Homilia escrita pelo Padre Tarcício - 26º Domingo do Tempo Comum

DO TEXTO:
Homilia escrita pelo Padre Tarcício

26º Domingo do Tempo Comum


“32º Domingo no Exílio”

Nm 11, 25-29
Sl 18
Tg 5,1-6
Mc 9, 38-43.47-48

Domingo, 27 de Setembro de 2009.

Ave ó Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

Amados filhos, Os Santos Mistérios que celebramos, são um extraordinário Dom do Céu, é graça!... Não é, na verdade, “monopólio”, nem privilégio, pois nada merecemos, mas Deus, por amor no oferta. Sim! É, realmente, um extraordinário Dom! Agradeçamos ao Senhor pela Sua Infinita Misericórdia, pelo Dom da Sua graça derramada em nossos corações, que é a Oferta de Si Mesmo, no Altar do Sacrifício. Anunciada e proclamada pela Sua Santa Igreja, através da Sua Santa Palavra... “Quem dera que todo o povo profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu Espírito?” (Nm 11, 29b). Deus derrama o Seu divino Espírito, sobre os corações daqueles que Ele escolhe, para realizar os Seus desígnios... Pois os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos, e os Seus pensamentos, não são os nossos pensamentos, segundo nos fala o Profeta Isaias, (Cf. Is 55, 8). Mas isso não nos priva da responsabilidade de acolher, generosamente, o dom de Deus na nossa vida, na vida da Igreja. Como também não nos dá o direito de “regular” à vontade de Deus, segundo os desígnios que Ele realiza, para salvar. O Espírito Santo, que é a vida da Igreja, guia os nossos passos, e nos ajuda a permanecermos fiéis, e guardarmos com fidelidade – desde os Apóstolos – o patrimônio espiritual a nós confiado.

Queridos! A mensagem das leituras de hoje nos convida a meditar, como em nossa fraqueza, “gerenciamos” o dom que Deus nos confiou, que é Jesus mesmo. Pois o Seu Nome, ao ser invocado, tem o poder de realizar a obra de Deus, como nos afirma o próprio Jesus, a ser questionado pelos Discípulos. O Apóstolo São João argumenta a respeito de um suposto exorcista, que realiza prodígios em Nome de Jesus. “Respondeu-lhe João, dizendo: Mestre, vimos um, que não anda conosco, expelir os demônios em teu nome, e nós lho proibimos. E Jesus disse: não lho proibais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e que possa logo dizer mal de mim. Porque quem não é contra vós, é por vós” (Mc 9, 37-39). Devemos ser zelosos, e agradecidos a Deus, por tudo que Ele tem nos comunicado, e não ciumentos!... Pois, como dizia, não é um mérito nosso – dos batizados – ser discípulos e seguidores de Jesus, mas um Dom e uma Graça do Alto...

Amados! Sejamos gratos ao nosso Bom e Amado Deus, por sermos Seus discípulos, e herdeiros da herança proclamada – desde os Profetas (Moisés), até os Santos Apóstolos - por aqueles que Deus escolheu, chamou e enviou em missão... O fato de sermos Igreja, comunidade que professa a fé no Messias Ressuscitado, não “priva” o Senhor de derramar Seu Espírito sobre outras pessoas, como vemos. Pois todos nós somos chamados a sermos destinatários da Boa Notícia que Jesus veio nos trazer. E o fato de outros proclamarem – com sinceridade, esta verdade – é sinal de que acolheram o dom de Deus em seus corações... “... porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e que possa logo dizer mal de mim” (Mc 9, 38).

Ao contrário, amados! Devemos estar atentos – de modo particular nos dias atuais – a tantos que manipulam o Nome Sagrado de Jesus, com o fim de autopromover-se, ou pior, para vilipendiar o zombar de Deus... E, infelizmente, isso acontece até “dentro da própria Igreja”. Mas isso não tira o mérito da Esposa Fiel, a qual o Senhor confiou – através dos Sacramentos e da Palavra – o Múnus de Santificar todos os povos, pelo Mistério da graça, e através do testemunho dos Seus batizados. Desde o Santo Padre o Papa, até o último dos fiéis. Sim! Jesus, com suas palavras, nos alerta para que não nos ensoberbeçamos, por recebermos tamanha graça... E não excluamos a possibilidade da ação do Espírito Santo ‘fora da comunidade dos batizados’ a qual pertencemos.é co “Porque quem não é contra vós, é por vós” (Mc 9, 39). Devemos todos os dias, queridos irmãos, agradecermos a Deus por pertencermos à família dos batizados, e vivermos, com alegria o que o Senhor nos ensina.

