RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (Tutuca Borba)

DO TEXTO:
 


A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.


Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!

----------------------

TUTUCA BORBA - Teclados



Tutuca Borba trabalhava na TV Globo quando foi trazido provisoriamente, em 1986, para o RC 9. Este "provisório" já dura 23 anos e dos palcos passou a fazer parte também das gravações em estúdio, hora como tecladista, hora como arranjador e maestro. É dele os arranjos de várias canções gravadas por RC, desde a belíssima Nossa Senhora até a mais recente A mulher que eu amo.

------------------------

NOTA PRÉVIA:

A matéria que a seguir publicamos, trata-se de bate-papos onde Tutuca interveio. Para melhor se entender o sentido das suas intervenções, incluímos, também, os diálogos imediatamente anteriores e/ou posteriores.

O objectivo que está subjacente a esta série de artigos sobre os elementos da banda RC9 é, ainda que modestamente, não só homenagear os mesmos pela importante contribuição que emprestam à carreira de Roberto Carlos, mas também, sempre que possível, contribuir para a divulgação de algumas particularidades biográficas quiçá pouco ou nada conhecidas.

- XXV Bate-papo entre Roberto e eu - RC e sua equipa desvendando o mistério sobre a verdade da mentira
7 de Maio de 2008, quarta-feira, 11,07h


...............................

 

ROBERTO, chamando pelo Eduardo Lages em voz alta: - Edu! Edu! Edu! Puxa vida! Onde ele se meteu, agora? Tutuca! Chame aí o Edu, viu?

TUTUCA, respondendo a Roberto: - Roberto, não tou vendo ele, não!

ROBERTO, impaciente: - O cara se sumiu, é? Minha nossa! Tutuca, pegue aí em meu celular enquanto eu vou buscar uma coisa, tá? Se você quiser pode ir falando com ele.

TUTUCA, sem saber nada do que se estava a passar e muito menos quem estava em linha no celular: - Roberto, pére aí! Como vou falar com ele se eu nem sei quem é o cara?

ROBERTO, que já tinha andado uns metros, exclama sem abrandar o passo: - Se você me está vendo agitado demais, dá pra ver quem é o cara, né!

TUTUCA, desistindo de interrogar Roberto, com receio que sobrasse pra ele: - Alô! Boa tarde! Eu sou o Tutuca e Roberto me pediu pra tar falando com você enquanto ele foi buscar uma coisa qualquer. Só que ele não me disse quem era você e aí eu nem sei o que dizer. Eheheheheh

ARMINDO, espantado com o rumo que as coisas estavam a levar e ao mesmo tempo contente por saber que tinha o Tutuca em linha: - Olá, Tutuca! Eu sou o Armindo de Portugal, que costuma bater papo com o Roberto!

TUTUCA, já esclarecido sobre quem era o seu interlocutor, mas continuando intrigado: - Ah! Tou vendo! Você é o tal cara que vem alegrando nosso Roberto, o pondo até transando uma de fala portuga. Eheheheheh Cê nem imagina a gozação quando Roberto se descuida e começa transando essas suas frases bem bacanas. A gente se ri demais, mas ele não gosta quando a gente topa ele falando sem querer numa de portuga, sabe? Aí, a gente se ri mais ainda! Eheheheheh

ARMINDO, todo babado pelas palavras do Tutuca: - Fico contente por saber que é assim, Tutuca. Mas ao mesmo tempo estou triste porque, contra o costume, o Roberto hoje telefonou-me numa de zangado comigo e estou a ver que isto vai dar pano pra mangas, carago!

TUTUCA, rindo: - Eheheheheh Essa palavra “carago”, é uma das que Roberto costuma dizer sem querer. Essa e outras mais, que agora não lembro. Eheheheheh

TUTUCA, falando para Dedé: - Dedé! Você nem imagina com quem tô falando agora! Tô com o tal portuga que passa a vida transando com Roberto! Eheheheheh

DEDÉ, duvidando de Tutuca: - É mesmo? Como ele telefonou pra você?

TUTUCA, sem mais explicações: - Arrume aí suas baquetas e fale com ele agora.
……………………………

ROBERTO, quase que abatido: - Aurino, você ao dizer que não falou, já falou, né? Ai, minha Nossa Senhora!

TUTUCA, perguntando aflito: - Que tem Nossa senhora, Roberto? Você quer que eu faça novo arranjo pra ela, é?

ROBERTO, desesperado, desabafa: - Tutuca, qual arranjo, qual quê, bicho! Eu é que tô bem arranjado com vocês todos, mora!

-------------------------


Do site Cifra Club, extraímos as seguintes mensagens acerca de Tutuca Borba:

Drufayer – 29-12-2009
Tecladista e arranjador do Roberto Carlos, trabalha com grandes artistas nacionais e internacionais... resumindo ele é fera.

Mauro Lacerda – 29-12-2009
Não conhecia, vou procurar saber porque o cara realmente toca muito... Valeu a dica!!!

Lusojunior – 29-12-2009
Tem uns três vídeos do Tutuca testando um CP33 na Sommexe. É dos poucos vídeos do CP33 fáceis de encontrar no youtube. Apesar da qualidade não estar muito boa, já dá pra sentir a qualidade do músico.

Mr. Phil – 30-12-2009
Conheço o Tutuca há mais de 15 anos. Fiz vários trabalhos com ele em estúdio no Rio. Gente finíssima, humilde e muito fera mesmo. Inigualável nos Strings. Com ele aprendi a usar vários mòdulos / racks da Roland e a fazer strings em geral...

Drufayer – 30-12-2009
Como e onde você conheceu o Tutuca?

Mr. Phil – 30-12-2009
Fala bro, conheci o Tutuca gravando num estudio na Barra da Tijuca - RJ, onde meu primo trabalhava como técnico/arranjador. Na época, eu colaborava muito com meu primo produzindo e arranjando (principalmente naipes de metais, etc). Foi numa dessas que o conheci e fiquei abismado com a pessoa que ele é. Simples e super fera.

Drufayer – 30-12-2009
Interessante! ele é meu tio por parte de pai, só estou tentando divulgar o trabalho dele um pouco por aqui...

----------------------------
Tutuca Borba testando Yamaha CP33 na sommexe




A SEGUIR:
UBALDO VERSOLATO - Sax Tenor
POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo! deves estar quaze chegando ao fim das pesquisas sobre os musicos pà; Nao deveria ser taréfa facil como ti disses-tes.E eu acredito!mas da maneira que andas a por a banda do mais que tudo em valor ou ficas com as linhas telefonicas abertas 24/24 para qualquer bate papo que quizeres, com qualquer um dos musicos, ou entao prerara-te para teres outra chamada, mas com certeza vai ser do vocalista da banda um gajo pouco conhecido à beira dos outros, que até lhe chamam o mais que tudo, e é o menos experiente deles todos.Mas cuidado com ele Mindo, porque eu ouvi dizer, que é um gajo com um poder imenso no Brasil.Se nao estou em erro até lhe chamam o Rei là no Brasil. Eu digo isto pà porque vai ser là na Urca, uma bicha do corago para pedir aumentos ao gajo. Por isso eu dou-te de conselho nao subires muito o tom no bate papo porque ele vai-se encarregar de o subir sozinho e tu vai ver; nao vai parar de chamar a Carminha.Està tudo OK Mindo?por aqui estàs a ver que so pode estar tudo bem, hà tempo e vontade da brincadeira por isso.O pior é quando eu começar a trabalhar todo a gente me vai perguntar porque é que eu estou sumindo outra vez.Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá, Manel!

    Essa do vocalista da banda está do baril, pá! eheheheheh

    A série está a chegar ao fim. Deu um pouco de trabalho mas sabes que quando um gajo corre por gosto não cansa.

    Olha, pá! Cansado, cansado, estou mas é de esperar que o nosso mais que tudo (ou o vocalista da banda RC, como tu dizes eheheheh venha a Portugal.

    E eu até começo a desconfiar que o motivo porque o gajo já não me telefona há um tempão do carago, é porque ele já sabe que se o fizer vai ouvir as que não quer de mim.

    Quase 4 anos à espera!!!!

    Grande abraço, pá!

    ResponderEliminar
  3. Nossa, Esse Tecladista eu conheço muito bem. Somos amigos de anos, mas perdi o contato. Ele é o máximo. Sucesso Tutuca. Bjs Solimar (Sol)

    ResponderEliminar