Dia 12 de Outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil

DO TEXTO:

12 de Outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida - A Padroeira do Brasil
.
Festa da Padroeira leva milhares de fiéis a Aparecida12 de outubro de 2009
.
No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
.
Em 1928, o Papa Pio XI batizou Nossa Senhora Conceição de Aparecida como rainha e padroeira do Brasil. Mas somente em 1954 que a santa passou a ser homenageada, especificamente no dia 12 de outubro, dedicado a ela.
.
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida - Im Aparecida do Norte - Estado de
São Paulo
.

.
Como tudo Começou
.
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça.
.
Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes.
.
Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
.
.
Nesta foto mostra o caminho que os romeiros percorrem até chegar na Basílica de Nossa Senhora
.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade.
.
A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior.
.
Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.


A Vista Noturna da Basílica de Nossa Senhora - Imagem belíssima
.
Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul.
Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.


.
A Basílica Repleta de Romeiros em sua caminhada de devoção e peregrinação, por ter alcançado suas graças.
.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado.
.
O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias.
.
O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.
.
A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.
.


.A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa.
.
Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo.
.
Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.


.
Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas.
.
Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual.
.
E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo.
.
Acenda a sua e que Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.
.
Mais alguma fotos da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, mostrando a sua ostentação de um majestoso Templo.


.
Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:
.

A libertação do escravo Zacarias
.

O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo capturado no Vale do Paraíba.
.
Foi caçado e capturado por um famoso capitão do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés, e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante da imagem.
.
Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por libertá-lo.
.

O cavaleiro ateu
.

Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa.
.
Na tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos milagres da Basílica Nova.
.

A cura da menina cega
.

Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava enxergando, perfeitamente curada.
.

Fonte:.
.
www.portaldafamilia.org

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-de-nossa-senhora-aparecida.php
.
Vídeo:
.
Ave Maria - Carmen Monarcha (Uma cantora brasileira cantando Ave Maria com a Andre Rieu Orchestra )



POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Olà querida Mazé! que bonitas fotos e que magnifica basilica!Mazé, vamos pedir à nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil para vigiar por todas as crianças do mundo que sofrem como vimos no teu post interior.Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá meu queridíssmo amigo Manuel!

    Realamente as fotos são lindas mesmo Manel, posso chamar assim?

    É uma bela obra arquitetônica onde milhares de pessoas diante da sua fé junto à Nossa Senhora frequentam principalmente neste dia 12 de outubro pra agradecer os milagres alcançados e outris vão para pedir o que ainda deseja alcançar.

    O que vale é ter fé e esperança. E podemos pedir a Vrgem Santíssima, que interceda por aquelas crianças que demonstrei no primeiro vídeo, que é muito triste e terrível de se ver.

    Ah, Manuel, se a gente pudesse mudar esse quadro desolador, acabar com a miséria, a fome, a pobreza. a desigualdade social, seria maravilhoso. Onde todas pudessem usufluir de bens de consumo, e tivessem uma vida dígna de um cidadão com seus diritos preservados, não só no papel, mas na prática e que fossem felizes sem sofrer tanto como vimos no vídeo.

    Valeu meu amigo, eu admiro-te muito, pois vejo o quanto és sensível aos problemas sociais e isso demonstra a sua fé e bondade.

    Beijos e abraços!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar