Não sabia que tinha um sósia

DO TEXTO:
Carlos Alberto Alves e Mauro Mendonça




Por: Carlos Alberto Alves*
Email: jornalistaalves@hotmail.com



Em qualquer latitude existem, seguramente, pessoas parecidas. Já li e ouvi muitos casos sobre "sósias", alguns, até, criando confusão junto das próprias pessoas abordadas, isto é, o "sósia" que não era a pessoa procurada por outrem. Passei por uma situação destas há anos em Lisboa.


Comigo aconteceu, poucos meses depois de estar aqui no Brasil quando, numa bela noite, no Galeão, esperava minha filha que vinha de Portugal. Estava com três pessoas amigas que me acompanharam desde a cidade de Carmo onde, na altura, residia (só mais tarde é que rumei para Niterói). Nessa noite, um grupo de jovens estudantes, brasileiros, que passavam pelo Galeão, dirigiram-se à minha pessoa pedindo um autógrafo. Fiquei quase afónico, sem saber o que responder, mas sempre fui adiantando que era, apenas e só, um jornalista português e que nunca passei pelo "estrelato". Aquela rapaziada (de ambos os sexos) confundiu-me com um ator de novela, e lá disseram o nome. Nem me apercebi de quem se tratava, ao cabo. Pediram mil desculpas pelo lapso. Eu e os acompanhantes acabamos, depois, por fazer uma festa com risada. Eu, actor de novela? Quem diria. Eu que nunca tive jeito para ser artista. Longe disso e, também, muito longe do meu pensamento. Sempre caminhei ao lado de duas possíveis opções, acabando por seguir por uma delas, o jornalismo, maior incidência para o desportivo.


O tempo foi passando e, como agora vejo mais televisão, as novelas (algumas) fazem parte do meu passatempo. Tenho, realmente, grande admiração por muitos actores brasileiros. Direi mesmo que sou fã de alguns (Tony Ramos, Lima Duarte, etc) pelo seu talento e "savoir faire". De repente, na novela da Globo, que passava após o (tele) jornal, comecei a perceber que ali havia alguém muito parecido comigo fisiologicamente, sobretudo o rosto. Ena, aquela rapaziada que me abordou no Galeão tinha a sua razão, muito embora eu não fosse o tal actor pretendido para um autógrafo da ordem. Falei com os meus próprios botões, afinal, quem-é-quem? Nos dias subsequentes, voltei a minha atenção para o dito cujo. Caramba se tivesse um irmão da minha idade (o que tenho é mais novo do que eu 11 anos), dir-se-ia que ele (o dito actor) era meu irmão gémeo. Só depois é que a ficha caiu (como dizem os brasileiros). Pois, pois (os brasileiros gozam com isso), eu com um "sósia" brasileiro. Mas aqui existirá, certamente, uma diferença: o "sósia" é capaz de saber fazer uma reportagem e eu, ao invés, chumbava logo que fizesse uma prova para ser artista de novela. Quem diria que, volvidos sensivelmente três anos e meio, a estória do "sósia" viria de novo à tona. Inclusive, uma amiga minha, em Petrópolis, me falou da mesma situação. É tão parecido com ele, dixit essa amiga. Ele, o grande actor de novelas. Tony Ramos e Lima Duarte, em nada são parecidos comigo. Que enorme diferença. Pois é... se analisarmos bem as fisionomias, Mauro Mendonça (o actor em questão) tem semelhanças de fisionomia com a minha pessoa. E, neste caso, não se poderá afirmar que "qualquer semelhança é pura coincidência". Ele, de fato, era meu "sósia". Tanto tempo que levei a descobrir e até precisei de ajuda de algumas pessoas amigas. Pois então, meu caro "sósia", não deixarei de ver as novelas em que participarás. Só espero que não haja mais confusão, caso contrário usarei este letreiro: "eu não sou o Mauro Mendonça". Puxa, só me faltava ser actor de novela. Se tivesse jeito para o efeito, não iria descurar essa oportunidade.


NOTA FINAL – Por via de mais confusões, mudei o meu visual. Cortei o cabelo "à-militar" e, também, rapei o bigode, dois dos aspectos que tínhamos em visível semelhança, isto para além da idêntica altura e... sermos ambos anafados. Digamos, rechonchudos de cara.


----------------

*Amigo do Splish Splash.

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. OLà amigo Carlos Alberto! sem duvida eu estou te imaginando com o bigode e osculos, e a parecensa é mesmo ividente.Mas està claro que esta tua historia so podia dar para rir.E com certeza a primeira vista quando chega alguem a tua frente pedindo-te um autografo uma pessoa deve se encontrar ainda mais embaraçada de que os estao pedindo!é como eu digo so no Brasil é que um gajo pode viver emoçoes como esta. Mas ainda hà mais!e para mim eu sei qual seriam: era encontrar um gajo que nao se parece com migo mas que tem uma voz maravilhosa que eu adoro! e a gente aqui no blog o chama NMQT.Abraços

    ResponderEliminar