Caríssimos, ainda a liturgia de hoje nos faz meditar a maneira de Deus agir em nós, que ultrapassa nossa maneira de pensar, e realizar Seus desígnios na nossa vida. É fácil, por fraqueza humana, acharmos que somo “donos da verdade” – embora tenhamos toda a verdade revelada, e toda a graça necessária para a santificação e alcançarmos a salvação. De modo particular, os Mistérios da nossa fé, que tem como Centro Jesus Eucarístico, Dom maior de Deus para nós! Mas toda a verdade Doutrinal que possuímos, (que a Igreja possui) - é importante frisar – exige de nós espírito de humildade e gratidão a Deus, pelo Dom. Sim! Agradecermos e desejarmos que este Dom seja experimentado, por todos aqueles que em seus corações acolherem a graça do Alto. Como dizia Moisés para Josué, na experiência da travessia no deserto, quando “uma porção do seu espírito” foi destinado aos anciãos reunidos: “Moises respondeu-lhe: por que es tão zeloso por mim? Quem dera que todo o povo profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu Espírito?” (Nm 11, 29). Quisera, Senhor, que cada pessoa escutasse o Seu apelo, e volvesse - com sinceridade – seus corações para Vós! Só assim, poderias realizar no templo de cada um – que são os corações - a Sua vontade, e a Sua Igreja proclamaria os Seus louvores!

Humildemente peçamos, em oração com a Virgem Maria, através do Seu Santo Rosário, que o Senhor seja verdadeiramente Amado e Adorado por todos os corações. Vemos que tantos blasfemam o Seu Santo Nome. Quantos rejeitam a Sua presença, e ridicularizam os Seus Sacramentos... Estes sim estão contra Vós, Senhor, pois conhecendo Suas maravilhas, preferem trilhar os caminhos do erro, da mentira e da hipocrisia. Quando a Doutrina do Senhor é Caminho, Verdade e Vida. Ajuda-nos, Senhor, a sermos fiéis e a testemunharmos com nossas vidas, o Mistério da Tua graça. E aceitarmos em nossos corações, todos aqueles que Vos proclamam e Vos servem. Mesmo que estes não façam parte – oficialmente – do grupo escolhido por Vós, para viver e proclamar a verdade, que é UNA.

Filhinhos! Ao contrário do que exorta o Apóstolo São Tiago (aos ricos), temos uma riqueza que não é deste mundo... “As vossas riquezas apodreceram, e os vossos vestidos foram comidos pela traça” (Tg 5, 2). Pois temos Jesus Sacrificado no Altar da Cruz, que é o nosso alimento e o nosso sustento quotidiano. Ajuda-nos, Mãezinha, a abraçarmos esse Mistério e co-dividirmos com os nossos irmãos, como um dom perene de Deus, para nós! Pois este dom é fonte inesgotável de Água Viva, que jorra do Sagrado Coração do Vosso Dileto Filho, e que nos é oferecido pelo Seu Materno Coração. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja Louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

Que a força de Deus anime o nosso coração, na caminhada que fazemos, num constante desejo de permanecer na Sua presença!

“E, nun coração aberto para Deus, não há lugar para ódio. Vocês não conseguem perceber que é isto que Deus lhes pede: que se amem uns aos outros, independentemente de quem ou do que vocês são, que amem uns aos outros como fazendo parte da mesma família, a família de Deus? O amor é o poder curador de Deus, pois Deus é amor. Se vocês se esforçarem por amarem-se uns aos outros, então descobrirão que o mundo começará a ser curado pelo poder do amor de Deus. Hoje seja você judeu, seja romano, seja grego, se samaritano, lance fora essas classificações. Diga: ‘Sou um filho de Deus, e estes que me cercam são também filhos de Deus.’ Então reconheçam, todos vocês, que formam uma só família e relacionem-se uns com os outros como se relacionariam com um irmão ou com uma irmã. O amor é uma grande dádiva de Deus, uma dádiva que traz felicidade e paz”

(Através dos Olhos de Jesus, Vol I, pg. 195)

Afetuosamente, em Cristo Jesus!

Abençôo-vos,
Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
+ Pe. Tarciso.


Obs: O Padre Tarcísio, é meu sobrinho, nasceu também em Limoeiro do Norte e estudou no Seminário em Minas Gerais da congregação dos Pavonianos (Seminário Pavoniano Pe. Antônio Federici ).

Concluiu seus estudos sacerdotais em Minas Gerais, mas veio ordenar-se Padre em Limoeiro do Norte, sua Terra Natal. Logo após sua ordenação foi trabalhar na Paróquia do Gama em Brasilía, cidade satélite do nosso amigo Júlio José.

Este ano retornou ao Seminário onde estudara para prestar serviço junto aos seus superiores na preparação de novos sacerdócios.

Para encontrar esta postagem entre nos seguintes sites:

Muitos indentificando-se com o chamado de Deus fizera ao Pe. Pavoni, se uniram a ele na desafiante missão de educar as crianças e os jovens.
Com isso, em 1847, surgiu a Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada. Desde então, os religiosos pavonianos, acreditando nos valores e no potencial de cada ser humano, procuram ajudar os jovens e crescerem em autenticidade e no compromisso com os irmãos e irmãs, especialmente com os que sofrem.
Eles desenvolvem suas atividades, inseridos na sociedade e na igreja, através de escolas profissionalizantes, colégios, centros especiais de atendimento aos surdos, paróquias, pastorais especificas (catequese do menor, da juventude e dos surdos).Desta missão participam em comunhão fraterna com irmãos e padres, bem como leigos e leigas que se identificam e se comprometem com o carisma.


http://pavonianos.sites.uol.com.br/


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários