Encontro poético em escola homenageia Roberto Carlos

DO TEXTO:
CEILÂNDIA - Alunos se apresentam em homenagem aos 50 anos de Roberto Carlos. . Estudantes do Centro de Ensino WGS se apresentam ao som de Roberto Carlos, uma forma de esquecerem as músicas apelativas tão comuns atualmente. . Brenda e Thiago dançaram a música Amor sem limite: ele representou Roberto Carlos e ela, a mulher do Rei . Nos dias de hoje, não é raro ver crianças rebolando entusiasmadas com ritmos de letras musicais um tanto apelativas. É créu para lá, cachorra para cá, e por aí vai. Cena apavorante para quem viveu no tempo do romantismo existente nas mais belas composições de sucesso dos anos 60. Justamente para resgatar os valores daquela época, professores do Centro de Ensino WGS, do Setor P Norte, promoveram ontem o 1º Encontro Poético Mirim. Em homenagem aos 50 anos de carreira do rei Roberto Carlos(1), 357 crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental fizeram diversas apresentações em cima do tema “canções que marcam nossas vidas”. A abertura do projeto foi dos alunos da 3ª série Thiago Cordeiro da Silva, 9 anos, e Brenda Letícia Oliveira de França, 8. Ele, de terno branco, e ela, com um vestido vermelho, representavam, respectivamente, Roberto Carlos e a mulher do cantor, Maria Rita. O casal dançou com desenvoltura a música Amor sem limite (veja letra), uma declaração de amor do rei para a amada que morreu vítima de câncer em 1999. A operadora de caixa Janete Alves de Sousa, 42 anos, é uma das admiradoras do rei e da jovem guarda. Ela se emocionou com a apresentação. “Tenho boas recordações daquele tempo e fico feliz porque são canções que estavam esquecidas e elas (as crianças) mal sabiam que existiam”, disse. O vendedor Rogélisson de Souza Ferreira, 30, se surpreendeu com a empolgação dos pequenos. “Acho muito interessante resgatar essa cultura nas crianças.” A atividade pedagógica faz parte de projeto literário desenvolvido todos os anos pela escola. Os alunos passaram os últimos dois meses se dedicando a estudar a vida de Roberto Carlos. De acordo com o coordenador Mauro Ribeiro, os professores trabalharam de forma lúdica e interdisciplinar. “Algumas músicas foram remixadas para animar os alunos, mas a maioria a gente preservou a original para resgatar os valores daquela época”, explicou. Ao todo, foram 18 apresentações. Uma turma, por exemplo, pintou o rosto e usou máscaras pretas para dançar a música Negro Gato, de Roberto e Erasmo Carlos. Segundo a diretora Andréa da Costa Silva, o trabalho não tem apenas caráter cultural. “As crianças passam também a ter gosto pela leitura e escrita”, ressaltou. Para a professora de português Celes Rodrigues Nascimento, é importante não deixar caírem no esquecimento canções que marcaram gerações. “A ajuda dos pais foi fundamental para resgatar as maravilhas da música brasileira”, destacou. “Antes, eu não gostava dessas músicas antigas, mas agora eu passei a gostar”, garantiu a estudante da 5ª série Thainá Freitas, 10 anos. Correio Brasiliense

27/09/2009

Vídeo mostrando os detalhes da apresentação do Encontro Poético

POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Olá Mazé!

    Vi esta reportagem na TV, e achei muito interessante.Uma coisa que as crianças vão lembrar pra sempre, com certeza.

    Uma bela homenagem que fizeram para nosso Rei nos seus 50 anos de carreira.Estão de parabéns todos os envolvidos nesse projeto.

    Parabéns para você por ter conseguido a reportagem para o Splish-Splash.

    Abraços e beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  2. Olá Carmen!

    Muito interessante mesmo esse projeto e melhor ainda é saber que as crianças tiveram boa aceitação e gostaram mesmo de participar cantando as canções do Rei.

    Se muitos fizesem assim a nosssa cultura musicalista nunca seria esquecida, mas sim repassada de geraçção pra geração.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Eu fiz parte dessas apresentações.. Muito legal esse projeto. Neste ano de 2012 o tema abordado será os anos 70. Muiiiito legal !!

    ResponderEliminar
  4. Caro/a Anónimo/a:
    Seria interessante comunicar-nos mais detalhes sobre o evento que vão realizar em 2012 para o Splish Splash divulgar.
    Ficamos à espera de notícias.
    Abraço

    ResponderEliminar