela homenagem que fez ao meu maninho, nosso amigo e patrãozinho.

    Maninho, parabéns pelo "Dia do Ilusionista".

    Um abraço para os dois,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  6. Grande Armindo, o mágico dos mágicos! Homenagem merecida a um dos portugas mais conhecidos do mundo robertocarlístico. Bem que o amigo poderia fazer uma mágica pra gnt aparecer, de repente, no camarim do rei, hein? Seria o máximo... rsrsr

    E o Portal splish splash, como sempre "splishplasheando", dando show de bola, só falta posta minha matéria, hein? rsrsr

    Derbson Frota
    Tianguá CE

    ResponderEliminar
  7. >>> Mazé Querida! <<<

    Parabéns pela linda homenagem ao nosso amigo portuga! Ele merece!

    Sabe que, quando fui lendo a matéria que postou, e vendo as fotos, antes que chegasse ao final pensei: Bem que poderia ter um vídeo do Mindo fazendo uma mágica... E não é que você colocou até isso! rsrs
    Achei bem legal, viu?
    Beijos!!!

    Armindo... Parabéns pelo dia do ilusionista!
    Adorei te ver fazendo uma mágica!
    Beijos!!!

    Rosangela Amorim / BH

    ResponderEliminar
  8. Olá meu querido amigo Carlos Alberto!

    Que bom você veio homenagear o nosso patrão! E o que falastes que vai descobrindo do Armindo mais a cada dia, são valores reais e de grande importância para um ser humano.

    O melhor de tudo, é que no Portal, temos quem possa desvendar enígmas, e resolver nossos problemas em um toque de mágica! Ehehehehe.

    Um beijo da amiga!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  9. Meu querido patrãozinho Mindo!

    Para mim foi com maior alegria e amor no coração, poder homenagear uma pessoa tão linda e amiga como você e o santo protetor dos Ilusionistas vai está olhando pra ti e orando pela pessoa bondosa, e pelos seus gestos diante da sociedade, pois tudo que fazes, é em benfício de alguém ou de um grupo de pessoas.

    Foi com muita alegria e satisfação que fiquei a semana inteira lembrando de fazer essa homenagem e sempre que lembrava do Santo protetor lembrava também do meu irmão que também chama-se Bôsco. Minha mãe é tão devota, que teve outro filho que colocou o nome de Bõsco, mas ele faleceu novinho com menos de um ano. Então ela engravidou novamente e nasceu outro menino e colocou o nome outra vez de João Bôsco, que é um cara calmo gosta de música, toca violão, acordeon, teclado e até pensei em convidá-lo para acompanhar em seus shows de ilusionisnmo. Ehehehehehe

    Realmente Mindo, a nossa amizade é tão linda que eu jamais poderia deixar passar sem prestar a minha homenagem para o meu amigo querido ilusionista e patrãozinhos aqui da casa.

    Sim os seus colegas iriam rir com sua presença, pela pessoa linda que você é, pela capacidade que tens de desempenhar tão bem o papel de ilusionista e isso nós temos comprovado no vídeo em apresentação na TV SIC e que fez a platéia delirar ao ver os seus truques, a sua magia.

    Para quem te conhece e sabe que és um perfeccionista em tudo que vais realizar, também com o Ilusionismo, não ia deixar pra menos e tu sabes que és perfeito e é UM GRANDE ILUSIONISTA como falei na postagem, só não exerce com a competência que tem, por causa do teu trabalho que tens muitas responsabilidades.

    Para o abacadabra funcinar atravessando o Atlântico, seria o delírio, pois já pensou o meu amigo do peito aparecer de repente e eu poder dar e receber beijinhos e abraços? Seria delirante demais!

    Só queria mesmo era falecer menino! Ehehehehe

    Beijos e abraços mágicos para sempre!

    Mazé Silva!

    ResponderEliminar
  10. Meu amigo Manuel, você é demais!

    Eu ri e ao mesmo tempo pensei na realidade que poderia ser esse show do Mindo depois do show de Roberto Carlos. Seria o delíro mesmo!

    O Mindo é muito modesto em dizer que não é um Ilusionista competente! Tens razão Manuel, já descobrimos faz muito tempo a capacidade que o mesmo possui e vimos a comprovação no vídeo.

    Manuel, eu fico feliz que você também é um amigão e um adimirador do Mindo. Ele merece nossa amizade sim, e disso eu tenho orgulho.

    Beijinhos também meu amigo!

    Mazé Silva!

    ResponderEliminar
  11. OLá meu queridíssimo amigo Bottary!

    Gostei do ficou fixe pra carago! Ehehehehe

    E essa de eu ter treinado muito para lidar com a magia e entender esses truques, isso é mesmo verdade Bottary!

    Bem que nosso patrãozinho merecia essa homenagem não acha? Gosto dessa arte e tenho orgulho de ter um amigo tão querido como o Mindo, como Ilusionista!

    Obrigada meu amigo por ter vindo prestigiar essa homenagem ao nosso ARGUIMAR!

    Beijos e abraços mágicos para você e para o Mindo!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  12. Oi, minha amiga Carmen!

    Obrigada por teres gostado da homenagem ao nosso amigo e patrão. Ele bem que merece, não é?

    Precisaríamos ver ao vivo e em cores um show do nosso Arguimar, não era mesmo?

    Seria o delírio!

    Beijos e abraços mágicos pra você e pro Mindo!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  13. Olá meu querido Dérbson!

    Obrigada pela sua vinda aqui no Portal homenagear o nosso amigão e como dissestes, o mágico dos mágicos!

    Essa que você falou dele fazer uma mágica para entrarmos no camarim do Roberto, essa foi fixe, viu amigo! Ehehehehe

    Um beijo no teu coração.

    Da amiga,

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  14. Olá querida amiga Rosângela!

    Fiquei feliz por sua vinda aqui prestar sua homenagem ao seu ao nosso amigo portuga e eu sei da grande amizade e adimiração que tens para com o Armindo.

    E ver ele fazendo mágica, é bom demais, não é? Ele é mesmo maravilhoso e merece ser prestigiado, homenageado.

    Um beijo grande minha amiga Rô!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Mazé...Linda homenagem! Ele tem a arte do ilusionismo e você das letras, escreve muito bem!

    Meu padrinho querido...Parabéns pelo dia do ilusionista!
    Você é mesmo um mágico, tudo que faz , faz com muita arte!

    Beijos azuisss

    ResponderEliminar
  16. Olá minha querida amiga Con!

    Gostei muito de sua vinda hoje ao Portal, para prestigiar nada mais nada menos, do que o nosso querido Mindo, o Arguimar esse grande ilusionista e maravilhoso ser humano!.

    Obrigada pelas lindas palavras que nos dirigistes aqui neste post.

    É Con, o seu padrinho, tem uma mania de fazer tudo perfeito, com arte como flastes, mas com simplicidade. por isso todos nós o admiramos muito cada vez mais.

    Beijos e abraços mágicos pra você Con e para o seu padrinho!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  17. Convocado pela Mazé aqui estou para reafirmar o que já disse antes:

    Qualquer forma de homenagem ao Armindo é mais que justa pelo ser humano admirável que ele representa para todos nós! Viajamos através do oceano e encontramos essa mesma magia em forma de amizade que esse cara nos proporciona!

    Blog Música do Brasil
    www.everaldofarias.blogspot.com

    Um forte abraço a todos!

    ResponderEliminar
  18. Meu querido amigo Everaldo!

    Fiquei bastante agradecida com a sua vinda aqui no Portal, para homenagear o mnosso grande amigo Armindo.

    E eu sei da amizade de vocês que vem de muito longe e atravessando fronteiras como falastes.

    Quem não gosta de um portuga cômico, versátil, brincalhão e amigo? Acho que todos que o conhecerem irão admirá-lo pelos seus incontáveis valores.

    Everaldo, mais uma vez agradeço de coração o seu comentário prestigiando o nosso amigo portuga Armindo.

    Um beijo grande da amiga que admira-te muito!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  19. E O DELIRIO EM EXTREMIS
    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  20. parabéns/Video e pelo escrito como forma de homenagear um amigo e bom ser humano como é o n/locutor MINDOCAS


    Bjs/Afilhada

    ResponderEliminar
  21. Querido Armindo!

    Linda e merecida a homenagem que a nossa amiga Mazé presta a essa pessoa maravilhosa que é o Nosso Mágico Arguimar.
    Depois de ler todos os comentários demonstrando tanto carinho, concordo com os Amigos e digo que, de fato Armindo, tu és uma pessoa FANTÁSTICA, com tantas qualidades e virtudes que seria impossível enumerá-las aqui, pois faltaria espaço.
    O que muito me encanta é a tua simplicidade e a tua modéstia!
    Meu Querido Armindo, TU ÉS O CARA!!!
    Parabéns por tudo o que és!
    Tenho muito orgulho em ser tua amiga!
    Te admiro muito e tenho um grande carinho por ti!

    Beijinhos
    Alba Maria

    ResponderEliminar